Os batons estão presentes na montagem dos looks há mais tempo do que você pode imaginar. Os primeiros registros de pintura labial entre seres humanos foram registrados da região da Suméria, aproximadamente 5.000 a.C. 2, e nessa época, não era algo restrito às mulheres, homens também o utilizavam, e não só para aparentar mais beleza, mas para demonstrar status. O primeiro batom comercial, como conhecemos hoje, só foi inventado em 1884, por perfumistas franceses, e desde então, são usados para expressar estilo e personalidade através de diferentes texturas, acabamentos e cores.

Hoje em dia um dos efeitos de lábios mais populares é o Matte, que nada mais é do que um acabamento fosco com uma alta pigmentação da cor escolhida. Porém, achar bons produtos que entreguem esse resultado sem deixar os lábios secos e rachados é um verdadeiro desafio.

Para te ajudar a expandir ou iniciar sua coleção de batons matte, separamos os 10 melhores produtos que você pode encontrar em lojas físicas ou online:

1 – Batom Líquido Longa Duração SuperStay Matte Ink – Maybelline 

1 - Batom Líquido Longa Duração SuperStay Matte Ink - Maybelline 
1 – Batom Líquido Longa Duração SuperStay Matte Ink – Maybelline 

Das cores mais vibrantes aos nudes, a linha SuperStay, da Maybelline, é conhecida por seus produtos de longa duração e efeito profissional, e não é diferente com esse batom líquido. Seu nome, Matte Ink, faz referência a sua textura e ao seu efeito, que pigmenta tão bem que pode lembrar tatuagem. 

Sua longa duração, que pode chegar a 16h de forma intacta, te deixa segura em eventos longos, pois não sai enquanto você comer ou beber, também não precisa se preocupar com transferência ou borrões, tudo isso sem perder o conforto ou craquelar, isso é possível graças a tecnologia gel elastômero presente em sua fórmula.

Sua aplicação se torna simples graças ao aplicador pensado para o formato da boca, permitindo assim que você desenhe o contorno sem borrar ou parecer falso.

2 – Batom Matte – M.A.C

2 - Batom Matte - M.A.C
2 – Batom Matte – M.A.C

Um dos mais tradicionais dessa lista, esse batom matte, da M.A.C, marca mais amada pelos maquiadores, é um produto Must Have de quem quer investir em qualidade e atemporalidade.

Possuindo uma cartela com cores diversas que nunca saem de moda, esse batom possui alta pigmentação, acabamento matte, porém sua textura é cremosa e confortável, para que você possa usar dor um longo período de tempo sem se preocupar com ressecamento ou borrões.

3 – Batom Líquido Niina Secrets Skinny Matte – Eudora

3 - Batom Líquido Niina Secrets Skinny Matte - Eudora
3 – Batom Líquido Niina Secrets Skinny Matte – Eudora

A parceria da influenciadora pioneira nos conteúdos sobre beleza Niina Secrets e a marca Eudora vem conquistando o coração das amantes e maquiagem por conta de seus produtos de altíssima qualidade, preço justo e que acompanham as tendências mundiais do setor.

Com esse batom Líquido Skinny Matte, traz a exclusiva Tecnologia Secrets, que é composta por uma rica combinação de Óleo de rosas, vitaminas e ação antioxidante que possuem a capacidade de nutrir a boca, auxiliar a formação de colágeno e recuperando lábios danificados, tudo isso enquanto te deixa linda com suas cores vibrantes e super pigmentadas pensadas especialmente para os tons de pele brasileiros.

4 – Batom Líquido Supermate – Quem disse, Berenice?

4 - Batom Líquido Supermate - Quem disse, Berenice?
4 – Batom Líquido Supermate – Quem disse, Berenice?

Uma das opções mais acessíveis e satisfatórias é esse batom líquido, da Quem disse, Berenice?

Como o próprio nome já sugere, seu efeito supermate deixará seus lábios com uma cor intensa de fazer inveja. Porém, ao contrário do que pode-se pensar, esse produto não os deixará secos e ressecados, pois possui Manteiga de Cupuaçu e Karité em sua fórmula, dois ativos super hidratantes que trarão a sensação de conforto durante o uso do produto.

Esse é um produto cruelty free, ou seja, não realiza testes em animais, e também vegano, sem usar nenhum ativo ou matéria prima de origem animal. 

