Depois que me tornei loira, senti que meus cabelos precisavam de um cuidado completamente diferente, não só pela cor, que agora precisa de uma manutenção constante, mas também por conta da textura e dos danos que a descoloração causa.

Mudei meu shampoo, máscaras, condicionadores, leave-ins e até mesmo os óleos finalizadores que usava quando meu cabelo era castanho, afinal, até a coloração do produto pode interferir no resultado do meu loiro dos sonhos.

Aqui estão alguns pontos que o shampoo ideal para o cabelo loiro pode ter:

  • Shampoos Roxos: Os shampoos roxos são amplamente conhecidos por seu poder de neutralizar os tons amarelados e alaranjados indesejados nos cabelos loiros. Eles contêm pigmentos violeta que ajudam a equilibrar a cor, deixando os fios com um tom mais frio e luminoso. Mas vale ressaltar que produtos com esse pigmento NÃO servem para tons dourados, pois ele pode alterar a cor, transformando em algo mais perolado ou cinza.
  • Shampoos com Proteção UV: Os cabelos loiros tendem a ser mais sensíveis à exposição solar, o que pode resultar em desbotamento da cor e danos aos fios. Os shampoos com proteção UV são formulados para proteger os cabelos dos raios solares prejudiciais, preservando a cor vibrante e evitando o ressecamento. E não ache que ele deve ser usado apenas no verão, quando você irá se expor diretamente ao sol na praia ou piscina. Assim como o protetor solar facial, o ideal é que seja usado em todas as épocas do ano.
  • Shampoos Hidratantes: A descoloração e outros processos químicos podem deixar os cabelos loiros mais propensos ao ressecamento. Portanto, shampoos hidratantes são essenciais para manter a umidade adequada dos fios e evitar a quebra. Ingredientes como óleos naturais, extratos de plantas e manteigas hidratantes são comumente encontrados nesses produtos. Opte por shampoos que proporcionem uma hidratação profunda e nutrição aos cabelos loiros.
  • Shampoos Reconstrutores: Ideais para serem utilizados logo após o procedimento, contêm ingredientes reparadores, como queratina, proteínas e aminoácidos, que ajudam a fortalecer e reconstruir os cabelos danificados. Esses produtos melhoram a elasticidade dos fios, evitando a quebra e proporcionando um aspecto saudável.

Agora você já está preparada para iniciar a rotina de cuidados para ter o cabelo dos sonhos. Conheça os 10 melhores shampoos para cabelo loiro:

Para loiros acinzentados ou platinados:

1 – Shampoo Matizador Specialist Blonde – Amend

1 - Shampoo Matizador Specialist Blonde - Amend
1 – Shampoo Matizador Specialist Blonde – Amend

Quando eu estava com o cabelo mais acinzentado, toda a linha Matizadora Specialist Blonde me ajudou a manter o resultado do cabelo, sem deixar rastros de pigmento roxo nos fios.

E falando especialmente do shampoo, você pode contar com uma limpeza profunda que elimina os tons amarelados sem deixar as pontas secas.

Sua fórmula conta com polissacarídeos nutri-protetores, que formam uma camada protetora ao redor do cabelo, ajudando a reter a umidade e prevenindo a perda de nutrientes essenciais. Eles também ajudam a fortalecer a fibra capilar, tornando os cabelos mais resistentes à quebra e ao desgaste causado por fatores ambientais, como a exposição ao sol, poluição e uso excessivo de ferramentas de calor. 

Conta também com extrato de mirtilo, outro ingrediente valioso para a saúde capilar por ser rico em antioxidantes, vitaminas e minerais, ajudando a proteger os fios dos danos causados pelos radicais livres, que podem enfraquecer a estrutura capilar e levar à quebra e ao envelhecimento precoce dos fios. Além disso, o extrato de mirtilo auxilia na melhoria da circulação no couro cabeludo, promovendo um ambiente saudável para o crescimento capilar. 

