A busca por uma vida saudável e equilibrada tem levado as pessoas a explorar uma variedade de alternativas naturais para melhorar sua saúde e bem-estar. 

Uma dessas alternativas é o Picnogenol, que tem sido chamado por muitos de “pílula da Juventude”. Ele é um extrato botânico ainda pouco conhecido, porém que vem ganhando destaque devido aos seus potenciais benefícios para a saúde.

Mas afinal, o que é o Picnogenol?

O Picnogenol é um extrato natural obtido das cascas de pinheiros marítimos (Pinus pinaster) que crescem ao longo da costa sudoeste da França. 

Este extrato contém uma mistura de compostos bioativos, incluindo proantocianidinas, catequinas, taxifolinas e ácidos fenólicos. 

Ele é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem, principalmente, melhorar a circulação sanguínea, e o estímulo ao sistema imunológico.

História e descoberta

A história do Picnogenol remonta à década de 1940, quando o cientista francês Dr. Jack Masquelier começou a estudar os benefícios para a saúde das cascas de pinheiro marítimo. 

Ele isolou pela primeira vez os compostos ativos do extrato e desenvolveu uma forma purificada, que mais tarde foi comercializada como Pycnogenol®. Desde então, inúmeras pesquisas foram conduzidas para explorar seus benefícios.

Benefícios à saúde

1. Antioxidante Poderoso

O Picnogenol é conhecido por sua capacidade de combater os radicais livres, moléculas instáveis que podem causar danos celulares e contribuir para o envelhecimento e várias doenças crônicas. 

Alguns acreditam que sua ação antioxidante é significativamente mais poderosa do que a vitamina C e a vitamina E, tornando-o um valioso aliado na proteção do corpo contra o estresse oxidativo.

2. Saúde Cardiovascular

Vários estudos sugerem que o Picnogenol pode ajudar a manter a saúde cardiovascular. Ele pode melhorar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e diminuir o risco de coágulos sanguíneos. Além disso, seus efeitos antioxidantes podem proteger as células que revestem os vasos sanguíneos, contribuindo para a saúde das artérias.

3. Função Cognitiva

Há evidências de que o Picnogenol pode melhorar a função cognitiva e a memória. Isso se deve à sua capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, aumentar a atividade antioxidante no sistema nervoso central e reduzir a inflamação.

4. Pele Saudável

Muitas pessoas também usam o Picnogenol para melhorar a saúde da pele. Sua ação antioxidante pode ajudar a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, retardar o envelhecimento e reduzir a aparência de rugas.

Alguns médicos podem incluir ainda essa suplementação para auxiliar no tratamento de melasma, uma condição dermatológica que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras e irregulares na pele, geralmente no rosto. 

Como incorporar o Picnogenol na sua rotina

O Picnogenol está disponível em forma de suplemento e pode ser encontrado em cápsulas, comprimidos ou pós, e deve ser consumido de acordo com as instruções de cada fabricante.

Porém, antes de adicionar qualquer suplemento à sua dieta, é importante consultar um profissional de saúde para garantir que seja apropriado para suas necessidades individuais, além de descartar possíveis contra indicações.

Importante lembrar que produtos, principalmente via oral, para auxiliar no fortalecimento e renovação da pele, cabelos e unhas, precisam de no mínimo 90 a 120 dias de uso contínuo para que os resultados comecem a se tornar evidentes, por isso, não estranhe se nas primeiras semanas de uso nada ocorrer.

Precauções:

  • Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças, sendo, na maioria das vezes, indicado apenas para maiores de 18 anos.
  • Vale lembrar que exceder a recomendação indicada pode trazer malefícios à saúde. Indivíduos com distúrbios hemorrágicos, como hemofilia ou trombocitopenia, devem evitar o Picnogenol, pois ele pode aumentar o risco de sangramento devido às suas propriedades antiplaquetárias.
  • O Picnogenol pode interagir com certos medicamentos, incluindo anticoagulantes e medicamentos para pressão arterial. Se você estiver tomando algum medicamento, consulte um profissional de saúde antes de usar Picnogenol para evitar interações indesejadas.
  • Devido à capacidade do Picnogenol de afetar a coagulação sanguínea e a circulação, é importante informar o seu médico caso esteja tomando Picnogenol antes de se submeter a uma cirurgia programada. 