5 – Batom Líquido Matte Kylie Jenner – Kylie Cosmetics

5 - Batom Líquido Matte Kylie Jenner - Kylie Cosmetics
5 – Batom Líquido Matte Kylie Jenner – Kylie Cosmetics

Se você é antenada na cultura pop, com toda certeza já ouviu falar sobre a marca de Kylie Jenner, a influenciadora e empresária mais vigiada e copiada do mundo. Um de seus pontos mais marcantes são os lábios carnudos fruto de alguns procedimentos estéticos feitos por ela, eles viraram o desejo da maioria das mulheres!

Com esse batom líquido de longa duração, podendo chegar até 8h sem borrar ou craquelar, oferece fórmula cremosa e verdadeiramente matte, e claro, efeito de bocão volumoso e preenchido.

Esse é um produto vegano!

6 – Batom Líquido Matte – Bruna Tavares

6 - Batom Líquido Matte - Bruna Tavares
6 – Batom Líquido Matte – Bruna Tavares

Bruna Tavares é mais uma das blogueiras do nicho de beleza que usou todo seu conhecimento sobre o assunto para lançar a própria marca. Seus produtos reúnem as melhores tendências e materiais da atualidade, adaptados para a pele e costumes brasileiros.

Com esse batom líquido, a marca oferece textura aveludada para o acabamento matte, além de alta cobertura e pigmentação. Com diversos tons, você pode escolher o que mais combina com você, ou com o look que irá usar no dia.

7 – Batom Líquido Lip Injection Demi Matte – Too Faced

7 - Batom Líquido Lip Injection Demi Matte - Too Faced
7 – Batom Líquido Lip Injection Demi Matte – Too Faced

Se você quer lábios mais preenchidos e com aspecto mais volumoso, sem passar por procedimentos estéticos, essa é uma ótima opção para investir. Esses efeitos são possíveis graças à tecnologia exclusiva preenchimento instantâneo Lip Injection.

Sua fórmula conta com um mistura de óleo de rosa mosqueta e flor de romã, ativos que têm a capacidade de nutrir os lábios, por isso você pode usá-los diariamente sem preocupação com ressecamentos. 

8 – Ultra HD Matte – Revlon

8 - Ultra HD Matte - Revlon
8 – Ultra HD Matte – Revlon

O Ultra HD Matte é um produto da Revlon que oferece tecnologia inovadora 100% sem ceras, com pigmentos de alta-definição que proporcionam cores mais vivas e brilhantes, além de ação suavizante e hidratante.

Um toque especial é sua fragrância delicada, com notas de manga e baunilha, para deixar a experiência da criação do seu look ainda mais especial.

9 – Batom Matte Vermelho Lipstick Matte – Mariana Saad By Océane 

9 - Batom Matte Vermelho Lipstick Matte - Mariana Saad By Océane 
9 – Batom Matte Vermelho Lipstick Matte – Mariana Saad By Océane 

Os batons matte na cor vermelha são best seller em todas as marcas, isso porque essa tonalidade, combina com esse acabamento, cria um look atemporal e sensual que combina com todas as mulheres que desejam um mood mais ousado e marcante. Por isso não poderíamos deixar esse belíssimo batom da parceria de sucesso entre a influenciadora Mari Saad e a marca brasileira Océane.

Seu formato em bala fino ajuda a contornar os lábios com mais facilidade, a presença de óleo de jojoba em sua composição faz com que o produto escorregue melhor e finalizar com uma textura mais confortável para você ter o acabamento matte perfeito sem se preocupar com descamação e ressecamento.

10 – Batom Líquido Mad About Matte – Essence 

10 - Batom Líquido Mad About Matte - Essence 
10 – Batom Líquido Mad About Matte – Essence 

A Essence é uma marca maravilhosa para quem está iniciando nesse mundo das maquiagens e precisa de uma diversidade grande de produtos acessíveis e com uma boa qualidade. Mas também atende as maquiadoras mais experientes que querem testar marcas mais modernas e jovens.Com o batom líquido Mad about Matte, a marca propõe um resultado fosco que promove elegância e sofisticação em sua make, que com ele, estará à prova de beijos e outros atritos que poderiam fazer o batom borrar e manchar.