Recomendado:  Top 10 Melhores Máquinas de Cortar Cabelo

2 – Shampoo Desamarelador Siàge Loiro Expert – Eudora

2 - Shampoo Desamarelador Siàge Loiro Expert - Eudora
2 – Shampoo Desamarelador Siàge Loiro Expert – Eudora

O Shampoo Desamarelador Siàge Loiro Expert é parte de uma linha de produtos especialmente desenvolvida para tratar cabelos descoloridos que possui fórmula matizadora, eliminando tons amarelados enquanto limpa suavemente os fios, sem ressecá-los.

Ele é enriquecido com Filtro UV e Pro-Vitamina B5, o que proporciona uma proteção adicional aos cabelos contra os danos causados pela exposição diária ao sol. Esses ingredientes ajudam a garantir que o loiro se mantenha radiante e bem cuidado por um período prolongado. 

Além disso, o shampoo também atua na restauração da elasticidade e resistência dos fios, repondo também a hidratação perdida durante processos químicos.

3 – Shampoo Matizador Lumina – Natura

3 - Shampoo Matizador Lumina - Natura
3 – Shampoo Matizador Lumina – Natura

Esse shampoo matizador da linha Lumina é ótimo para quem deseja um produto mais suave e de efeito antiamarelamento e antidesbotamento, além de obter cabelos mais fortes, brilhantes e protegidos contra o ressecamento. 

A Natura recomenda que, ao perceber que seus fios estão amarelados, aplique o shampoo nos cabelos molhados, massageando mecha por mecha, e enxágue abundantemente. Para cabelos loiros ou grisalhos, recomenda-se o uso de 1 a 3 vezes por semana, de acordo com o grau de amarelamento dos fios. Já para cabelos completamente brancos, a aplicação uma vez por semana é suficiente.

4 – Shampoo ultra violeta Matizador – TRESemmé

4 - Shampoo ultra violeta Matizador - TRESemmé
4 – Shampoo ultra violeta Matizador – TRESemmé

O Shampoo TRESemmé Ultra Violeta Matizador foi desenvolvido para recuperar e realçar a cor dos cabelos loiros, platinados ou grisalhos, sem causar ressecamento. 

Inspirado nas tendências de salão, o shampoo possui pigmento ultra violeta e complexo vitamínico, revitalizando a cor dos fios já na primeira lavagem.

A dica é: Aplique nos cabelos molhados, massageando suavemente, e deixe o shampoo agir por 2 a 5 minutos antes de enxaguar bem. 

5 – Shampoo Loira de Farmácia Matizado – Lola Cosmetics

5 - Shampoo Loira de Farmácia Matizado - Lola Cosmetics
5 – Shampoo Loira de Farmácia Matizado – Lola Cosmetics

A Lola é uma marca super divertida, como você pode ver pelo nome “Shampoo Matizador Loira de Farmácia”, que oferece produtos de alta performance especialmente para nós brasileiras.

Falando especificamente desse shampoo, desenvolvido com ingredientes naturais para cuidar dos cabelos loiros naturais, coloridos ou com mechas, conta com fórmula exclusiva que contém vinagre de frutas, extrato de limão e camomila, ingredientes ativos que trabalham em harmonia para restaurar a cor vibrante e o brilho natural dos fios, deixando-os com uma aparência saudável e radiante e livre de tons amarelados.

Com um pH ácido, tem a capacidade de selar as cutículas capilares e diminuir a porosidade, muito comum em cabelos descoloridos. 

Para loiros dourados e beges: 

6 – Shampoo Luxe Creations Blonde Care – Amend

6 - Shampoo Luxe Creations Blonde Care - Amend
6 – Shampoo Luxe Creations Blonde Care – Amend

A Amend é uma das minhas marcas favoritas, e com o Shampoo Amend Luxe Creations Blonde Care, produto formulado especialmente para cabelos loiros descoloridos, cuida dos fios que sofreram danos profundos devido a processos químicos. 

Com o exclusivo Blonde Anti-porosity System, esse shampoo cuida da estrutura dos fios, repõe os aminoácidos perdidos e oferece proteção da cor. Além disso, fortalece os cabelos loiros, melhora a penteabilidade e recupera a fibra capilar, aumentando o diâmetro dos fios e deixando-os macios e brilhantes. 

