Os pós-translúcidos viralizam no mundo da maquiagem por conseguir matificar a pele sem a necessidade do acréscimo de tonalidade, o que tornou todo o processo mais fácil e seguro quando o assunto é acertar o tom de pele. 

Diferentemente dos pós tradicionais, que são opacos e podem deixar a pele com aspecto pesado ou craquelado, os pós-translúcidos costumam ter textura mais leve e uma tonalidade quase invisível, projetados para serem aplicados após a base e o corretivo, agindo como um selante final que dá o toque final ao visual.

Benefícios dos pós translúcidos

  • Acabamento natural: Os pós-translúcidos proporcionam um acabamento suave e natural à pele, minimizando a aparência de poros dilatados, linhas finas e imperfeições. Eles oferecem uma cobertura leve e translúcida, deixando a pele com uma aparência fresca e viçosa.
  • Controle de brilho: Muitas pessoas lutam com a oleosidade excessiva da pele, especialmente na zona T. Os pós-translúcidos são formulados para ajudar a controlar o brilho e a produção de óleo, mantendo a pele com um aspecto mate por mais tempo. 
  • Fixação da maquiagem: Além de proporcionar um acabamento impecável, os pós-translúcidos ajudam a fixar a maquiagem, prolongando sua durabilidade. 

Como usar os pós translúcidos?

A aplicação dos pós-translúcidos é simples e pode ser incorporada facilmente à rotina de maquiagem. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo esses produtos:

  • Prepare a pele: Antes de começar a maquiagem, certifique-se de limpar e hidratar bem a pele, além de utilizar proteção solar. Isso garantirá que o produto tenha uma superfície adequada para aderir e proporcionar melhores resultados, além de proteger sua pele de agressões externas.
  • Aplique a base e o corretivo: Os pós-translúcidos são projetados para serem aplicados após a base e o corretivo. Portanto, certifique-se de ter uma base uniforme antes de usar o pó.
  • Use um pincel adequado: Utilize um pincel macio e com cerdas naturais para aplicar o pó translúcido. Isso ajudará a obter uma aplicação uniforme e evitará o acúmulo excessivo do produto em certas áreas, o que pode causar um efeito branco indesejado.
  • Aplique com leves batidinhas: Ao aplicar o pó, dê leves batidinhas no rosto em vez de esfregar. Isso ajudará a fixar a maquiagem sem retirar ou deslocar os produtos aplicados anteriormente.

Agora que você já sabe tudo sobre esse fenômeno, veja quais são meu 10 pós translúcidos favoritos:

1 – Pó Compacto Translúcido Fit Me! – Maybelline 

1 - Pó Compacto Translúcido Fit Me! - Maybelline 
1 – Pó Compacto Translúcido Fit Me! – Maybelline 

O Pó Compacto Fit Me!, linha da famosa Maybelline que é um best seller em todo o mundo, conta com uma textura rica e um efeito totalmente matte para o acabamento de seu look. 

Ele é o produto ideal para remover o excesso de brilho e selar a maquiagem na pele. Sua fórmula matificante de longa duração ajuda a controlar o brilho e eliminar marcas de oleosidade indesejadas, proporcionando um acabamento natural por até 12 horas, cobrindo imperfeições sem obstruir os poros.

2 – Face Powder Fixer – Catharine Hill 

2 - Face Powder Fixer - Catharine Hill 
2 – Face Powder Fixer – Catharine Hill 

A marca Catharine Hill é reconhecida por sua qualidade e inovação no mercado de cosméticos, e um dos seus produtos mais populares é o Pó Fixador Translúcido, desenvolvido para todos os tipos de pele.

Esse pó foi especialmente formulado para aumentar a durabilidade da maquiagem, garantindo uma alta fixação. Sua textura fina e aveludada permite uma aplicação suave e uniforme, proporcionando um acabamento impecável. 

Além disso, as partículas especiais presentes no pó têm o poder de disfarçar opticamente as imperfeições do rosto, deixando a pele com uma aparência mais suave e uniforme.

3 – Pó Compacto Fixador à Prova d’Água All About Matt – Essence 

3 - Pó Compacto Fixador à Prova d’Água All About Matt - Essence 
3 – Pó Compacto Fixador à Prova d’Água All About Matt – Essence 

Que a Essence é uma das minhas marcas de maquiagem favoritas não é novidade por aqui, e com esse pó compacto translúcido de alta fixação à prova d’água, absorve o excesso de oleosidade, proporcionando uma aparência impecável por muito mais tempo.

Ele é um produto vegano e cruelty-free, ou seja, não é testado em animais e não contém ingredientes de origem animal. Dessa forma, você pode desfrutar de sua maquiagem com consciência tranquila, sabendo que está usando um produto ético e sustentável.

4 – Light Reflecting Setting Powder – Nars

4 - Light Reflecting Setting Powder - Nars
4 – Light Reflecting Setting Powder – Nars

A marca NARS é conhecida por sua excelência em produtos de maquiagem, sendo inclusive uma das mais utilizadas pelos maquiadores profissionais.

Este pó translúcido da marca é suave e fácil de aplicar, oferecendo uma fórmula icônica que mantém a maquiagem intacta ao longo do dia, proporcionando um acabamento leve e luminoso.

