Os séruns faciais contêm uma alta concentração de ingredientes ativos que ajudam a tratar uma variedade de problemas de pele, desde acne até linhas finas e manchas escuras, por isso, se tornou tão popular.

Mas com tantos séruns no mercado, pode ser difícil saber como escolher o certo para sua pele, e quando falamos das do tipo oleosa, essa tarefa se torna um verdadeiro desafio.

Para escolher o sérum facial ideal para peles oleosas, é importante procurar por produtos que contenham ingredientes que ajudem a controlar a produção de óleo, como o ácido salicílico, niacinamida e ácido glicólico. 

Na hora de utilizá-los, fique atenta à ordem dos produtos. Os séruns faciais devem ser usados ​​após a limpeza e tonificação da pele, mas antes da aplicação do hidratante e protetor solar. A lógica é simples, primeiro os produtos mais fluidos, depois os mais densos. 

Agora, para te ajudar nessa missão, separamos os 10 melhores séruns para pele oleosa:

1 – Sérum Control Skin – Simple Organic

1 - Sérum Control Skin - Simple Organic
1 – Sérum Control Skin – Simple Organic

O Sérum Control Skin foi formulado com cuidado para tratar especificamente peles oleosas e acneicas. Esse tratamento ainda ajuda a uniformizar o tom da pele, reduzindo manchas que podem ter sido causadas por lesões inflamadas anteriormente. 

Outros benefícios desse sérum são: revitalizar a pele, acalmar irritações, auxiliar na regeneração de feridas e promover hidratação. 

Todos esses efeitos são percebidos graças a sua potente fórmula que conta principalmente com:

  • Ácido Chiquímico: Conhecido por suas propriedades esfoliantes suaves que ajudam a remover as células mortas da pele, desobstruindo os poros e suavizando linhas finas e rugas. Além disso, tem propriedades clareadoras que ajudam a reduzir a aparência de manchas e hiperpigmentação, promovendo um tom de pele mais uniforme e radiante.
  • Niacinamida: Especialmente indicada para peles oleosas, acneicas e com tendência a manchas, tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a vermelhidão e a inflamação causadas pela acne. Além disso, ela ajuda a regular a produção de sebo, reduzindo a aparência de poros dilatados e controlando o brilho excessivo da pele. 

2 – Sérum Antiacne e Antioleosidade Blemish Sérum – Océane

2 - Sérum Antiacne e Antioleosidade Blemish Serum - Océane
2 – Sérum Antiacne e Antioleosidade Blemish Serum – Océane

Esse sérum da queridinha Océane contém uma poderosa combinação de ácidos, incluindo Ácido Salicílico, LHA, Ácido Glicólico, Ácido Cítrico e Ácido Tranexâmico, que juntos ajudam a controlar a oleosidade, combater a acne e proporcionar outros benefícios, como a uniformização da pele e a prevenção de cravos. 

Esses ativos auxiliam também no tratamento de melasma, além de oferecer ação esfoliante que promove a renovação celular.

Mas não para por aí, ele ainda ajuda a reduzir sinais de envelhecimento, como linhas finas, e manchas escuras.

3 – Sérum Antiacne – Sallve

3 - Sérum Antiacne - Sallve
3 – Sérum Antiacne – Sallve

Apesar da oleosidade da pele não necessariamente levar ao surgimento de acnes, é muito comum que esse tipo de pele se adapte com perfeição aos produtos para quem possui espinhas. E é o caso desse sérum da Sallve.

