Sabemos que cada tipo de pele se adapta a um tipo de produto diferente, mas quando falamos em pele acneica, precisamos redobrar os cuidados ao escolher um produto que será aplicado na pele!

Controlar a oleosidade por muitas horas, oferecer uma boa cobertura de imperfeições mas ao mesmo tempo deixar a pele respirar, não ressecar se usada em conjunto com tratamentos dermatológicos e ser livre de óleos são apenas o começo das especificações que uma base para pele oleosa precisa ter.

Achar produto para peles com tendência a acne não é uma tarefa fácil, por isso separamos 10 bases indicadas para pele acneica que irão deixar sua pele linda sem atrapalhar seu tratamento!

1 – Anti-Blemish Solution – Clinique

1 - Anti-Blemish Solution - Clinique
Anti-Blemish Solution – Clinique

Aliando beleza e tratamento contra acne, temos a Anti-Blemish, da renomada marca de tratamentos faciais Clinique.

Sua fórmula foi especialmente pensada nas peles sensíveis que sofrem com as temidas espinhas, contendo ingredientes calmantes e esfoliantes, ajudam no controle da oleosidade, evitando o aparecimento de futuros novos surtos de acne.

Sua textura é líquida e de cobertura matte, de fácil aplicação e boa absorção, é confortável para uso diário e também para eventos de longa duração.

Essa base não possui proteção solar, por isso não esqueça de adicionar esse passo antes da aplicação do produto.

2 – Effaclar BB Blur Mousse – La Roche Posay

2 - Effaclar BB Blur Mousse - La Roche Posay
Effaclar BB Blur Mousse – La Roche Posay

A La Roche Posay é prestigiada por sua alta qualidade em produtos de tratamentos relacionados à pele, por isso não poderia ficar de fora da nossa lista.

Indicado para pele oleosa e com espinhas, o BB Blur Mouse conta com a tecnologia Airlicium™, presente em vários produtos da marca, que é capaz de absorver a oleosidade, deixando a pele matificada e com tom mais uniforme.

Assim como a maioria dos BB creams, esse produto possui proteção solar (FPS 24), tornando-o perfeito para uso diário.

Sua textura em mousse se destaca, pois permite uma cobertura média com foco em camuflagem de imperfeições.

3 – Bastão Multifuncional – Ollie

3 - Bastão Multifuncional - Ollie
Bastão Multifuncional – Ollie

Adoramos produtos com muitos benefícios, não é mesmo? A Ollie, marca focada em proteção solar para o dia a dia, criou o Bastão multifuncional, que como o nome já sugere, conta com diversas propostas em um só produto, entre elas:

Alta proteção FPS 95 e FPUVA 40, sendo perfeito para proteger sua pele da luz azul emitida por computadores e smartphone ou para um dia de praia ou piscina;

Base com cobertura média, perfeita para disfarçar imperfeições de forma natural;

Acabamento matte, vantagem para pele oleosa e com acne, esse efeito tem poder de controlar a oleosidade excessiva.

Podendo ser usada por todos os tipos de pele, inclusive as com tendência a acne, conta com os seguintes ativos:

  • Ácido hialurônico: Repondo a hidratação da pele profundamente sem causar aspecto oleoso;
  • Vitamina C: o antioxidante mais querido das marcas de skincare, auxilia na manutenção do colágeno, aumenta a luminosidade da pele e ajuda na uniformização do tom de pele;
  • Vitamina E: Mais um ótimo antioxidante, em conjunto com a vitamina C, promove ação antiglicante, antienvelhecimento e hidratante, o favorece ainda mais o uso desse produto em peles maduras.

4 – Studio Fix Fluid – MAC

4 - Studio Fix Fluid - MAC
Studio Fix Fluid – MAC

Best Seller da marca favorita dos maquiadores profissionais, a Studio Fix Fluid se destaca por poder ser usada por qualquer tipo de pele, desde as mais sensíveis com tendência a acne, as mais ressecadas.

Entre seus benefícios podemos pontuar:

  • FPS 15, ajudando na proteção diária da pele contra exposição solar;
  • Controle de oleosidade, fazendo com que a base dure por até 24h;
  • Efeito Matte sem obstruir os poros, o que evita aparecimento de cravos e acne;
  • Possui vitamina E, prevenindo contra o envelhecimento precoce da pele;
  • Não comedogênico, reforçando seu efeito positivo em peles com espinhas;
  • Ácido Hialurônico, famoso por sua hidratação profunda sem causar produção de sebo.

Não é atoa que essa base é uma das mais vendidas no mundo!

5 – Fit Me – Maybelline

5 - Fit Me - Maybelline
Fit Me – Maybelline

Sabendo que as Brasileiras sofrem com oleosidade na pele do rosto, graças às altas temperaturas durante todo o ano, a Maybelline adaptou a base Fit Me a essa necessidade.

