Quando os cabelos branco começam a surgir, é comum iniciarmos a jornada à procura de produtos para escondê-los. Porém, quem pesquisar um pouco sobre as melhores opções, certamente irá entrar em um questionamento: Tinturas convencionais ou tonalizantes?

A tinta permanente, como o próprio nome já sugere, faz uma mudança radical e duradoura na estrutura do cabelo, por isso cobre os cabelos branco com mais facilidade. Mas não pense que isso não tem um preço.

Um dos principais malefícios das colorações é a alta concentração de água oxigenada, usada nesse tipo de produto com o intuito abrir as cutículas para que o pigmento entre com mais facilidade, além da presença de amônia, que garante a melhor fixação da cor, porém resseca e pode causar alergias no couro cabeludo.

Já os tonalizantes, por não conter pouca ou nenhuma quantidade desse compostos, não penetra tão profundamente nos fios, formam apenas uma película de pigmentos ao redor da cutícula do cabelo, por essa razão, desbotam mais rápido, sendo o ideal então para quem gostaria de manter a saúde do cabelo, e claro, tem disponibilidade para retocar com uma maior frequência. 

Eles são ainda uma boa opção para quem passou por uma grande agressão aos fios, como descoloração, alisamentos químicos ou permanentes. Após esses processos, o cabelo se torna mais frágil e sensível, utilizar tinturas permanentes pode causar danos irreversíveis, como o corte químico.

Porém, entenda suas expectativas, em geral, os tonalizantes cobrem cerca de 50% a 70% dos fios brancos, já as tinturas permanentes, chegam a 100%.

Conheça os 10 melhores tonalizantes para ajudar a esconder os fios brancos:

1 – Tonalizante Creme Soft Color – Wella

1 - Tonalizante Creme Soft Color - Wella
Tonalizante Creme Soft Color – Wella

Se você quer tonalizar o cabelo em casa, sozinha ou com a ajuda de alguém, essa é uma ótima opção!

Caso seus fios já tenham passado por um processo químico ou estejam enfraquecidos por alguma razão, esse é um produto mais seguro, comparado com outros da categoria. A marca informa que com o uso de todo o kit que vem na caixinha, seu cabelo tem 90% menos chance de quebrar.

Sua durabilidade também é maior, podendo chegar a 29 lavagens, a mesma quantidade que uma tinta permanente, por exemplo.

Isso tudo se dá graças a sua fórmula que contém aloe vera, manteiga de karitê e óleo de coco.

2 – Diarichesse – L’Oréal Professionnel 

2 - Diarichesse - L'Oréal Professionnel 
Diarichesse – L’Oréal Professionnel

Muito usado por cabeleireiros, garante uma cor uniforme, neutralizando manchas de colorações anteriores ou matizando luzes loiras, o tonalizante Diarichesse garante até 70% de cobertura dos fios brancos de forma natural e sem prejudicar a saúde dos fios.

Sua fórmula conta com Ionène G e Incell, responsáveis por tratar com precisão toda a fibra capilar, preenchendo pontos que precisam ser restaurados e promovendo brilho intenso.

3 – Tonalizante Acquaflora

3 - Tonalizante Acquaflora
Tonalizante Acquaflora

Quem procura um tonalizante suave, que irá garantir um efeito natural ou apenas iluminar uma tintura que vem perdendo o brilho, vai amanhã o tonalizante da Acquaflora.

Esse produto promove cobertura dos fios brancos em até 50%, com longa duração, mantendo a cor e brilho por diversas lavagens.

Sua delicada fórmula é enriquecida com Proteína da Pérola e Silício Orgânico, combinação que ajuda a proteger a integridade da queratina presente naturalmente, grande responsável pela estrutura fio. 

4 – Tonalizante Capilar Escllusiv – Haskell 

4 - Tonalizante Capilar Escllusiv - Haskell 
Tonalizante Capilar Escllusiv – Haskell

A formulação do sistema de tonalizantes Excllusiv, da Haskell, contém manteiga de oliva, que confere potente hidratação e nutrição aos fios, além de pigmentos de alta qualidade que prolonga a durabilidade da cor intensa.

