Os piolhos são insetos muito pequenos, geralmente com 0,5 a 8 mm de comprimento, não possuem asas e se alimentam de sangue, inclusive o humano.

Você pode encontrar lêndeas em uma cabeça com infestação, elas nada mais são do que o ovo do piolho. 

O principal sintoma dessa contaminação é a coceira intensa, que inclusive, é o maior fator risco para complicações, sendo os machucados a maior preocupação.

Com a cabeça sensível e machucada, fica livre para a proliferação de infecções, foliculites, impetigo ou celulite, por isso, é importante não negligenciar o problema, e cuidar assim que descobrir a presença dos piolhos ou lêndeas.

Como pegamos?

A transmissão ocorre pelo contato direto entre fios, podendo ser inclusive através de uma abraço ou esbarrão. Outro jeito de se contaminar é usando bonés, escovas de cabelo, pentes, toalhas, acessórios de cabelo e até mesmo fones de ouvido de pessoas que já estão passando pelo problema.

Esse incômodo é muito comum entre crianças, isso porque elas não medem esforços em compartilhar objetos pessoais com as outras, além de possuírem contato direto frequente com muitas outras crianças em escolas, cursos e creches.

Como é o tratamento?

O tratamento deve começar com a lavagem dos cabelos com shampoos e loções específicas para o problema. Em casos mais extremos, pode ser necessária a medicação oral, porém ela deve ser prescrita por um médico dermatologista ou pediatra.

Esses medicamentos não dispensam a utilização do pente fino, pois eles apenas paralisam ou matam o piolho, não os eliminando do couro cabelo e nem matando seus ovos. 

Ao contrário do que muitos pensam, esmagar o piolho não é a forma mais efetiva de matar o inseto. Quando retirados da cabeça, seja com a ajuda de um pente fino, devem ser mergulhados em uma solução contendo vinagre e água em igual quantidade.

Vale lembrar que nenhum produto deve ser usado em crianças menores de 2 anos, nesse caso, toda a remoção deve ser feita de forma manual.

Para te ajudar a iniciar o tratamento desse incômodo, separamos 8 dos melhores produtos contra infestações de piolhos que podem ser usados por crianças!

1 – Rosemary Repel – FairyTale

8 - Rosemary Repel - FairyTale
Rosemary Repel – FairyTale

O shampoo Rosemary Repel limpa e protege as crianças de infestações de piolhos, conseguindo eliminar até 96% do incômodo. Seu uso pode ser diário, não precisando ser restrito a épocas de contaminação.

Seu diferencial é a fórmula pensada muito além da infestação de piolhos, mas também na coceira e ressecamento que o tratamento pode causar na extensão dos fios. Nela você poderá encontrar poderosos ativos, entre eles:

  • Alecrim: Ativo adstringente que limpará de forma profunda, ajudando também em lesões que possam ter ocorrido por conta dos machucados decorrentes de coceira intensa;
  • Citronela: Repelente natural contra insetos, inclusive os piolhos;
  • Camomila: Ativo calmante, ameniza as coceiras e vermelhidão;
  • Jojoba: Composto que evitará ressecamento dos fios;
  • Tea Tree: Também conhecido como óleo de melaleuca, é um ativo fungicida, bactericida, virótico e antisséptico, que atuará prevenindo de descamações, caspa e complicações que podem ser causadas por lesões.

2 – Escabin Pro 4% Emulsão Capilar – Escabin

1 - Escabin Pro 4% Emulsão Capilar - Escabin
Escabin Pro 4% Emulsão Capilar – Escabin

O Escabin Pro 4% é o 1º produto no Brasil com Dimeticona para tratar infestações de piolhos e lêndeas. Por não piretróide e nem pesticida, não é tóxico, além de ser suave e gentil, por isso pode ser utilizado por crianças.

Sua modo de uso é simples: Aplique o produto por todo o fio e couro cabeludo, não esqueça de agitar antes do uso, deixe agir por 8h, podendo ser inclusive durante o período de sono da criança. Após esse período, basta lavar normalmente. Por fim, passe o pente fino para retirar as lêndeas e piolhos.

