A caspa nada mais é do que o nome popular da dermatite seborreica (ou Seborréia), caracterizada por uma descamação que ocorre no couro cabeludo, causando o aspecto de “flocos brancos”, além de vermelhidão e coceira intensa.

Esse é um problema comum, que atinge mais de 40% da população brasileira, podendo aparecer tanto em homens como em mulheres, e, apesar de não ter cura, possui diversas formas de amenizar e controlar o incômodo. 

A Caspa surge em quem já possui propensão genética, e pode ser ativada por diversos fatores como:

  • Aumento da oleosidade no couro cabeludo por falta de lavagens;
  • Uso de mecanismos que emitem calor direcionados a raiz, como secador e chapinha;
  • Estresse, depressão e ansiedade;
  • Lavagem dos fios com água muito quente;
  • Uso de acessórios como chapéus e bonés;
  • Uso de produtos oleosos, como leave-ins e reparadores, próximos ao couro cabeludo.

Para combater esse problema, é necessário tratar a raiz do problema, além de usar produtos específicos para a caspa. Para te ajudar nesse período, separamos os 10 melhores shampoos para caspa e seborréia:

1 – Shampoo Dercos Anticaspa Intensivo – Vichy

1 - Shampoo Dercos Anticaspa Intensivo - Vichy
Shampoo Dercos Anticaspa Intensivo – Vichy

A Vichy é uma das marcas mais confiadas pelos dermatologistas não só para tratamento de pele, mas também para tratamentos de doenças do couro cabeludo.

O Shampoo Dercos Anticaspa Intensivo é uma novidade da marca que promete eliminar até 100% da caspa visível já a partir da 1ª aplicação, evitando ainda o reaparecimento por 6 semanas. Tudo isso sem ressecar os fios.

O produto reequilibra a microbiota do couro cabeludo, ou seja, ajuda a harmonizar o ecossistema de microorganismos que vivem naturalmente nessa região, essenciais para o bom funcionamento de todo o sistema de crescimento de cabelo e pele.

2 – Kerium Shampoo Gel Anticaspa Cabelo Oleoso – La Roche-Posay 

2 - Kerium Shampoo Gel Anticaspa Cabelo Oleoso - La Roche-Posay 
Kerium Shampoo Gel Anticaspa Cabelo Oleoso – La Roche-Posay 

A  La Roche-Posay é a marca n°1 no mundo quando falamos de cuidados com a pele e couro cabeludo, por isso é tão confiada por dermatologistas e tricologistas. 

Com seu shampoo anticaspa Kerium, eles prometem restaurar o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo graças ao complexo purificador, que além de tratar imediatamente, evita o reaparecimento da caspa, sendo uma das melhores opções para quem lida com caspa recorrente e difícil de tratar.

Perfeito para quem sofre com a necessidade de lavagens diárias por conta do excesso de oleosidade, esse produto também ajuda a controlar a produção de sebo.

3 – Shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina – Natura

3 - Shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina - Natura
Shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina – Natura

Se uma das suas preocupações na hora de escolher o shampoo ideal para o tratamento da caspa é manter a hidratação e maciez dos fios, o shampoo Reequilibrante Anticaspa Lumina da Natura precisa estar na sua lista de must have!

O diferencial desse produto é o ativo dermocontrole apresentado pela marca, que trata até as camadas mais profundas do couro cabeludo, auxiliando não só no tratamento da caspa já existente, eliminando até 99% do incômodo, mas também atuando na prevenção do aparecimento constante, isso tudo sem ressecar ou afetar a fibra capilar.

A Natura indica que os resultados prolongando são atingidos a partir de 28 dias de uso contínuo.

4 – Shampoo Anticaspa Hidratação Diária – Seda 

4 - Shampoo Anticaspa Hidratação Diária - Seda 
Shampoo Anticaspa Hidratação Diária – Seda 

Para quem procura um produto com baixo custo de investimento, que possa ser encontrado com facilidade em drogarias e mercados, o Shampoo Seda Anticaspa Hidratação Diária pode ser uma boa escolha!

Sua textura suave e de fácil absorção ajuda a eliminar fungos, inclusive os causadores da caspa, além de prevenir contra o reaparecimento dos mesmos. 

Ele também ajuda a controlar a produção de sebo, outro potencial indomodo para quem possui sensibilidade ao aparecimento de caspa.

5 – Therapy Shampoo Anticaspa – Truss

5 - Therapy Shampoo Anticaspa - Truss
Therapy Shampoo Anticaspa – Truss

A Truss se tornou uma das marcas queridinhas dos cabeleireiros por apresentar produtos de alta performance e facilidade de uso, por isso, você pode tê-los em casa para cuidar dos seus cabelos no seu próprio chuveiro!