Formulado para controlar e reduzir a oleosidade, desobstruir e minimizar poros dilatados, reduzir a presença de bactérias causadoras de acne, reduzir a inflamação e vermelhidão da acne, prevenir o aparecimento de espinhas e cravos, e melhorar cicatrizes e manchas de acne, possui uma textura super leve que é absorvida rapidamente, além de não conter álcool em sua composição, que ainda conta com os ativos:

  • Ácido salicílico: em sua concentração máxima permitida para cosméticos, penetra e desentope os poros, oferecendo ação anti-inflamatória. 
  • Extrato de melaleuca: escolhido por seus benefícios que ajudam a regular a presença de bactérias na pele e reduzir a inflamação, suavizando a vermelhidão. 
  • Niacinamida: um antioxidante, controla a oleosidade e ajuda a reparar a barreira de proteção da pele. 
  • Extrato de buchu: de origem africana, é rico em óleos essenciais com propriedades antioxidantes, cicatrizantes e anti-inflamatórias, entre outras.

4 – Sérum Effaclar Ultra Concentrado – La Roche-Posay

4 - Sérum Effaclar Ultra Concentrado – La Roche-Posay
4 – Sérum Effaclar Ultra Concentrado – La Roche-Posay

A linha Effaclar é uma das mais conhecidas e indicadas por dermatologistas quando o assunto é pele oleosa, e com esse sérum, apresenta uma combinação única de ativos que compõem um complexo tri-ácido antiacne, auxiliando na renovação da pele e reduzindo marcas de acne e a produção excessiva de sebo.

Além disso, sua ação calmante reduz desconfortos cutâneos e proporciona uma sensação de pele fresca, limpa e purificada, especialmente benéfico para esse tipo de pele. 

Basta aplicar 3 gotas sobre o rosto, em associação com um cuidado diário de proteção solar com pelo menos FPS 30. 

5 – Skin Sérum Oil Control – Vizzela

5 - Skin Sérum Oil Control - Vizzela
5 – Skin Sérum Oil Control – Vizzela

O Skin Serum Oil Control da Vizzela, marca vegana e nacional que oferece produtos de altíssima qualidade a preços justos, é um tratamento de ação prebiótica que ajuda a equilibrar a flora da pele e a controlar a oleosidade, podendo ser utilizado diariamente como um cuidado ou como um pré-maquiagem. 

Sua fórmula é enriquecida com ativos concentrados, incluindo o Trikemani Plus®, uma mistura sinérgica de dois ingredientes vegetais com ação prebiótica que foi desenvolvido para garantir o equilíbrio da flora cutânea. Contém também a queridinha niacinamida, que auxilia no controle da oleosidade e melhora a textura da pele, e colágeno vegetal, que melhora o tônus e promove um filme protetor hidratante.

6 – Sérum Facial Anti-Imperfeições Tea Tree – The Body Shop

6 - Sérum Facial Anti-Imperfeições Tea Tree - The Body Shop
6 – Sérum Facial Anti-Imperfeições Tea Tree – The Body Shop

A linha Tea Tree da The Body Shop é uma das mais eficazes quando o assunto é controle de oleosidade e diminuição da inflamação causada pela acne, mas falando especialmente do sérum, que promete proporcionar uma pele purificada, sem aparência oleosa, brilhante ou gordurosa após o uso, conta com uma fórmula de ativos potentes, como:

  • Óleo de Tea Tree: Conhecido por suas propriedades purificantes, ajuda a desobstruir poros.
  • Aloe Vera: Possui propriedades calmantes que aliviam ardências e irritações.
  • Ácido hialurônico: É muito usado nos cosméticos por sua ação profunda de hidratação. 
  • Óleo de Tamanu: Com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a eliminar inflamações e prevenir o surgimento de cravos e acne.
  • Extrato de alfafa: Ativo rico em antioxidantes.

A marca informa que em apenas 7 dias de uso, você sentirá melhora na saúde e a maciez da pele, além de aumentar os níveis de hidratação.

7 – Asepxia Gen Sérum Facial – Asepxia 

7 - Asepxia Gen Sérum Facial - Asepxia 
7 – Asepxia Gen Sérum Facial – Asepxia 

O Asepxia Gen Sérum Facial é um tratamento avançado com ação multibenefícios que atua em diversos mecanismos da pele mista e oleosa, sem agredi-la ou ressecá-la. 