Por não conter amônia em sua composição, pode ser aplicado de forma segura tanto em cabelos naturais, como nos coloridos ou com algum tipo de alisamento. A única recomendação da marca é dar um espaço entre a aplicação e procedimentos agressivos, dando tempo para o cabelo minimamente se recuperar.

5 – Shades EQ – Redken 

5 - Shades EQ - Redken 
Shades EQ – Redken

O tonalizante Redken Shades EQ tem a proposta de renovar a cor, corrigir tons manchados ou desbotados, além de dar brilho gloss aos fios.

Ele apresenta uma fórmula avançada com pH acídico, aminoácidos de trigo e silicone, combinação que proporciona cor vibrante, maciez e grande cobertura dos fios brancos.

Possui ação condicionante capaz de hidratar os fios, auxiliando na durabilidade da cor.

6 – Tonalizante Cellophanes – Sebastian Professional

6 - Tonalizante Cellophanes - Sebastian Professional
Tonalizante Cellophanes – Sebastian Professional

Esse é um tonalizante criado pensando para pessoas que passaram por processo químicos agressivos mas não abrem mão de um cabelo com cor uniforme, precisando assim de um cuidado extra para evitar quedas e quebras.

Além de não conter amônia, não apresenta álcool e peróxido em sua fórmula, por isso se torna seguro para cabelos fragilizados.

Mas não para por aí: Possui ainda proteção UV, que previne contra a perda de umidade, mantendo os fios mais hidratados.

7 – Tonalizante Bigen

7 - Tonalizante Bigen
Tonalizante Bigen

A Bigen é uma opção para quem procura uma formulação com ativos mais naturais.

Esse produto hidrata enquanto uniformiza a tonalidade geral do cabelo, perfeito para quem anda com fios mais opacos e sem vida.

Além de possuir reflexos brilhantes e cor intensa, não prejudica a saúde dos fios e tem boa capacidade de cobertura dos fios brancos.

8 – Tonalizante Intense – Inoar

8 - Tonalizante Intense - Inoar
Tonalizante Intense – Inoar

Se você procura um produto que cubra mais que os tonalizantes tradicionais, porém não prejudique a saúde dos fios como a tintura permanente costuma fazer, o Intense da Inoar pode ser um bom “meio termo”.

Esse produto é um tonalizante semi permanente, que promove uma alta cobertura, por conta de seu sistema de coloração seletiva, e longa duração. Além disso, promete manter os fios hidratados e protegidos, graças às microcápsulas de Óleo de Argan presentes em sua composição.

Esse produto não contém amonia, como a maioria dos tonalizantes, além de ser vegano e livre de teste em animais.

9 – Máscara Pigmentante – Magic Color

9 - Máscara Pigmentante - Magic Color
Máscara Pigmentante – Magic Color

Para quem quer sair do convencional, e acha que é a hora de curtir um cabelo de cor viva e alternativa, a Máscara Pigmentante da Magic Color vai trazer diversão para essa fase!

Além das cores convencionais, como castanho, loiros e ruivos, a marca apresenta tons de rosa, vermelho, laranja, azul e verde.

Com óleo de argan e queratina em sua composição, garante a hidratação, brilho e proteção da estrutura capilar durante a tonalização.

Sua cor dura entre 10 e 15 lavagens, por isso, não tenha medo de arriscar uma cor nova, em duas semanas você já poderá mudar novamente.

10 – Color Affair – Elisafer

10 - Color Affair - Elisafer
Color Affair – Elisafer

O diferencial desse tonalizante é a sua tecnologia que separa os pigmentos em tamanho reduzido, melhorando a absorção da cor pelos fios, proporcionando um efeito uniforme, duradouro e intenso, cobrindo de forma excelente até mesmo os cabelos brancos.

Ele acompanha ainda uma emulsão reveladora que não danifica os fios e ajuda na preservação da cor.