As estrias são marcas na pele que ocorrem quando ela é esticada rapidamente, causando a ruptura das fibras de colágeno e elastina na camada média da pele. Durante a gravidez, o crescimento do útero e o ganho de peso podem levar ao estiramento da pele, o que aumenta a probabilidade do surgimento de estrias, principalmente em regiões como o abdômen, seios, quadris e coxas.

Existem alguns fatores de risco que podem influenciar o aparecimento de estrias na gravidez:

  • Genética: Se sua mãe ou outras mulheres da família tiveram estrias durante a gravidez, há uma maior probabilidade de que você também as tenha.
  • Ganho de peso rápido: O aumento excessivo de peso durante a gravidez pode levar a um estiramento mais acentuado da pele, facilitando o aparecimento de estrias.
  • Hidratação insuficiente: Manter a pele bem hidratada é fundamental para sua elasticidade e saúde. A pele seca pode ser mais propensa a desenvolver estrias. E claro, beber muita água é essencial!
  • Gravidez múltipla: Mulheres que esperam gêmeos ou múltiplos têm um risco maior de desenvolver estrias devido ao maior estiramento da pele.

Embora nem sempre seja possível prevenir totalmente o surgimento de estrias durante a gravidez, algumas medidas podem ajudar a minimizar o risco:

  • Hidratação: Beba bastante água para manter a pele hidratada. Além disso, utilize loções ou cremes hidratantes diariamente para ajudar a melhorar a elasticidade da pele.
  • Alimentação saudável: Procure manter uma dieta balanceada e rica em nutrientes para promover a saúde da pele e o controle do peso. Aqui, o ideal é consultar uma nutricionista para te ajudar a montar uma dieta regular com todos os nutrientes que você e seu bebê precisam.
  • Prática de exercícios: Consulte seu médico para obter recomendações sobre exercícios físicos adequados durante a gravidez, o que pode ajudar a manter a elasticidade da pele, eliminar retenção de líquido e claro, controlar o ganho de peso que acontece naturalmente.
  • Evite coçar: Se sentir coceira na pele, evite coçar, pois isso pode piorar o problema. Em vez disso, hidrate a pele toda vez que a coceira surgir.
  • Óleos naturais: Alguns óleos naturais, como o óleo de amêndoas ou óleo de rosa mosqueta, podem ser usados topicamente para ajudar a manter a pele hidratada. Passá-los após o banho é uma experiência deliciosa!

E se mesmo assim elas surgirem, fique tranquila, você definitivamente não está sozinha!

Por mais incômodo que seja essa mudança no seu corpo, a maioria das mulheres também passa por ela. Hoje em dia já existem muitos procedimentos estéticos que ajudam a amenizá-las, como laser de CO2 fracionado, Striort, Carboxiterapia, peeling e tantos outros que podem ser feitos em clínicas dermatológicas ou estéticas.

Veja a seguir os 10 melhores cremes para evitar o surgimento das estrias durante a gravidez:

1 – Maternité Creme Estrias – Mustela 

1 - Maternité Creme Estrias - Mustela 
1 – Maternité Creme Estrias – Mustela 

Esse creme da marca francesa Mustela foi especialmente desenvolvido para prevenir o aparecimento de estrias, e é indicado para uso desde o primeiro mês de gravidez até o pós-parto. 

Recomendado:  Top 10 Melhores Tônicos Adstringentes

Sua fórmula 3 em 1 proporciona hidratação profunda, reforça a elasticidade da pele e acalma a sensação de coceira. O produto é seguro tanto para as mamães quanto para os bebês, sendo dermatologicamente testado e hipoalergênico. 

Com fragrância agradável, ele pode ser aplicado nas áreas do abdômen, quadris, coxas e seios, permitindo que você se vista imediatamente após a aplicação. 

O creme contém 96% de ingredientes de origem natural, incluindo Polifenóis de Maracujá, Óleo e Peptídeos de Abacate® e Hamamelis, que agem para melhorar a elasticidade da pele e limitar a aparência de estrias. 

2 – Woman Antiestrias – ISDIN 

2 - Woman Antiestrias - ISDIN 
2 – Woman Antiestrias – ISDIN 

O Creme Woman da renomada ISDIN é indicado para todos os tipos de pele, especialmente desenvolvido para reduzir as marcas causadas por aumento de peso e gravidez. 

Sua fórmula estimula a regeneração dos tecidos, atenua estrias recentes e aumenta a elasticidade da pele. Proporcionando uma intensa hidratação, o creme contém Vitamina E, que ajuda a prevenir novas estrias e possui propriedades antioxidantes para combater o envelhecimento. 

A presença de Centella Asiática acelera a cicatrização de feridas, suaviza rugas e trata problemas de pele, enquanto o Óleo de Rosa Mosqueta ajuda a atenuar estrias, cicatrizes e rugas, nutrindo profundamente a pele. 

Com esse poderoso conjunto de ingredientes, o creme é uma ótima opção para cuidar da pele e reduzir as marcas indesejadas!