Agora que você sabe tudo sobre esse ativo, conheça algumas opções de suplementos de Picnogenol:

1 – Pycnogenol 60mg (50 VCAPS) – Now Foods

1- Pycnogenol 60mg (50 VCAPS) - Now Foods
1- Pycnogenol 60mg (50 VCAPS) – Now Foods

Esse Picnogenol da Now Fodds é obtido a partir de uma árvore que é comum ao longo de toda a costa do Mediterrâneo, conquistando admiradores no mundo da beleza e cuidados com o corpo devido ao seu impressionante poder antioxidante. 

Ele promete uma variedade de benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da circulação sanguínea, o estímulo ao sistema imunológico e até mesmo um auxílio no tratamento de condições como alergias, osteoporose e diabetes.

2 – Picnogmax 2000mg 60 cápsulas – Sunfood Clinical

2- Picnogmax 2000mg 60 cápsulas - Sunfood Clinical
2- Picnogmax 2000mg 60 cápsulas – Sunfood Clinical

As cápsulas de Picnogenol da Sunfood é um produto vegetal natural derivado das cascas do Pinho Marítimo Francês. Este composto contém procianidinas de ocorrência natural, que pertencem a uma classe especial de flavonoides antioxidantes solúveis em água, conhecidos por sua excelente capacidade de neutralizar os radicais livres. 

Ele desempenha um papel na promoção da saúde vascular, contribuindo para a manutenção da função e da resistência dos vasos sanguíneos. Além disso, evidências também apontam que o Picnogenol auxilia em uma resposta inflamatória equilibrada e saudável.

3 – Picnogenol 75mg com Vit C 500mg 60 Cápsulas – Miligrama

3- Picnogenol 75mg com Vit C 500mg 60 Cápsulas - Miligrama
3 – Picnogenol 75mg com Vit C 500mg 60 Cápsulas – Miligrama

Esse Picnogenol da marca Miligrama promove a uniformização da pele, estimula a renovação celular e a produção de colágeno e elastina, o que resulta em uma pele mais firme e na redução dos sinais de envelhecimento. Além disso, tem mostrado eficácia no combate a manchas na pele. 

Este extrato também indica que pode ajudar a retardar o envelhecimento físico e cognitivo, contribuindo para uma maior resistência física e melhorando o funcionamento do sistema imunológico e circulatório.

4 – Pinus Pinaster + Vitamina E, Selênio e Zinco 60 cápsulas – Flora Nativa

4- Pinus Pinaster + Vitamina E, Selênio e Zinco 60 cápsulas - Flora Nativa
4 – Pinus Pinaster + Vitamina E, Selênio e Zinco 60 cápsulas – Flora Nativa

Com uma série de benefícios para o organismo, esse suplemento de Picnogenol da Flora Nativa se destaca por sua atividade antioxidante, que combate eficazmente os radicais livres e desacelera o processo de envelhecimento celular. 

Embora sua principal indicação seja a promoção da normalização da vascularização e circulação sanguínea, suas vantagens vão muito além dessa função primordial.

Os e-commerces que oferecem esse produto indicam que estudos também mostram que esse composto tem a capacidade de inibir o acúmulo de gordura nas células adiposas, ao mesmo tempo em que estimula a lipólise, o processo de quebra de gorduras. 

Para os indivíduos que mantêm uma rotina de exercícios físicos regular, isso se traduz em um aumento da massa muscular e na redução da acumulação de gordura corporal.

5 – Picnogenol (Pinus Pinaster) 150mg 30 Cápsulas – Oficialfarma

5 - Picnogenol (Pinus Pinaster) 150mg 30 Cápsulas - Oficialfarma
5 – Picnogenol (Pinus Pinaster) 150mg 30 Cápsulas – Oficialfarma

Que uma alimentação equilibrada desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida, a gente já sabe, mas a proposta desse suplente da Oficialfarm é complementar sua rotina!

Os ingredientes deste suplemento incluem o Extrato de Casca de Pinho Marítimo (Pinus Pinaster Aiton), Bisglicinato de Zinco, Acetato de DL-Alfa Tocoferol, Selenito de Sódio, Estearato de Magnésio (INS 470iii), Dióxido de Silício (INS 551) e Silicato de Magnésio (INS 553iii). As cápsulas são feitas de gelatina e é importante destacar que este produto não contém glúten.

Esta combinação cuidadosamente formulada de ingredientes visa suplementar a dieta diária, fornecendo os nutrientes essenciais que podem estar ausentes em algumas situações, ajudando a manter a saúde e o bem-estar do corpo.