A expressão individual por meio da aparência tem sido uma parte fundamental da sociedade humana ao longo dos séculos, e uma das formas mais populares de expor seu estilo e mood é através da coloração do cabelo. 

As tintas de cabelo têm sido usadas por várias culturas ao redor do mundo para transmitir identidade, estilo e criatividade, com evidências de seu uso encontradas em civilizações antigas, como os antigos egípcios, gregos e romanos. No entanto, as tintas de cabelo modernas começaram a ganhar popularidade no século XX, com o desenvolvimento de produtos químicos mais avançados e a disponibilidade de uma ampla variedade de cores.

Tipos de tintas de cabelo:

Existem diferentes tipos de tintas de cabelo disponíveis no mercado atualmente. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:

  • Tintas permanentes: Essas tintas contêm produtos químicos que penetram profundamente na cutícula do cabelo e permanecem mesmo após várias lavagens. Elas oferecem cores duradouras e são ideais para aqueles que desejam uma mudança permanente em sua aparência.
  • Tintas semi-permanentes: Essas tintas são menos duradouras do que as permanentes e geralmente duram de 4 a 8 semanas. Elas desbotam gradualmente com as lavagens e são uma boa opção para aqueles que desejam experimentar cores novas, mas sem se preocupar em precisar pintar em poucos dias.
  • Tintas temporárias: As tintas temporárias são fáceis de aplicar e desaparecem após algumas lavagens. Elas são ideais para eventos especiais ou para experimentar cores ousadas sem o compromisso de uma mudança permanente.
  • Tintas naturais: Essas tintas são feitas de ingredientes naturais, como plantas e ervas, e são uma opção mais suave em comparação com as tintas químicas tradicionais. Elas oferecem uma gama limitada de cores, mas são menos agressivas para o cabelo e o couro cabeludo.

Agora que você já sabe a diferença entre as tinturas, conheça as 10 melhores e escolha a que mais se adapta a sua realidade:

1 – Casting Creme Gloss – L’Oréal Paris

1 - Casting Creme Gloss - L’Oréal Paris
1 – Casting Creme Gloss – L’Oréal Paris

Prometendo cobertura perfeita dos fios brancos e reflexos de cor visíveis, a L’Oréal Paris oferece o poderoso e popular Casting Creme Gloss. Essa tinta de cabelo semipermanente proporciona resultados impressionantes, deixando seus cabelos incríveis e super brilhantes.

Sua fórmula inovadora é enriquecida com o tratamento Banho de Brilho com Geleia Real, que oferece uma experiência única de cuidado capilar. Com o efeito gloss, essa tinta proporciona 4x mais brilho para os fios, realçando reflexos de cor e deixando seu cabelo com um aspecto luminoso e radiante.

A marca informa ainda que mesmo se você tiver feito tratamentos químicos em seus cabelos, pode aproveitar os benefícios do Casting Creme Gloss com tranquilidade. Porém, é importante mencionar que, para garantir os melhores resultados, recomenda-se aguardar um período de 15 dias entre procedimentos químicos, como defrisagem, alisamento, relaxamento ou permanente, e a aplicação da coloração.

2 – Tintura Igora Royal – Schwarzkopf professional

2 - Tintura Igora Royal - Schwarzkopf professional
2 – Tintura Igora Royal – Schwarzkopf professional

A coloração Igora proporciona desempenho excepcional, cobrindo até 100% dos cabelos brancos, oferecendo retenção de cor duradoura e proporcionando um brilho intenso aos fios. 

Ela é capaz de equalizar a cor uniformemente, mesmo em cabelos porosos, garantindo resultados precisos e fiéis à cartela de cores. 

Com tons clareadores mais nítidos e um cuidado avançado para máximo brilho e contraste, essa coloração é a escolha perfeita, principalmente para profissionais ou pessoas que já tem mais experiência, que buscam confiabilidade absoluta.

3 – Imédia Excellence – L’Oréal Paris

3 - Imédia Excellence - L'Oréal Paris
3 – Imédia Excellence – L’Oréal Paris

Imédia Excellence é a escolha ideal se você deseja cobrir 100% dos cabelos brancos ou simplesmente transformar o seu visual. Com sua fórmula avançada e o triplo cuidado oferecido, você pode ter a confiança de que seus cabelos recebem um tratamento completo e profissional. 

O primeiro aspecto do triplo cuidado é o Creme Colorante Protetor, que cuida da cor dos seus cabelos. Com uma fórmula avançada, ele oferece uma cor intensa e vibrante, garantindo resultados profissionais e duradouros.

Além disso, a Imédia Excellence cuida do seu couro cabeludo com o shampoo pós-coloração Cuidado Profissional. Esse shampoo suave e delicado limpa gentilmente o couro cabeludo, proporcionando uma sensação de frescor e alívio após a coloração.

E, é claro, o terceiro aspecto do cuidado triplo é o condicionador intensivo Cuidado Milagroso da Cor. Esse condicionador foi especialmente formulado para nutrir e hidratar profundamente os cabelos após a coloração, deixando-os macios, brilhantes e sedosos.