Seu shampoo Therapy Anticaspa prova sua potência, graças a sua composição que contém:

  • Scurf Control: possui propriedades antifúngicas que eliminam a caspa.
  • Cool Ice Menthol: Promove frescor, perfeito para quem passou por longos períodos de coceira intensa;
  • Nano Repair: micropartículas que são facilmente absorvidas pelo fio, formando um filme de proteção que possui ação anti-frizz, além de garantir brilho interno e maciez.
  • Complexo Vegetal (Cinchona, Arnica, Limão, Juá, Maçã, Uva): Regulam a oleosidade, diminuindo visivelmente a caspa, a vermelhidão e as irritações, enquanto aumentam a circulação sanguínea do local, favorecendo um crescimento saudável e cicatrização rápida de possíveis feridas.

6 – Shampoo Anticaspa Pielus DI – Mantecorp 

6 - Shampoo Anticaspa Pielus DI - Mantecorp 
Shampoo Anticaspa Pielus DI – Mantecorp

Se no seu caso a dermatite seborréica é algo mais grave, que causa feridas devido a coceira e uma descamação tão intensa que nenhum outro produto consegue ajudar, o Shampoo Anticaspa Pielus pode ser uma opção eficaz.

Sem propriedades irritantes, é dermatologicamente testado e hipoalergênico, o que é favorável para o couro cabeludo que já se encontra sensível.

Indicado para quem possui desde caspa leve até a mais intensa, alivia não só o incômodo visual, mas os efeitos secundários como a coceira e a vermelhidão.

7 – Shampoo Anticaspa – Amend 

7 - Shampoo Anticaspa - Amend 
Shampoo Anticaspa – Amend

Para cabelos que precisam, além de tratar a caspa, repor nutrientes (etapa de nutrição), o Shampoo Anticaspa da Amend é uma ótima opção!

Sua ação eficaz se dá graças a sua fórmula especialmente pensada para tratar o couro cabeludo sem ressecar os fios.

  • Climbazol: Poderoso agente antifúngico tópico usado para controle de infecções fúngicas da pele, como a caspa;
  • Zinco: Auxilia na redução da oleosidade, um dos principais fatores de ativação da dermatite seborreica; 
  • Extratos Vegetais: Evitam a perda natural de nutrientes causada pelas lavagens.

8 – Shampoo Anticaspa Malbec Club – O Boticário

8 - Shampoo Anticaspa Malbec Club - O Boticário
Shampoo Anticaspa Malbec Club – O Boticário

Os homens acabam sendo a maior parcela dos afetados pelos problemas da caspa pelo uso excessivo de bonés e chapéus, além de muitas vezes usarem produtos inadequados para o seu tipo de cabelo.

Pensando nos cuidados masculinos essenciais, a O Boticário lançou o Shampoo Anticaspa Malbec Club, com o cheirinho do perfume mais vendido da marca, que dá nome ao produto, possui fórmula especial com tecnologia Pro Scalp, que garante alívio imediato da coceira intensa, além de reduzir a oleosidade e a caspa em até 3x Extrato De Casca De Salgueiro, Extrato De Semente De Uva, Piroctone Olamine, Alantoína, Zinco Pca e Mentol, que juntos tem o poder de eliminar até 100% das caspas visíveis.

9 – Shampoo Anticaspa Men 3 em 1 – Head & Shoulders 

9 - Shampoo Anticaspa Men 3 em 1 - Head & Shoulders 
Shampoo Anticaspa Men 3 em 1 – Head & Shoulders

Mais uma opção para os cabelos masculinos são os shampoo da Head And Shoulders, escolhemos o Anticaspa Men 3 em 1 por sua praticidade e preço acessível. Ele leva esse nome por possuir três principais ações:

  • Limpar profundamente
  • Combate a caspa e previne o ressurgimento 
  • Hidrata os fios, proporcionando maciez 

O produto possui tecnologia DermaSense,responsável pela eficiência no controle da dermatite seborreica e seus sintomas, como a coceira.

10 – Shampoo Hydra Detox 48h Anticaspa – Elseve 

10 - Shampoo Hydra Detox 48h Anticaspa - Elseve 
Shampoo Hydra Detox 48h Anticaspa – Elseve

Se em seu caso a ativação da caspa se dá por conta da oleosidade em excesso, e você gostaria de combater os dois problemas de uma só vez sem gastar muito, o Shampoo Hydra Detox 48h Anticaspa é uma opção fácil de ser encontrada em drogarias de todo o Brasil!

Sua ação potente tem como fundamento sua fórmula à base de essência verde e alga azul, que proporcionam higienização profunda, auxiliando no controle da produção de sebo, enquanto evita o ressecamento por conta de seus ativos hidratantes.