Com o exclusivo Light Reflecting Complex, este pó maximiza a reflexão de luz na pele, criando um efeito soft-focus que disfarça opticamente linhas finas, rugas e poros. Sua fórmula No-Flashback conta com a Tecnologia Fotocromática, que difunde e se adapta a qualquer tipo de iluminação, garantindo que sua pele pareça perfeita tanto pessoalmente quanto nas fotos, com isso, você não precisa ter medo do efeito “fantasma” que alguns pós claros podem criar quando expostos ao flash.

Além disso, os pós minerais microfinos presentes na fórmula são carregados com glicerina e vitamina E, rica em antioxidantes, que ajudam a proteger contra o ressecamento e mantém a pele confortável ao longo do dia.

5 – Pó facial Translúcido Vegano – Adversa

5 - Pó facial Translúcido Vegano - Adversa
5 – Pó facial Translúcido Vegano – Adversa

Esse foi o meu primeiro pó translúcido, e na época, decidi adquiri-lo por conta de suas boas avaliações e baixo custo. Fiquei surpresa com a qualidade desse produto, que além de uma textura ultra fina e aveludada, matifica a pele rapidamente e controla a oleosidade por longos períodos de tempo, mesmo quando exposto ao suor.

Ele também é perfeito para a técnica de baking, que consiste em selar o corretivo para obter uma finalização impecável e profissional. Ao aplicá-lo diretamente na pele antes da base, você verá como a textura da pele fica sedosa e suave.

O Pó Translúcido da Adversa é verdadeiramente vegano, livre de crueldade animal, e também não contém parabenos, garantindo que você possa desfrutar de um produto ético e de qualidade.

6 – Pó Translúcido Fix HD Powder – Vizzela 

6 - Pó Translúcido Fix HD Powder - Vizzela 
6 – Pó Translúcido Fix HD Powder – Vizzela 

O Pó Solto Fix HD Powder, da brasileira Vizzela, possui acabamento matte e textura ultrafina, oferece ainda uma excelente resistência à água, garantindo que sua maquiagem permaneça impecável mesmo em dias muito quentes ou chuvosos.

Desenvolvido com uma formulação especial, tem a função de selar a maquiagem de forma eficaz e natural. Ele proporciona um aspecto aveludado à pele, ajudando a disfarçar imperfeições e controlando o excesso de oleosidade.

Esse também é um produto vegano, cruelty-free, dermatologicamente testado e livre de parabenos. 

7 – Pó finalizador Retoque Nunca Mais – Ruby Kisses 

7 - Pó finalizador Retoque Nunca Mais - Ruby Kisses 
7 – Pó finalizador Retoque Nunca Mais – Ruby Kisses 

Com o Pó Finalizador Compacto da Ruby Kisses, você poderá desfrutar de uma pele com aspecto matte e livre de brilho indesejado. Sua textura ultrafina permite uma aplicação suave e uniforme, garantindo um acabamento natural e duradouro.

Este pó é perfeito para finalizar e fixar a maquiagem, mantendo-a no lugar durante todo o dia. Além disso, ele controla a oleosidade da pele, evitando o surgimento de brilho excessivo.

8 – Pó Solto Facial invisible Silk Vanilla Puff – Mari Maria Makeup 

8 - Pó Solto Facial invisible Silk Vanilla Puff - Mari Maria Makeup 
8 – Pó Solto Facial invisible Silk Vanilla Puff – Mari Maria Makeup 

A Mari Maria Makeup, criada pela influenciadora de mesmo nome, é uma marca reconhecida por oferecer produtos de alta qualidade e desempenho com preços justos e adaptados para a realidade das brasileiras. 

Um dos destaques da marca é o pó facial Invisible Silk, que possui uma textura fina e aveludada, proporcionando uma experiência sensorial incrível.

Esse pó facial é formulado com partículas especiais que promovem o disfarce óptico, ajudando a minimizar as imperfeições da pele e proporcionando um aspecto natural e suave. Além disso, conta com micropigmentos que auxiliam no disfarce de manchas e irregularidades, contribuindo para um acabamento impecável da maquiagem.

Uma das características notáveis do Invisible Silk é a presença de Miniporyl®, um ativo que ajuda a equilibrar a oleosidade da pele. Isso significa que o pó não apenas finaliza a maquiagem, mas também ajuda a controlar o brilho indesejado ao longo do dia, deixando a pele com um aspecto mate e fresco.

9 – Pó Compacto Faces – Natura

9 - Pó Compacto Faces - Natura
9 – Pó Compacto Faces – Natura

O Pó Compacto Faces possui uma textura leve e oferece um efeito matte deslumbrante, sendo ideal para reduzir imediatamente o brilho causado pelo excesso de oleosidade.

A marca ainda oferece uma opção de refil, que ao ser escolhido, além de economizar, contribui para a redução de plástico em 61% e a diminuição de 60% nas emissões de carbono.

10 – Pó Finalizador Translúcido – Tracta 

10 - Pó Finalizador Translúcido - Tracta 
10 – Pó Finalizador Translúcido – Tracta 

A textura ultrafina desse pó translúcido da Tracta proporciona à pele um toque sedoso, ao mesmo tempo em que esconde e suaviza imperfeições.

Ele é indicado principalmente para a zona T do rosto, que compreende a testa, o nariz e o queixo. É também recomendado aplicá-lo sobre o corretivo e na região do maxilar inferior.Os pós translúcidos, em geral, são melhores adaptados para peles claras, pensando nisso, a Tracta também ofereceu as cores banana (para peles morenas com fundo amarelado) e caramelo (para peles negras).