4 – Coloração Nutrisse – Garnier

4 - Coloração Nutrisse - Garnier
4 – Coloração Nutrisse – Garnier

Enquanto colore os fios, o Nutrisse Creme nutre profundamente, graças à ação desses óleos de frutas. Seus cabelos serão mimados com nutrientes essenciais, mantendo-os saudáveis e radiantes após a coloração.

A fórmula única de Nutrisse é enriquecida por três ricos óleos: abacate, cassis e oliva. Esses óleos são conhecidos por suas propriedades nutritivas e reparadoras, proporcionando uma verdadeira blindagem nutritiva para os seus cabelos.

Uma das principais promessas do Nutrisse Creme é a cobertura total dos fios brancos, mesmo os mais difíceis, deixando seus cabelos uniformemente coloridos e sem sinais de fios brancos indesejados.

5 – Tinta de Cabelo Soft Color – Wella

5 - Tinta de Cabelo Soft Color - Wella
5 – Tinta de Cabelo Soft Color – Wella

A Soft Color é uma coloração não permanente que oferece benefícios incríveis para seus cabelos. Com 90% menos quebra em comparação com cabelos não tratados com o condicionador do kit, essa coloração cuida e protege seus fios. 

Os resultados podem variar de acordo com o tipo de cabelo, mas com o condicionador multitratamento incluso, você poderá desfrutar de um brilho radiante por até 4 semanas. 

A fórmula sem amônia é compatível com cabelos quimicamente tratados, enquanto os ingredientes naturais, como Aloe Vera, Manteiga de Karité e Óleo de Coco, garantem uma cobertura perfeita dos fios brancos e um cuidado excepcional para seus cabelos. 

6 – Illumina Color – Wella

6 - Illumina Color - Wella
6 – Illumina Color – Wella

Essa coloração da Wella é formulada para proporcionar uma aparência natural aos fios, adicionando suavidade e luminosidade ao seu visual. Como parte da linha premium da marca, a Illumina Color é a escolha ideal para aqueles que desejam resultados mais suaves e radiantes.

Você pode desfrutar de até 100% de cobertura dos fios brancos, garantindo uma cor uniforme e impecável, ao mesmo tempo que oferece proteção aos cabelos durante o processo, mantendo-os saudáveis e bonitos. 

Uma das vantagens dessa linha é que ela possui uma baixa quantidade de amônia em sua fórmula, o que significa que ela é mais suave e delicada para os fios. Além disso, a Illumina Color é livre de cheiro, proporcionando uma experiência agradável durante a aplicação.

7 – Tintura Cor & Ton – Niely

7 - Tintura Cor & Ton - Niely
7 – Tintura Cor & Ton – Niely

A fórmula do novo Cor e Ton é enriquecida com filtro UV e silicone, oferecendo proteção contra os danos causados pelo sol, além de proporcionar sedosidade e um brilho intenso aos seus cabelos. 

Essa coloração é livre de amônia, tornando-a mais suave e gentil para os fios. Além disso, conta com um tratamento extra que intensifica o brilho da cor do cabelo, graças à presença de óleo de argan, que também ajuda a hidratar durante o processo.

8 – Tintura Natucor – Embelleze

8 - Tintura Natucor - Embelleze
8 – Tintura Natucor – Embelleze

Com a presença do Extrato Natural de Gengibre, poderosos antioxidantes, que ajudam a proteger os fios dos danos ambientais e contribuem para evitar o desbotamento das cores, o Natucor proporciona cor vibrante e duradoura por mais tempo.

Além disso, Natucor é compatível com químicas, incluindo o henê, permitindo que você tenha a liberdade de experimentar diferentes estilos e looks. É uma escolha ideal para fios fragilizados e sensíveis, pois sua fórmula suave proporciona um cuidado delicado, respeitando a saúde dos seus cabelos.

9 – Coloração Permanente Keraton Selfie – Kert

9 - Coloração Permanente Keraton Selfie - Kert
9 – Coloração Permanente Keraton Selfie – Kert

A Coloração Permanente da marca Selfie oferece longa duração que proporciona uma cobertura intensa e resistente, garantindo uma cor vibrante por muito mais tempo. 

Sua fórmula foi desenvolvida para oferecer resultados profissionais sem a necessidade de ir até um salão.

A textura em creme da coloração facilita a aplicação, permitindo uma distribuição uniforme da cor e uma aplicação mais precisa nos fios. Além disso, a fórmula conta com ingredientes nutritivos e hidratantes, como a cistina, um aminoácido naturalmente presente no cabelo, que ajuda a fortalecer e proteger os fios, e o óleo de macadâmia, que oferece nutrição e hidratação aos cabelos, deixando-os saudáveis e brilhantes.

A marca promete que, com essa coloração, você terá uma cobertura de 100% dos fios brancos!

10 – Tinta de Cabelo Maxton – Embelleze

10 - Tinta de Cabelo Maxton - Embelleze
10 – Tinta de Cabelo Maxton – Embelleze

Há mais de 30 anos, a Embelleze oferece produtos de qualidade para os cabelos das brasileiras, e um de seus best sellers é a tintura Maxton. 

Com cobertura perfeita dos fios brancos, conta com a Tecnologia MaxPlex você atinge o tom que deseja de forma ainda mais segura, preservando a estrutura dos fios enquanto colore os fios.