Dicas

Você sabe como cuidar da pele após a maquiagem? Confira os 4 passos

Você sabe como cuidar da pele após a maquiagem Confira os 4 passos

Muitas mulheres são loucas por maquiagem e têm o costume de usá-la no dia a dia. Elas não dispensam a oportunidade de fazer aquele ritual que é se maquiar antes de ir ao trabalho, evento ou um encontro com alguém especial.

Entretanto, nem todas elas compreendem o dano que o uso excessivo de maquiagem pode causar à pele. O acúmulo de produtos no rosto resulta na obstrução dos poros, o que pode gerar diversos problemas como vermelhidão, dermatite e até acne.

Embora nem todo mundo siga uma rotina de limpeza, alguns passos que garantem a retirada completa de resíduos da face, são essenciais para proteger a saúde da pele. Ainda, quando se faz uma make “pesada”, os cuidados com a cútis precisam ser redobrados. Fazer aquele esforcinho extra vai garantir que você evite muitos problemas sem conserto!

Você sabe o que é preciso fazer para manter a sua pele bonita? Continue lendo!

Por que é importante remover a maquiagem da pele?

Para evitar a obstrução dos poros e o aparecimento de cravos e acnes, remover toda a maquiagem ao fim do uso é fundamental.

O acúmulo de resíduos deixados por cosméticos pode favorecer a irritação e estimular o desenvolvimento de dermatites, além de aumentar as chances de quadros infecciosos na região dos olhos. O descuido com a limpeza da face após o uso de maquiagens é capaz de gerar até problemas mais graves, como o envelhecimento precoce causado pela produção de radicais livres. Em outras palavras, pele saudável é pele limpa.

Mesmo depois de se remover a maquiagem, ainda é necessário que alguns cuidados sejam tomados, para evitar o aparecimento de “probleminhas” e manter a sua derme protegida e preservada de forma adequada.

É essencial se recordar ao fim dos dias de retirar a maquiagem com um produto ideal para seu tipo de pele. Para a remoção de produtos mais pesados e pigmentados ou à prova d’água, um demaquilante bifásico pode ser indicado (por exemplo).

Você deve estar se perguntando “então, o que eu preciso fazer para me cuidar?”. Fique tranquila pois você veio ao lugar certo! Continue lendo para aprender como cuidar da sua pele da forma mais apropriada.

Como cuidar da sua pele após o uso da maquiagem

Agora, vamos te apresentar uma pequena rotina que pode salvar a sua pele! Fique de olho nas dicas.

1.   Use um demaquilante ou água micelar para retirar a make

Quase toda mulher já chegou em casa bem cansada e acabou dormindo de maquiagem. Se isso já aconteceu com você, então você já sabe o estrago que esse descuido pode causar. Pele irritada, ressacada, com acne… saúde dermal e maquiagem passada não combinam, não é?

Para ter uma pele macia como a de um bebê, é preciso remover todo o visual antes de dormir. A princípio, para tirar o excesso dos produtos da face, você pode optar por lenços demaquilantes. Eles são uma aposta rápida e prática, além disso, encontrar marcas com preços acessíveis não é difícil. Esse produto pode ser utilizado em qualquer tipo de pele (da oleosa à seca), não ocupa muito espaço e pode caber até na bolsa!

Caso a sua pele seja sensível, você pode preferir escolher uma opção mais leve, que não seja agressiva à pele. Para isso, aposte na água micelar! Ele não causa abrasões à pele pois não possui álcool em sua fórmula, mas ainda é capaz de remover toda a maquiagem com maestria. Um dos benefícios de utilizar esse método para a limpeza, é a remoção de impurezas presentes no ar, causadas pela poluição, capturadas pela pele ao longo do dia. E mais! Você não precisa enxaguar utilizando o demaquilante micelar líquido.

2.   Lave bem a sua pele

Esse passo não é novo pra ninguém. Lavar o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele todas as noites, para remover as impurezas, é importante mesmo se você não tiver feito a aplicação de maquiagem.

Nos dias de festa, quando fazemos makes mais “pesadas”, isso se torna ainda mais indispensável. A limpeza da face não só remove resquícios de maquiagem, como também o excesso de oleosidade acumulado na face. Além de um sabonete apropriado para o seu tipo de derme, deve-se enxaguar o produto com água fria, para acalmar a pele. A água gelada irá fechar os seus poros e ativar a circulação sanguínea.

Se você acreditar que sua cútis precisa de um cuidado especial e mais profundo, usar um esfoliante para o rosto é indicado. Entretanto, é preciso ter cuidado para não agredir a pele: massageie o produto com delicadeza, sem usar muita força.

3.   Atenção aos olhos

Primer, sombra, delineador, rímel, cola de cílios… já parou para pensar na quantidade de produtos que usamos para destacar nossos olhos? E ao mesmo tempo, como eles são uma das regiões mais sensíveis do corpo humano?

Após o uso de maquiagem, muita gente exagera no cuidado com a pele e acaba deixando uma “sujeirinha” ou outra acumular nos olhos. Entretanto, é de extrema importância que todos os produtos utilizados sejam devidamente removidos, visto que complicações nessa área, causadas por produtos de beleza, são bastante comuns.

Antes de mais nada, retire o excesso de maquiagem das pálpebras. Em seguida, parta para  a parte mais complexa: os cílios. Quando eles não são cuidadosamente limpos, podem acarretar na perda de volume e prejudicar a visão. Para evitar que isso ocorra, retire a maquiagem com atenção redobrada. Para que o processo seja menos sofrido, utilize um algodão e faça movimentos delicados, para cima e para baixo, até que não exista nenhum resquício de sujeira.

3. Hidrate a sua pele

O uso da maquiagem pode levar ao ressecamento da pele após muitas horas de uso. E mais: hidratar a pele antes da aplicação dos produtos não evita que isso aconteça, é normal que a derme fique ressecada em algumas regiões.

Para resolver esse problema, garantir a maciez e firmeza da pele, aposte em um hidratante adequado para a sua pele; se a sua pele for seca, por exemplo, invista em um produto denso com propriedades hidratantes intensas.

A principal função do hidratante é devolver ao rosto a água que foi perdida no processo de remoção de resíduos (limpeza). Para utilizá-lo da melhor forma, aplique uma quantidade pequena nas mãos e espalhe pelo rosto com movimentos circulares, dessa maneira você ativa a circulação e ajuda a sua pele a absorver todo o produto. Dica de ouro: hidratantes noturnos também costumam ajudar na renovação celular.

4.   Use uma máscara facial

Cada pele tem suas particularidades e é normal que algumas necessitem de um cuidado extra. Por isso, é interessante realizar a aplicação de uma máscara facial apropriada no dia seguinte. As máscaras podem garantir resultados visíveis e rápidos, além de serem uma grande aliada para a rotina de skincare.

A máscara facial também pode te salvar nos momentos de preguiça, quando você não está com muita paciência para seguir todas as etapas da sua rotina de cuidados com a derme. Geralmente, esse tipo de produto possui uma grande concentração de ativos em sua composição, o que ajuda a purificar e hidratar a cútis, controlando a oleosidade. Assim, você previne o surgimento de espinhas, cravos e irritações.

As máscaras de argila apresentam ótimas opções para diferentes tipos de pele. Elas possuem propriedades detox e calmantes, que vão eliminar os danos causados pela maquiagem e te deixar com uma pele linda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.