Quando os cabelos brancos começam a brotar em nossas cabeças, é comum que procuremos por tintas para cobri-los, podendo ser até mesmo um empurrãozinho para mudar completamente o visual.

Para escolher a tinta certa, o ideal é entender primeiro o que as numerações que estão escritas nas embalagens querem dizer, e de forma alguma confiar apenas nas fotos de “antes e depois” inseridas no verso.

As nuances dos tons da base são representadas em números de 1 a 7, que significam:

  1. Acinzentado
  2. Violeta ou Azulado
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom/ Castanho

Porém você já deve ter reparado que esses números não costumam vir sozinhos, e é de extrema importância também observar quais outros aparecem depois deles. 

O segundo número tem relação ao reflexo que essa tintura criará no seu cabelo, ou seja, uma nuance diferente em exposição a diferentes luzes. 

Os números nesse caso significam:

  1. Acinzentado
  2. Matte
  3. Dourado
  4. Acobreado
  5. Acaju
  6. Vermelho
  7. Marrom , castanho ou chocolate
  8. Azulado
  9. Esverdeado

Por exemplo: O 10.1 é ideal para um loiro platinado, com nuances acinzentadas, já para um preto intenso, a melhor opção é o 1.8. 

Agora que você já sabe como escolher a cor, vamos te ajudar a escolher a marca e o tipo de produto ideal para o seu cabelo! 

Confira a seleção com as 10 melhores tintas para cobrir os cabelos brancos:

1 – Coloração Casting Creme Gloss – L’Oréal Paris

1 - Coloração Casting Creme Gloss - L'Oréal Paris
Coloração Casting Creme Gloss – L’Oréal Paris

Certamente você já passou por um comercial ou banner deste produto.

O Casting Creme Gloss de L’Oréal Paris é a coloração sem amônia, substância altamente prejudicial aos fios, que além de esconder os fios brancos, proporciona brilho gloss intenso, graças a sua ação de nutrição intensa.

Essa coloração pode ser usada por todos os tipos de cabelo, inclusive os que passaram por algum procedimento químico.

Apesar de ser uma tintura um pouco mais leve e menos prejudicial, tem bastante capacidade de cobertura dos fios brancos, principalmente quando falamos dos fios mais escuros, por isso, é ideal para quem quer apenas acentuar a cor natural ou fazer sutis mudanças.

A marca promete ainda a duração de uma cor radiante por até 28 lavagens.

2 – Illumina Color – Wella Professionals

2 - Illumina Color - Wella Professionals
Illumina Color – Wella Professionals

Essa tintura profissional oferece até 100% de cobertura dos fios brancos, perfeito para quem não abre mão de um efeito duradouro. Sua fórmula possui uma quantidade baixa de amônia, permitindo a penetração do pigmento sem afetar a saúde de seus fios.

Seu diferencial é a tecnologia Microlight, que apresenta milhões de micropartículas que diminuem os danos na cutícula.

3 – Coloração Imédia Excellence- L’Oréal Paris

3 - Coloração Imédia Excellence- L'Oréal Paris
Coloração Imédia Excellence- L’Oréal Paris

Fácil de encontrar nas prateleiras dos mercados e drogarias, a Imédia Excellence possui tecnologia avançada que promete cobrir 100% dos fios brancos, enquanto protege e cuida dos cabelos antes, durante e depois da coloração.

Sua fórmula conta com 3 poderosos ativos:

  • Pró-keratina: Protege e fortalece os fios; 
  • Ceramida: Reforça a fibra capilar, capaz de manter a integridade das cutículas e do córtex capilar;
  • Ionene g: Possui poder reconstrutor para recuperar os fios de possíveis ressecamentos. 

4 – Igora – Schwarzkopf 

4 - Igora - Schwarzkopf 
Igora – Schwarzkopf 

Para quem procura praticidade e cobertura total dos fios, a IGORA é a opção ideal. Isso porque seu tempo de pausa é de apenas 10 minutos, proporcionando a cobertura total de fios brancos com seus pigmentos de coloração de alta performance em uma velocidade incomparável.

Possui o inovador sistema Amino Acid Carrier, uma Cadeia de Aminoácidos que proporciona importantes resultados de cor e cobertura perfeita enquanto cuida e protege os fios.