3 – Loção Hidratante Preventiva de Estrias Mamãe e Bebê – Natura

3 - Loção Hidratante Preventiva de Estrias Mamãe e Bebê - Natura
3 – Loção Hidratante Preventiva de Estrias Mamãe e Bebê – Natura

A linha Mamãe e Bebê da Natura é um sucesso desde seu lançamento, e com esse  hidratante, desenvolvido visando a prevenção de estrias e a melhora da elasticidade da pele, oferece uma fórmula vegana que contém 99% de ingredientes naturais e biodegradáveis, sendo rico em óleo de amêndoas, que proporciona uma hidratação intensa e eficaz. 

Além disso, o produto é dermatologicamente testado e não possui ingredientes controversos. O frasco utilizado é 100% plástico verde, demonstrando um compromisso com a sustentabilidade ambiental. 

Sem fragrância, o hidratante se concentra apenas no essencial para cuidar da pele!

4 – Umiditá Gestante Hidratante – Umiditá 

4 - Umiditá Gestante Hidratante - Umiditá 
4 – Umiditá Gestante Hidratante – Umiditá 

O Hidratante Corporal Umiditá Gestante oferece uma poderosa fórmula que contém componentes lipídicos semelhantes aos da pele, ajudando a preservar a umidade e restaurar a barreira cutânea à medida que a pele se adapta às mudanças da gravidez. 

Além disso, a loção é fácil de espalhar e sem fragrância, formando um filme uniforme e conta com ativos seguros tanto para a gestante quanto para o bebê. 

Indicado para prevenir e tratar o surgimento de estrias, esse hidratante proporciona bem-estar e conforto para o dia a dia das mamães!

5 – Maternity Gestante e Pós Parto – Cicatricure

5 - Maternity Gestante e Pós Parto - Cicatricure
5 – Maternity Gestante e Pós Parto – Cicatricure

A Cicatricure é conhecida pelos seus poderosos produtos no combate às cicatrizes, o que inclui também as temidas estrias. 

Recomendado:  Tendência: Maquiagem Monocromática

Desenvolvido especialmente para mulheres gestantes e em fase pós-parto, o creme antiestrias Cicatricure Maternity é um produto de uso diário que conta com uma combinação exclusiva de Óleos e Manteigas Nutritivas da semente de Uva, Amêndoas e Karitê. 

Essa fórmula ajuda a prevenir o aparecimento de novas estrias, melhorando visivelmente a aparência das estrias já existentes, além de promover uma maior firmeza e elasticidade da pele após a gestação. 

6 – Cocoa Butter Formula Massage Cream – Palmer’s

6 - Cocoa Butter Formula Massage Cream - Palmer's
6 – Cocoa Butter Formula Massage Cream – Palmer’s

Esse Creme de Massagem da Palmer’s é um ótimo aliado não só para mulheres durante ou após a gravidez, mas também para pessoas com grandes variações de peso. 

Ao ser utilizado diariamente, esse creme aumenta a elasticidade da pele e atua como um emoliente, mantendo a umidade nas áreas mais propensas a desenvolver estrias, como barriga, quadris, coxas e bustos. 

A fórmula é enriquecida com Manteiga de Cacau, que hidrata profundamente, auxilia na redução de marcas e cicatrizes e evita a perda de elasticidade. Além disso, a presença de Vitamina E ajuda a proteger a pele e a reduzir cicatrizes, estimulando a produção de colágeno. 

A fórmula é complementada pelo Bio C-Elaste, uma combinação de ingredientes naturais, incluindo Colágeno, Elastina, Centella Asiática, Óleo de Argan e Óleo de Amêndoas, que contribuem para a manutenção da elasticidade da pele e o combate às estrias. 

7 – Loção Hidratante Materskin – Biolab

7 - Loção Hidratante Materskin - Biolab
7 – Loção Hidratante Materskin – Biolab

Materskin é um potente hidratante especialmente desenvolvido para gestantes e mamães que conta com uma super fórmula de hidratação intensa, reforçando a elasticidade e flexibilidade da pele para prevenir o aparecimento de estrias durante a gravidez e após o parto. 

Com uma combinação exclusiva de três óleos essenciais ricos em ácidos graxos, Materskin evita a perda de água da pele, proporcionando uma hidratação que melhora a elasticidade e nutrição da pele. 

Dermatologicamente testado, esse hidratante é uma excelente fonte natural de ácido oleico e ácido palmitoleico, essenciais para repor os lipídios que a pele perde ao longo do tempo e devido à exposição a agentes externos, como sol e poluição. 

8 – Body Partner – Clarins 

8 - Body Partner - Clarins 
8 – Body Partner – Clarins 

O Tratamento Anti-estrias Body Partner, segundo a luxuosa Clarins, é a nova “amiga das mamães”, proporcionando uma pele suave e nutrida. 

Sua fórmula à base de plantas, é suave e eficaz no tratamento das estrias causadas pela gravidez e flutuações de peso, isso porque conta com o exclusivo PhytoStretch Complex, composto por extratos de Centella Asiática e Banana Verde Orgânica, promove a firmeza e elasticidade da pele, enquanto o ácido glicirretínico derivado de alcaçuz e o óleo de avelã nutrem e aliviam a sensação de tensão na pele, proporcionando conforto e maciez.