A limpeza da pele é o primeiro passo para uma skincare completa, que realmente funciona, porém, sabemos que cada tipo de pele precisa de um cuidado específico, por isso, na hora de investir em produtos, é necessário entender quais são as necessidades do seu rosto.

No caso das peles oleosas, produtos em gel, com presença de ácido salicílico e zinco são muito bem vindos, isso porque ajudam no controle a longo prazo da produção de sebo, além de ter uma penetração mais profunda na pele.

A dica é: Não esqueça de hidratar a pele após a lavagem: Muitas pessoas de pele oleosa subestimam a necessidade da hidratação, isso porque é de fato difícil achar produtos dessa categoria que não tenham aspecto pegajoso. Porém, os sabonetes e géis de limpeza para peles oleosas retiram não somente o sebo, mas também água e nutrientes que precisam ser repostos. Por isso, esse passo se torna um dos mais importantes para que não ocorra o temido efeito rebote, ou até mesmo uma descamação da pele.

Para te ajudar a escolher o produto ideal, separamos os 10 melhores sabonetes para pele oleosa:

1 – Gel de Limpeza Normaderm Phytosolution Intensivo- Vichy 

Gel de Limpeza Normaderm Phytosolution Intensivo- Vichy
Gel de Limpeza Normaderm Phytosolution Intensivo- Vichy

A Vichy é conhecida, tanto por profissionais da dermatologia como por amantes da skincare, como uma das marcas mais eficazes no tratamento de doenças da pele e couro cabeludo. 

Com seu Gel de Limpeza Normaderm Phytosolution Intensivo, a marca promete remover e controlar a oleosidade, além de tratar e prevenir acne e cravos. Tudo isso de forma suave, para que possa ser usado também por peles sensíveis. Tudo isso graças a sua potente fórmula que contém:

  • Ácido Salicílico: Um dos principais aliados do tratamento e prevenção da acne, além de ser um leve esfoliante que remove resquícios de sujeira e pele morta, sem agredir a pele;
  • Probiótico: Responsável por restaurar a barreira da pele;
  • Zinco e cobre: Protegem as células produtoras de colágeno e ajudam no controle prolongado da oleosidade.

2 – Gel de Limpeza Facial Cleanance – Avène 

Gel de Limpeza Facial Cleanance - Avène 
Gel de Limpeza Facial Cleanance – Avène 

Algumas peles oleosas também possuem sensibilidade, e por isso, acabam tendo mais dificuldade na adaptação de produtos que ajudam no controle da produção de sebo.

Se esse é o seu caso, o Cleanance, da renomada Avène, é uma ótima opção!

Esse produto em gel é suave e potente, segundo pesquisa clínica promovida pela marca, 90% das pessoas que participaram sentiram diminuição de oleosidade na pele, 85% redução de poros dilatados e 82% de diminuição de cravos em 15 dias de uso.

3 – Gel de Limpeza Actine Vitamina C – Darrow 

Gel de Limpeza Actine Vitamina C - Darrow
Gel de Limpeza Actine Vitamina C – Darrow

A pele oleosa, muitas vezes, vem acompanhada de acne e cravos, isso porque o sebo produzido acaba entupindo os poros, proliferando bactérias e fungos, dando início a inflamação. 

Nesses casos, o Gel de Limpeza Actine é uma das melhores opções do mercado!

Comumente recomendados por dermatologistas, possui uma fórmula exclusiva que contém ativos potentes no combate a oleosidade e inflamações, sendo eles:

• Ácido Salicílico: Conhecido por seu poder de desobstrução dos poros e redução da oleosidade, além de renovando celular;

Vitamina C: Sua ação antioxidante devolve a luminosidade e viço para a pele;

P-Refinyl: Ajuda no controle da produção de sebo, além de proporciona a redução dos poros dilatados;

• Lactato de Mentila: Responsável por proporcionar uma sensação suave e refrescante.

4 – Gel de Limpeza Facial DermoPure – Eucerin 

Gel de Limpeza Facial DermoPure - Eucerin
Gel de Limpeza Facial DermoPure – Eucerin

Em sua composição você encontrará o tradicional Ácido Salicílico e 6% de tensoativos anfotéricos, confere uma limpeza suave, mas eficaz na remoção do excesso de oleosidade. 

Graças a sua fórmula suave, esse produto tem excelente tolerabilidade, e por isso pode ser usado por peles sensíveis.

A marca indica o uso duas vezes ao dia, antes de iniciar a skincare habitual.