A marca indica que o uso seja feito novamente após 7 dias.

3 – Deltametril Shampoo – Lupin

2 - Deltametril Shampoo - Lupin
Deltametril Shampoo – Lupin

O Shampoo Deltametril não é indicado apenas para tratamento de piolhos e lêndeas, mas também para sarna e outras infestações causadas por carrapatos em geral, se tornando um remédio de uso tópico muito versátil.

Ele tem o poder de agir diretamente na eliminação dos parasitas, proporcionando o alívio imediato dos sintomas da coceira.

Recomendado para uso a partir dos 2 anos, podendo também ser usado por adultos.

4 – Shampoo Contra Piolhos Arruda e Citronela – Abelha Rainha

3 - Shampoo Contra Piolhos Arruda e Citronela - Abelha Rainha
Shampoo Contra Piolhos Arruda e Citronela – Abelha Rainha

Esse shampoo promove a limpeza diária dos cabelos e do couro cabeludo através de uma fórmula composta por plantas e ervas tradicionais da flora brasileira, deixando os fios macios, brilhantes e livres de infestações.

A citronela e a arruda usadas em sua fórmula são repelentes naturais de insetos, incluindo piolhos.

Esse produto é indicado para crianças acima de 3 anos de idade, podendo ser usado também por adultos, pois o resultado será semelhante.

5 – Kwell Emulsão Tópica

4 - Kwell Emulsão Tópica
Kwell Emulsão Tópica

O Kwell emulsão tópica age causando paralisia dos piolhos, facilitando assim sua remoção.

Seu modo de uso consiste em alguns passos:

  1.  É necessário cobrir todo o couro cabeludo e extensão dos fios com o produto em abundância, focando principalmente atrás das orelhas e na nuca, locais onde os insetos costumam ser mais presentes;
  2. Massageie todo o cabelo;
  3. Deixe o produto agir por 10 minutos;
  4. Passe o pente fino que acompanha o produto para remover os piolhos e lêndeas;
  5. Após todo esse processo, enxágue o cabelo com água morna.

O efeito completo do produto pode ocorrer dentro de algumas horas, por isso, se achar necessário, pode passar novamente o pente fino em todo o cabelo. Além disso, se perceber que ainda existem focos de infestação, repita todo o processo após 7 dias.

6 – Paranix Shampoo Protetor + Paranix Spray 

5 - Paranix Shampoo Protetor + Paranix Spray 
Paranix Shampoo Protetor + Paranix Spray 

Paranix Shampoo Protetor é perfeito para usar antes da infestação. Se algum colega de escola apresentou sintomas, você pode usar esse produto para proteger o seu filho, por exemplo. 

Tolerável por crianças alérgicas a cheiros fortes por possuir uma fragrância suave.

Se a criança já estiver contaminada, você pode usar em conjunto ao shampoo, o spray Paranix, que age sufocando e desidratando os piolhos e as lêndeas, facilitando sua remoção.

7 – Loção Deltacid – Abbott 

6 - Loção Deltacid - Abbott 
Loção Deltacid – Abbott 

A loção Deltacid é uma das mais potentes do mercado, indicada para o tratamento e prevenção não só de piolhos, mas também de sarna e das infestações por carrapatos em geral. 

Seu uso é simples, basta aplicar e massagear o produto por 5 minutos por toda a cabeça e depois enxaguar normalmente. Ele deve ser usado durante 4 dias consecutivos para atingir o efeito esperado.

8 – Pediletan Loção Capilar

7 - Pediletan Loção Capilar
Pediletan Loção Capilar

O Pediletan contém Permetrina, composto que atua paralisando e sufocando insetos, como piolho, facilitando sua remoção.

Ele é facilmente encontrado em farmácias, e para utilizá-lo, você deve aplicar por todo o cabelo em abundância após o banho, com ele apenas úmido, massageie e deixe agir por 10 minutos. Depois da pausa, basta enxaguar com água morna.

Caso o problema persista, você poderá repetir o processo depois de 7 dias.