Contendo micropartículas que irão absorver a oleosidade excessiva da sua pele durante o uso, ajuda também a cobrir imperfeições e espinhas por ter uma cobertura média e matte.

Com a cartela de cores mais democrática desta lista, conta com 18 tons, podendo se adaptar desde a peles muito claras até peles negras retintas.

Por ser não comedogênica e oil free, se torna segura para peles com tendência a acne, mas vale lembrar que essa base não possui proteção solar, por isso se você utiliza algum tratamento noturno que possui ácidos na fórmula, é indicado que a utilização da base seja feita apenas depois da aplicação da proteção, dessa forma você protege a pele de manchas indesejáveis e envelhecimento precoce.

6 – Super Stay 24H – Maybelline

6 - Super Stay 24H - Maybelline
Super Stay 24H – Maybelline

Ainda falando em Maybelline, temos a famosa Super Stay, conhecida por sua alta cobertura de acabamento matte, é super resistente a ações externas como umidade e vapor.

Contando com a tecnologia Micro-Flex, possibilita uma maior fixação da base de forma confortável, já que sua fórmula permite que o produto acompanhe os movimentos naturais da pele sem criar vincos ou sensação de rigidez.

Por falar em duração, a Super Stay pode durar até 24h em seu rosto, a tornando perfeita para dias corridos ou para eventos longos.

Assim como a Fit Me, ela é Oil Free e não comedogênica, confirmando sua segurança de uso para peles acneicas e sensíveis.

7 – ColorStay – Revlon

7 - ColorStay - Revlon
ColorStay – Revlon

Mundialmente conhecida por suas maquiagens de alta performance, a Revlon se preocupa com a saúde da pele dos amantes da beleza, por isso criou a versão da ColorStar para peles mistas e oleosas.

Perfeita para quem não procura um efeito super matte, essa base tem um toque de luminosidade sem deixar a pele com aspecto oleoso.

Super resistente, promete durar até 24h em seu rosto, por isso pede uma dupla limpeza na hora da retirada (aconselhamos o uso de um demaquilante ou água micelar + limpeza com sabonete específico para pele acneica).

Sua cobertura é de média a alta, permitindo esconder imperfeições e manchinhas indesejadas.

Sua textura mais sequinha não é muito indicada para peles mais maduras, pois corre o risco de acumular em linhas de expressão ou rugas, mas você pode contornar esse efeito aplicando um hidratante e um primer antes da base.

Uma dica: Preste bastante atenção na embalagem na hora da compra, essa base também possui a versão para peles secas, que não irá se adaptar bem a outros tipos de pele.

8 – Base em Pó Mineral – Make B.

8 - Base em Pó Mineral - Make B.
Base em Pó Mineral – Make B.

Especialmente pensada e desenvolvida para peles sensíveis, a Make B. Base em Pó Mineral tem fórmula hipoalergênica, oil free, testada dermatologicamente, livre de ceras, fragrância e conservantes. 

Sua textura ultrafina, de cobertura leve a média e toque seco dão ao look um acabamento leve e natural. 

Todos esses benefícios são fatores para uma adaptação perfeita também em peles oleosas e acneicas.

Possui ainda FPS 25, a tornando perfeita para usos diurnos e diários, ideal para quem procura praticidade.

E não pense que por ser diferente, seu uso é mais complexo: Como um bônus, a Base vem com pincel kabuki junto à embalagem, para deixar a aplicação ainda mais simples.

Últimas dicas para a maquiagem durar mais sem colocar sua pele sensível em risco:

  • Lave o rosto com um sabonete adequado antes da aplicação da maquiagem: Hoje você encontrará uma grande diversidade de produtos de limpeza faciais, mas lembre-se se comprar um específico para pele oleosa, eles ajudam a controlar a produção de sebo por mais tempo;
  • Não esqueça do protetor solar: Principalmente se você faz tratamentos dermatológicos que contenham ácido em sua fórmula, a exposição solar pode causar manchas nos locais que os produtos foram aplicados anteriormente e também nos pontos de acne que ainda estão inflamadas;
  • A pele oleosa também precisa ser hidratada: Os produtos para pele acneica costumam retirar a hidratação da pele, por isso é importante achar um hidratante de toque seco para aplicar antes da maquiagem. A dica é aplicá-lo logo após a limpeza;
  • Nunca durma sem remover completamente a maquiagem: Você já deve ter ouvido isso diversas vezes, mas não subestime essa dica. O risco se dá por que os produtos aplicados tapam os poros e não permitem que a derme respire corretamente, podendo agravar, e muito, a acne ou até mesmo fazendo aparecer em quem não lida com esse problema ainda.

Agora você pode respirar aliviada quando for escolher bases para sua pele acneica e sensível!