Com uma combinação única de ativos, este sérum ajuda a controlar a oleosidade e o brilho, uniformiza visivelmente a textura da pele, desobstrui os poros, reduz o tamanho dos poros e ainda previne cravos e espinhas, graças à sua fórmula com Ácido Salicílico e Glicólico. 

A marca informa que os benefícios deste sérum são visíveis desde a primeira aplicação e ajudam a melhorar a qualidade da pele, deixando-a mais bonita e saudável. 

8 – Sérum Skindrops Antiacne Oil-free – Care 

8 - Sérum Skindrops Antiacne Oil-free - Care 
8 – Sérum Skindrops Antiacne Oil-free – Care 

Esse sérum da marca Care é um tratamento diário e intensivo para pele oleosa e acneica. Sua fórmula vegana, livre de toxinas, rica em componentes orgânicos e oil-free. Com ação desobstrutora, reduz a oleosidade e impede o surgimento de novos cravos e espinhas, proporcionando uma pele uniforme. Confira seus poderosos ativos:

  • Ácido Lático: Esfolia suavemente a pele enquanto a hidrata. Regenera e rejuvenesce a pele, além de estimular a produção de ceramidas.
  • Niacinamida: Vitamina B-3 que controla a oleosidade, repara a barreira de proteção da pele e atua como antioxidante.
  • Malakite: Aumenta a defesa celular da pele e promove um efeito desintoxicante, além de diminuir o estresse oxidativo e combate os radicais livres.
  • PCA Zinco: Normaliza a secreção sebácea e reduz a proliferação de bactérias que causam acne. Contribui também para a hidratação da pele e evita a degradação do colágeno, inibindo a formação de rugas.+

9 – Normaderm Sérum Phytosolution – Vichy 

9 - Normaderm Sérum Phytosolution - Vichy 
9 – Normaderm Sérum Phytosolution – Vichy 

O Sérum Vichy Normaderm Phytosolution é uma excelente opção para quem possui pele oleosa e acneica e busca por um tratamento dermatológico no conforto de sua casa.

Esse produto é capaz de fortalecer a pele contra diversos fatores externos que podem agravar a oleosidade e a acne, como a poluição e o estresse, por exemplo.

Sua fórmula especial contém ingredientes poderosos que oferecem uma ação hidratante equilibrada, que mantém a pele saudável e protegida. Veja alguns de seu ativos:

  • Ácido salicílico natural: Possui ação esfoliante purificante e antibacteriana.
  • Argila branca: Tem a capacidade de absorver a oleosidade.
  • Ácido Hialurônico: Hidrata profundamente a pele sem deixar a pele oleosa.
  • Derivado de probiótico: Fortalece as defesas naturais da pele.

10 – Sérum Fácil Bioativo Antiacne 10 em 1 – Max Love

10 - Sérum Fácil Bioativo Antiacne 10 em 1 - Max Love
10 – Sérum Fácil Bioativo Antiacne 10 em 1 – Max Love

Para quem procura uma opção mais acessível para o bolso, ou até mesmo está iniciando uma rotina de skincare e tem medo de fazer investimentos altos, essa pode ser uma ótima opção!

O Bioativo Antiacne 10 em 1 da Max Love é um sérum facial especialmente formulado para peles oleosas e acneicas que querem um produto leve e prático para o dia a dia.

Com uma fórmula enriquecida com Ácido Hialurônico, Colágeno Hidrolisado, Extrato de Maçã Verde, Zinc Sebum, D-Pantenol, Água Bioativa de Pitanga, Água Bioativa de Melaleuca, Niacinamida e Ácido Salicílico, que trabalham juntos para melhorar a elasticidade da pele e evitar o ressecamento, oferece controle da oleosidade, redução da acne e melhorar a aparência geral da pele.