Os fios podem perder água, e como consequência perder o brilho e resistência, por diversos motivos, seja por descoloração, tinturas, alisamento, idas à praia e piscina, ou uso de chapinha e secador. 

Para reparar essa perda, é necessário investir em produtos hidratantes, começando pelo shampoo, que podem conter ativos como:

  • Pantenol ou D-Pantenol: Componentes que tem a capacidade de atrair e reter umidade nos fios, criando uma camada protetora que faz a hidratação durar por muito mais tempo;
  • Aloe Vera (Babosa): Ativo hidratante, fortalecedor e calmante, perfeito para quem possui couro cabeludo sensível ou oleoso;
  • Óleo de Argan: Apesar de ser mais utilizado na etapa de nutrição, é um ativo importante para a hidratação, capaz de promover um brilho espetacular;
  • Água Micelar: Muito conhecida por ser usada em produtos para o rosto, também é benéfica para o cabelo, pois ajuda a devolver a água perdida, além de minerais, sem pesar;
  • Extrato de Avelã: Ativo muito completo que possui ação emoliente, nutritiva, hidratante, remineralizante e amaciante.

Cabelos desidratados não respondem bem a produtos detox, antiressíduos e muitas vezes aos que prometem controle de oleosidade, isso porque eles possuem ativos que abrem muito as cutículas para uma limpeza profunda, ficando mais difícil de selá-las novamente.

Os principais sinais da desidratação nos cabelos são:

  • Aspecto áspero e rígido
  • Fios sem movimento
  • Perda do brilho, aspecto opaco
  • Pontas duplas
  • Aumento do frizz

Para te ajudar a devolver a vida que seu cabelo merece, separamos os 10 melhores shampoo para cabelos que precisam de hidratação:

1 – Shampoo Moisture Recovery – Joico

1 - Shampoo Moisture Recovery - Joico
Shampoo Moisture Recovery – Joico

O Shampoo Moisture Recovery, da marca Joico, querida pelos cabeleireiros de todo o mundo, repara a barreira hidrolipídica dos fios, devolvendo e retendo a umidade necessária para restaurar a maleabilidade e movimento dos cabelos.

Sua fórmula super potente conta com dois importantes complexos:

  • Complexo Hidramínico Marinho: Composto de Algas Marinhas e Aminoácidos de origem marinha, aliados à Manteiga de Murumuru, Oliva e Karité. 

Esse combo ajuda na recuperação da elasticidade natural dos fios, além de suavizar as cutículas, para proporcionar uma diminuição de pontas duplas e aumento da hidratação, maciez e brilho.

  • Complexo Peptídico Bio-Avançado: União de uma cadeia de aminoácidos que tem capacidade de fortalecer e reconstruir os fios danificados pela desidratação, recuperando o aspecto de saudável.

2 – Shampoo Dream Cream – Lola Cosmetics

2 - Shampoo Dream Cream - Lola Cosmetics
Shampoo Dream Cream – Lola Cosmetics

Com uma limpeza suave, porém eficaz, o Shampoo Dream Cream foi pensado nos cabelos secos e rebeldes, sendo capaz de devolver a umidade perdida e ajudar a restaurar os danos sofridos no tempo em que o cabelo se manteve desidratado.

Rico em Aloe Vera, promove uma sensação de frescor enquanto fortalece e hidrata os fios, podendo ser usado por todos os tipos de cabelo.

Essa linha também possui uma máscara Super Hidratante que complementa o efeito de cabelos renovados, macios e brilhantes.

3 – Shampoo Siàge Hidratação Micelar – Eudora

3 - Shampoo Siàge Hidratação Micelar - Eudora
Shampoo Siàge Hidratação Micelar – Eudora

A Eudora é uma marca que se preocupa em aprensentar produtos inovadores para cada tipo de necessidade capilar.

A fórmula do Shampoo de Hidratação Micelar, da linha Siàge, possui fórmula exclusiva que contém Ativos Biomiméticos e Algas Marinhas, que proporcionam um aspecto mais saudável aos fios, isso porque devolvem a água perdida enquanto protege de novas agressões diárias, como exposição ao sol, vento e chuva. 

Além disso, possui também um Sistema Micelar Inteligente, capaz de detectar o nível de ressecamento dos fios, os restaurando na medida certa, evitando pesar e tirar o movimento.

4 – Shampoo Hidratante Fórmula Perfeita – Widi Care

4 - Shampoo Hidratante Fórmula Perfeita - Widi Care
Shampoo Hidratante Fórmula Perfeita – Widi Care

A indicação de uso do Shampoo Hidratante Fórmula Perfeita, da Widi Care, é para cabelos lisos, ondulados ou cacheados que estejam opacos, sem vida e ressecados. 

