A Acne é um problema que pode mexer com a autoestima das mulheres em todas as fases da vida. Se engana quem acredita que esse é um incômodo restrito às adolescentes, cerca de 1 a cada 4 mulheres sofrem da acne na fase adulta, seja por disfunções hormonais, momentos de estresse, gravidez, uso de medicamentos com efeitos colaterais ou má alimentação.

A boa notícia é que hoje já existem diversos produtos acessíveis para tratar as temidas espinhas no conforto da sua casa. Sabonetes de limpeza, géis secativos, pomadas, tônicos e séruns são apenas alguns dos produtos que você pode inserir no seu dia a dia.

Porém com seu uso, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Uso de proteção solar: A exposição ao sol, por menor que seja, pode causar manchas em peles que estão passando pelo tratamento de acne, por isso, os filtros solares são um passo essencial da skincare, sendo necessário ainda a reaplicação durante o dia;
  • Esqueça o bronzeado: Mesmo com proteção solar, o ideal é evitar a exposição prolongada ao sol, as manchas causadas por esses momentos podem ser duradouras e muito mais complicadas de eliminar do que a própria acne. Em dias de praia ou piscina, busque uma sombra, use boné e reforce o filtro solar;
  • Hidratação diária: Produtos que contém ácidos podem interferir da retenção de umidade da pele, causando descamação e irritação, podendo inclusive acelerar o processo de envelhecimento da pele, por isso é necessário investir em um bom hidratante especializado para peles oleosas e acneicas;

A Acne pode não ser apenas um incômodo pontual, indicando problemas crônicos como síndrome do ovário policístico e outras disfunções hormonais , por isso, e por alguns produtos dessa lista serem de fato um remédio, consulte um dermatologista antes de iniciar o tratamento.

A seguir você encontrará uma lista com as 8 melhores pomadas para Acne:

1 – Gel antiacne Acnezil – Cimed

1 - Gel antiacne Acnezil - Cimed
1 – Gel antiacne Acnezil – Cimed

Uma alternativa ainda mais barata que contém Peróxido de Benzoíla é a pomada em gel Acnezil. Muito similar a Acnase, trata acne leve e moderada, auxiliando ainda na prevenção de cravos e novas lesões.

Promove uma leve esfoliação capaz de eliminar a pele morta, dando um aspecto mais saudável.

A marca oferece ainda um outro produto nessa linha, mas dessa vez com poder secativo, o Acnezil Gel Secativo Antiacne, que contém ácido salicílico, para você passar apenas em lesões mais inflamadas, de forma pontual.

Recomendado:  Top 10 Melhores Pomadas para Assadura de Bebê

2 – Azelan – Bayer

2 - Azelan - Bayer
2 – Azelan – Bayer

O Azelan, seja na versão gel ou creme, é indicado para o tratamento de acne e espinhas, e conta com o principal ativo o ácido azelaico, capaz de atacar a bactéria Propionibacterium acnes, que possui papel essencial no desenvolvimento da inflamação que causa a acne.

Além disso, desobstrui poros, eliminando cravinhos e melhora o aspecto de manchas causadas pela hiperpigmentação da acne.

Esse produto pode ser utilizado durante a gravidez, mas não deixe de consultar sua ginecologista e dermatologista antes de seu uso.

3 – Gel Clindoxyl Control 5% 

3 - Gel Clindoxyl Control 5% 
3 – Gel Clindoxyl Control 5% 

O Clindoxyl é um dos tratamentos mais efetivos contra a acne, porém, necessita de receita e acompanhamento médico por ser uma pomada antibiótica.

Tem como principal ativo o peróxido de benzoíla, que possui poder de matar a bactéria causadora da acne e renovar a pele, e por isso, pode causar uma certa descamação em peles mais sensíveis.

A diferença dele para os outros que são vendidos sem receita é a presença de clindamicina, um antibiótico que age inibindo o crescimento da bactéria Propionibacterium acnes.