5 – Koleston – Wella

5 - Koleston - Wella
Koleston – Wella

A Koleston é uma das tintas mais conhecidas no mercado Brasileiro, isso porque tem alta cobertura dos fios brancos, é fácil de usar e garante hidratação em todas as etapas de coloração.

Com tecnologia de resistência à água, cria camada de proteção que impede que ela penetre no fio, mantendo a cor intensa, sem desbotar, por muito mais tempo que outros produtos similares. 

6 – Tinta de Cabelo Maxton – Embelleze

6 - Tinta de Cabelo Maxton - Embelleze
Tinta de Cabelo Maxton – Embelleze

Para quem quer manter a cor natural ou quer mudar radicalmente, a tintura Maxton é uma das mais acessíveis e fáceis de usar dessa lista. Capaz de cobrir todos os cabelos brancos, possui fórmula enriquecida com três ativos hidratante e nutritivos:

  • Queratina: Componente responsável por praticamente 90% da composição natural do cabelo, quando inserido em produtos tem a capacidade de proteger e preencher falhas ocasionadas por processos, inclusive as tinturas;
  • Ceramidas: Quando inserida em colorações, reforça a fibra capilar, mantendo a integridade dos fios;
  • Silicone: Ajuda a preservar a água da fibra capilar, impedindo ressecamentos por falta de hidratação.

7 – Coloração Evolution Of The Color -Alfaparf 

7 - Coloração Evolution Of The Color -Alfaparf 
Coloração Evolution Of The Color -Alfaparf

A Coloração Evolution foi elaborada com alta tecnologia que promove cobertura dos fios brancos de forma perfeita sem ressecar, graças ao ácido hialurônico presente em sua fórmula, este ativo possui a capacidade de atrair e reter água, mantendo a hidratação mesmo após o processo de coloração.

Além disso, conta também com PPD, que reduz de forma eficaz os riscos de sensibilidade ao couro cabeludo, por isso é mais tolerável até mesmo para pessoas alérgicas. 

Esse produto possui um baixo percentual de amônia, principal ativo negativo encontrado em tinturas.

8 – Intense – Inoar

8 - Intense - Inoar
Intense – Inoar

Se o seu maior medo com relação às colorações é o ressecamento que elas podem causar, escolha a Intense, da Inoar. Sua composição conta com microcápsulas de Óleo de Argan que proporcionam hidratação e nutrição, dando brilho e maciez aos fios.

Sua grande inovação vem do sistema de coloração seletiva, que garante uma coloração totalmente uniforme, intensa e duradoura.

Mais um benefício desse produto é a sua disponibilidade para misturas de nuances, ou seja, você pode pegar duas ou mais tintas e transformar em uma cor única e personalizada. 

9 – Idea Color – Cadiveu 

9 - Idea Color - Cadiveu 
Idea Color – Cadiveu 

A Idea Color se apresenta com uma cartela variada de cores únicas e cheias de personalidade, tem a capacidade de cobrir até mesmo os fios mais resistentes. 

Além disso, oferece nutrição intensa e alto poder de tratamento da fibra capilar, deixando os fios sedosos e brilhando, com uma cor intensa e duradoura. 

Para quem se preocupa com a saúde dos fios, sua baixa concentração de amônia, substância normalmente encontrada em algumas tintas, evita que os fios ressequem após a coloração.

10 – Cor&Ton Coloração – Niely 

10 - Cor&Ton Coloração - Niely 
Cor&Ton Coloração – Niely

Se você procura por cores vivas, cabelos brilhantes e um preço acessível, a Cor&Ton precisa estar no seu radar de compra!

Sua fórmula capaz de nutrir e proteger os fios contém os seguintes ativos:

  • Queratina: Componente reconstrutor que fortalece os fios, evitando a quebra;
  • Gérmen de trigo: Combate o frizz e ajuda a devolver o brilho de cabelos danificados;
  • Silicone: Auxilia na retenção da hidratação;
  • Filtro UV: Protegendo a cor do desbotamento causado pela exposição ao sol.

Sua textura cremosa facilita a auto aplicação para uma cor uniforme que cobre totalmente os fios brancos.