Perfeito também para quem está encontrando problemas na hora de desembaraçar os fios pós banho. 

Sua fórmula conta com ativos naturais como: 

Óleo de coco: Além de ajudar na hidratação, promove uma nutrição potente;

Extrato de Aloe Vera: Ativo de hidratação e fortalecimento que pode ser usado até mesmo por pessoas com couro cabeludo sensível;

Extrato de amêndoa: Formador um filme restaurador ao redor dos fios, os tornando mais resistentes e menos porosos.

5 – Shampoo Higienizando a Juba – Widi Care

5 - Shampoo Higienizando a Juba - Widi Care
Shampoo Higienizando a Juba – Widi Care

Também da Widi Care, o shampoo Higienizando a Juba é direcionado para os cabelos cacheados e crespos, limpando sem embolar os fios, possui uma textura super cremosa que proporciona hidratação e nutrição imediata!

Esse produto possui pH 4,5 – 5,5, e em sua fórmula os ativos:

  • Óleo de Linhaça Dourada: Rica em ômega 3 e 6, proporciona condicionamento e alinhamento dos fios, além de brilho e maciez;
  • Extrato de Avelã: Possui ação emoliente, nutritiva, hidratante, remineralizante e amaciante.

A indicação da marca é usar máscara Hidro-Nutritiva Juba para completar o tratamento.

6 – Shampoo Preenchedor Hidra Hialurônico – Elseve 

6 - Shampoo Preenchedor Hidra Hialurônico - Elseve 
Shampoo Preenchedor Hidra Hialurônico – Elseve

Se você busca uma opção acessível, que pode ser encontrada na maioria das drogarias e supermercados por todo o Brasil, o Shampoo Preenchedor Hidra Hialurônico da Elseve é a opção ideal!

Desenvolvido com agentes condicionantes inteligentes, limpa profundamente enquanto preenche e hidrata todo o fio, da raiz às pontas.

Sua fórmula conta com o ativo mais querido e famoso dos últimos tempos, o Ácido Hialurônico, capaz de selar as cutículas através da formação de um escudo protetor que deixa os fios mais resistentes, além de reter a umidade por muito mais tempo.

7 – Shampoo Hidratante All Soft – Redken 

7 - Shampoo Hidratante All Soft - Redken 
Shampoo Hidratante All Soft – Redken

Indicado para os cabelos sem vida e difíceis de pentear, o shampoo hidratante All Soft, da Redken, é um dos mais potentes dessa lista!

O resultado de cabelos mais sedosos e brilhantes é graças a sua fórmula são enriquecidas com Óleo de Argan e Concentrated Moisture Complex, que auxiliam na reposição da hidratação perdida por atividades naturais ou mecânicas.

A marca promete ainda cabelos 15x mais macios se o produto for usado em conjunto com o óleo capilar Argan-6.

8 – Shampoo Hidratação Revitalizante – OX Cosméticos

8 - Shampoo Hidratação Revitalizante - OX Cosméticos
Shampoo Hidratação Revitalizante – OX Cosméticos

Se você possui cabelos oleosos, essa é uma das melhores opções para você!

O Shampoo Hidratação Revitalizante da OX é um produto 100% vegano, e apesar de ser o produto mais barato desta lista, possui ativos importantes para promover uma hidratação profunda, como algas marinhas e hidrolato, que purificam a raiz enquanto tratam. 

Além disso, utilizam uma tecnologia de liberação prolongada, ou seja, atua nos fios mesmo depois do banho!

9 – Shampoo Byos Hidratação e Nutrição – Vizcaya 

9 - Shampoo Byos Hidratação e Nutrição - Vizcaya 
Shampoo Byos Hidratação e Nutrição – Vizcaya

O nome BYOS foi inspirado na biosfera, camada da terra que abriga todas as condições necessárias para a geração da vida, e por isso, habitamos-a. Sabendo disso, você pode ter uma ideia de quanto carinho a Vizcaya colocou na criação deste produto.

O Óleo de Argan e o Extrato de Camomila são os principais ativos de sua composição, responsáveis pela limpeza suave, porém eficaz, o aumento do brilho e a diminuição do incômodo frizz.

10 – Shampoo Pro-V Hidratação – Pantene 

10 - Shampoo Pro-V Hidratação - Pantene 
Shampoo Pro-V Hidratação – Pantene 

Mais uma opção de shampoo com preço bastante acessível é o Pro-V Hidratação, da Pantene. A marca promete hidratar os fios através de ativos selecionados de forma rigorosa, sendo os principais:

  • Óleo de Coco: Usado para devolver nutrientes perdidos durante as lavagens;
  • Glicerina: Protege a fibra capilar contra a perder água que causa a desidratação;

Vitamina B5: Auxilia na retenção de umidade e na prevenção contra pontas duplas.