Recomendado:  Cuidados Essenciais com as Sobrancelhas: Moldando e Embelezando o Olhar

Sua fórmula suave, enriquecida com o ativo Hydro-Protector, age como um escudo protetor, mantendo a hidratação dos cabelos por mais tempo e revitalizando-os.

7 – Shampoo Siàge Reconstrói Os Fios – Eudora

7 - Shampoo Siàge Reconstrói Os Fios - Eudora
7 – Shampoo Siàge Reconstrói Os Fios – Eudora

Perfeito para quem acabou de se tornar, ou retocar, um loiro dourado ou bege, esse shampoo da linha Siàge, de Eudora, reconstrói os fios oferecendo uma espuma cremosa e suave, capaz de limpar profundamente sem ressecar os cabelos, preparando-os para receber um tratamento eficaz.

Sua fórmula exclusiva é enriquecida com Óleo de Argan e Queratina, ingredientes poderosos que oferecem o dobro de força aos fios, além de combater as temidas pontas duplas.

8 – Shampoo Revival – Braé

8 - Shampoo Revival - Braé
8 – Shampoo Revival – Braé

A Braé é uma das marcas mais amadas pelos cabeleireiros profissionais, e com esse Shampoo Revival, oferece um produto especialmente desenvolvido para cabelos danificados e fragilizados, e para as loiras, é super seguro pois não irá amarelar seu tom. 

Sua composição é enriquecida com compostos vitamínicos que gradualmente resgatam as camadas sensibilizadas dos fios. Conheça os ativos;

  • Proteína do trigo, atua na reparação das escamas de queratina dos cabelos danificados, conferindo volume e forma aos fios.
  • Proteína de queratina, rica em glicina, cistina, cisteína e aminoácidos essenciais, ela auxilia na reposição de massa nos fios, garantindo um crescimento saudável.
  • Proteína da seda, que reduz a porosidade e alinha as cutículas dos cabelos. Isso resulta em fios maleáveis, sedosos e flexíveis.
  • Alga marinha, conhecida por suas propriedades nutritivas e revitalizantes, contribui para garantir sedosidade aos fios, proporcionando um aspecto saudável e bonito.

9 – Shampoo Absolut Repair Gold Quinoa + Protein – L’Oréal Professionnel 

9 - Shampoo Absolut Repair Gold Quinoa + Protein - L'Oréal Professionnel 
9 – Shampoo Absolut Repair Gold Quinoa + Protein – L’Oréal Professionnel 

Apesar de não ser um shampoo direcionado apenas para cabelos loiros, o Absolut Repair Gold Quinoa foi especialmente desenvolvido para cabelos danificados, oferecendo uma reparação personalizada e reconstrução instantânea dos fios, benefícios essenciais para quem passou por processo de descoloração e tingimento. 

Os principais ingredientes deste shampoo, Quinoa Dourada e Proteína Hidrolisada de Trigo, criam um filme protetor que mantém as cutículas capilares seladas, retendo as propriedades restauradoras dentro da fibra capilar.

Graças à tecnologia de co-emulsão, as moléculas do shampoo são 50% menores do que as dos shampoos tradicionais. Isso permite que os ingredientes ativos penetrem profundamente na fibra capilar, formando um filme fino e uniforme, aperfeiçoando a superfície dos cabelos. 

10 – Shampoo Match SOS Cauterização Pós-Química – O Boticário

10 - Shampoo Match SOS Cauterização Pós-Química - O Boticário
10 – Shampoo Match SOS Cauterização Pós-Química – O Boticário

Com o Match SOS Cauterização, você pode ter total liberdade para fazer o que quiser com seu cabelo, como alisamento, descoloração, tintura, escova progressiva, relaxamento ou permanente, sem medo.

O Shampoo dessa linha oferece uma solução completa para reparar danos químicos severos já na primeira aplicação, facilitando seu dia a dia e recuperando a saúde em velocidade recorde. 

A fórmula do shampoo inclui a Queratina Biomimética, um ativo vegetal inovador que mimetiza a queratina natural dos fios. Esse componente ajuda a regenerar a fibra capilar, devolvendo força e maciez, sem deixar os fios pesados ou rígidos.