5 – Foaming Cleanser Gel de Limpeza Facial – CeraVe 

Foaming Cleanser Gel de Limpeza Facial - CeraVe 
Foaming Cleanser Gel de Limpeza Facial – CeraVe 

A CeraVe vem conquistando espaço no mercado brasileiro recentemente graças a seus produtos de alta eficácia, com custo justo e de fácil acesso, já que está disponível na maioria das farmácias.

Sua limpeza é profunda, porém suave, retirando as obstruções de poros e excesso de sebo sem prejudicar a barreira protetora natural da pele. Ajudando no controle diário da oleosidade e também na prevenção do aparecimento das indesejáveis espinhas. 

6 – Gel de Limpeza Facial Effaclar Concentrado – La Roche-Posay 

Gel de Limpeza Facial Effaclar Concentrado - La Roche-Posay
Gel de Limpeza Facial Effaclar Concentrado – La Roche-Posay

A La Roche-Posay é líder quando falamos de cuidados com a pele, o Gel de limpeza Effaclar concentrado é um dos campeões de indicação dos dermatologistas.

Sua limpeza profunda respeita o PH natural da pele, o pidolato de zinco contido em sua fórmula ajuda a purificar e remover o excesso de óleo, além de controlar a oleosidade a longo prazo. Sua textura de gel é refrescante, e por ser um produto sem óleo, sem parabenos e sem álcool, costuma ser bem tolerado em peles sensíveis.

7 – Limpeza Purificante Antioleosidade Chronos – Natura

Limpeza Purificante Antioleosidade Chronos - Natura
Limpeza Purificante Antioleosidade Chronos – Natura

A oleosidade não é exclusividade dos adolescentes e jovens adultos, a pele madura também pode sofrer com esse incômodo, seja por mudanças hormonais ou por uma alimentação desequilibrada.

Se esse é o seu caso, esse é um ótimo produto para investir!

Além do já conhecido Ácido salicílico, sua formulação também possui Candeia, um dermocalmante que ajuda na diminuição da vermelhidão e sensibilidade da pele.

8 – Limpador antiacne – Sallve

Limpador antiacne - Sallve
Limpador antiacne – Sallve

A Sallve é mais uma marca inovadora que ganhou os corações (e pele) de blogueiras e amantes da skincare antenadas nas redes sociais.

Com esse limpador Antiacne, a marca promete:

  • Limpeza profunda, inclusive removendo resquícios de maquiagem que possam ter ficado em seu rosto
  • Controle de oleosidade
  • Tratamento contra as temidas acnes, graças ao ácido salicílico presente em sua fórmula
  • Diminuição de poros dilatados
  • Não desmaca a pele e ainda possui efeito refrescante

Mais um bônus desse produto é a indicação para outras partes do corpo que possuem acne, como costas, colo e braços.

9 – Sébium Gel Moussant Antioleosidade – Bioderma 

Sébium Gel Moussant Antioleosidade - Bioderma 
Sébium Gel Moussant Antioleosidade – Bioderma 

O Sébium Gel Moussant Anti Oleosidade é perfeito para as peles mais sensíveis, que descamam ou ficam vermelhas com facilidade.

Em sua fórmula, conta com Sulfato de Cobre + Sulfato de Zinco, potentes ativos contra inflamações e imperfeições indesejadas, como acne e cravos. 

Se você costuma dividir os produtos com seu companheiro, temos um bônus: A marca diz que esse gel pode ser utilizado como uma espuma de barbear!

10 – Gel de Limpeza GL-01 – Principia

Gel de Limpeza GL-01 - Principia
Gel de Limpeza GL-01 – Principia

A Principia é uma marca que vem ganhando espaço na skincare das brasileiras antenadas em novidades por conta de seus produtos com ótimo custo-benefício, com seu novo Gel de Limpeza, eles prometem controlar a oleosidade, proporcionar maciez, melhorar o viço da pele, prevenção contra acne e remover impurezas. Para que isso aconteça, podemos contar com uma fórmula inovadora contendo:

  • Ácido Salicílico: Velho conhecido das peles oleosas, ajuda no controle da oleosidade, inibindo a incidência de acnes e cravos, além disso, aumenta a permeabilidade da pele a outros ingredientes ativos, ajudando-os a funcionar de forma mais eficaz;
  • Glicerina: Considerado um dos mais eficazes humectantes, proporciona hidratação por conta da sua capacidade de atrair e reter líquidos, por isso esse produto se torna tolerável peles mais sensíveis, sem descamar ou causar vermelhidão por conta da agressão do ácido;
  • Tensoativos: Substâncias com capacidade de facilitar a desobstrução causada por oleosidade, fazendo com que ela se dissolva e saia de seus poros.