Após uma busca em reviews, observamos que usuários indicam seus primeiros efeitos em acnes graves após 3 semanas de uso, tendo seu efeito máximo em aproximadamente 8 semanas.

4 – Dermotivin Benzac – Galderma

4 - Dermotivin Benzac - Galderma
4 – Dermotivin Benzac – Galderma

O dermotivin Benzac também é um gel de tratamento antiacne a base de Peróxido de benzoíla, porém por não conter antibióticos em sua fórmula, é encontrado a um custo mais acessível e pode ser comprado sem prescrição médica.

Indicado para o tratamento tópico de acne vulgar leve a moderada, mata a P. acnes, bactéria responsável pelo surgimento das espinhas, além de ser capaz de reduzir a vermelhidão causada pela inflamação e fazer uma esfoliação, eliminando as células mortas.

Sua fórmula possui a exclusiva tecnologia AC, que combina copolímeros de acrilato (que absorvem a oleosidade da pele) com glicerina, substância com reconhecida atividade hidratante, por isso pode ser um pouco mais tolerável que similares.

Conta ainda com uma ação comedolítica, que desobstrui os poros, reduzindo cravos.

Recomendado:  Top 10 Melhores Séruns Antiacne

5 – Acnase Gel

5 - Acnase Gel
5 – Acnase Gel

Você com certeza já ouviu falar da Acnase, uma das pomadas mais tradicionais quando o assunto é tratamento da acne em casa, sendo facilmente encontrada nas prateleiras das drogarias por todo o Brasil.

Sua nova textura em gel facilita a absorção do produto na pele, eliminando a inflamação causada pela acne de forma mais rápida.

Seu principal ativo é o peróxido de benzoíla, que reduz a oleosidade, combate a acne ativa e previne contra o surgimento de novas.

6 – Adacne Clin – Glenmark

6 - Adacne Clin - Glenmark
6 – Adacne Clin – Glenmark

O Adacne Clin é um medicamento tópico muito receitado por dermatologistas, sua fórmula conta com o adapaleno como ativo principal, capaz de tratar a acne moderada, atuando na diferenciação dos ceratinócitos, na proliferação dos sebócitos e na inflamação, além de prevenir contra novas lesões.

Esse produto só é vendido com prescrição médica, por isso, converse sobre os métodos de uso com seu dermatologista!

7 – Creme Action Antiacne – Minancora 

7 - Creme Action Antiacne - Minancora 
7 – Creme Action Antiacne – Minancora 

É muito provável que ao comentar com seus pais ou avós sobre seus incômodos com a acne, eles citaram a Minancora, produto que com ação cicatrizante, antisséptico e adstringente para tratar e prevenir diversos tipos de doenças da pele, e que anos atrás, foi muito usado em receitas caseiras para tratamento de espinha.

Sabendo de toda essa tradição popular, a marca lançou o Action, uma pomada voltada apenas para o tratamento de acne, e por isso, mais efetiva que o potinho de metal usado anteriormente.

Esse produto é facilmente absorvido pela pele, não deixando vestígios brancos. Em sua fórmula, podemos observar a combinação poderosa de triclosan e melaleuca, ambos com ação cicatrizante e antisséptica que vai acelerar o processo secativo das lesões e prevenir que novas apareçam.

8 – Acnen Gel Facial Anti Acne -Genom 

8 - Acnen Gel Facial Anti Acne -Genom 
8 – Acnen Gel Facial Anti Acne -Genom 

Assim como outros produtos da nossa lista, o Acnen possui 5% de Peróxido de Benzoíla, ativo capaz de eliminar a bactéria causadora da acne, secando as lesões já existentes e prevenindo contra o surgimento de novas.

Esse produto também possui ação anti-inflamatória, prevenindo a formação do comedão (cravos) e reduzindo o sebo produzido em excesso pela sua pele acneica.