Cicatrizes são marcas na pele resultantes do processo de cicatrização de feridas ou lesões. Elas são uma parte natural do processo de cura, porém, muitas pessoas buscam maneiras de melhorar a aparência ou reduzir a sua visibilidade das cicatrizes.

Uma das opções disponíveis são as pomadas para cicatriz, que são formuladas para auxiliar no tratamento e na prevenção dessas marcas indesejadas, e também para tratamentos das que já existem. 

Tipos de Cicatrizes

Existem diversos tipos de cicatrizes, cada uma com características e causas específicas. Algumas das mais comuns incluem:

  • Cicatrizes Hipertróficas: São elevadas, vermelhas e podem coçar ou causar desconforto. Geralmente, ocorrem em áreas onde a pele se dobra ou se estica durante a cicatrização.
  • Cicatrizes Queloides: Semelhantes às hipertróficas, mas podem crescer além dos limites da ferida original. São mais comuns em pessoas com predisposição genética.
  • Cicatrizes Atróficas: São depressões na pele e podem ser causadas por condições como acne ou varicela.
  • Cicatrizes de Cirurgia: Resultam de incisões cirúrgicas e variam em tamanho e forma.

Abordagens Complementares para o Tratamento de Cicatrizes

Além das pomadas, existem outras abordagens que podem ser consideradas para tratar ou minimizar cicatrizes:

  • Terapias a Laser: A terapia a laser pode ajudar a reduzir a visibilidade de cicatrizes, estimulando o crescimento de colágeno e a regeneração celular.
  • Micropigmentação Dérmica: Também conhecida como maquiagem permanente, essa técnica envolve a inserção de pigmentos na camada superior da pele para camuflar a aparência da cicatriz.
  • Tratamentos de Pele Profissionais: Peelings químicos e microdermoabrasão são procedimentos realizados por profissionais de saúde para melhorar a textura da pele e reduzir a visibilidade das cicatrizes.

É importante entender que a eficácia pode variar de pessoa para pessoa e depende do tipo de cicatriz, e sempre consulte um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento para cicatrizes, para determinar a melhor abordagem com base nas suas necessidades individuais.

Agora, veja as 10 melhores pomadas para cicatriz:

1 – Gel Cicatricure para Cicatrizes e Estrias – Cicatricure 

1 - Gel Cicatricure para Cicatrizes e Estrias - Cicatricure 
1 – Gel Cicatricure para Cicatrizes e Estrias – Cicatricure 

O Cicatricure Gel apresenta uma tecnologia inovadora que reduz eficazmente o tamanho de cicatrizes e estrias. 

Especialmente formulado para aprimorar a textura e a coloração, este gel incorpora uma seleção de ingredientes-chave em sua composição, incluindo extrato de cebola, camomila, tomilho, conchas marinhas, folha de nogueira, babosa, Centella asiática e óleo de bergamota. 

Resultados comprovados refletem sua eficácia, com 88% das mulheres participantes de um estudo externo percebendo a diferença. 

A marca informa que é recomendado dois meses de uso contínuo para um tratamento completo. 

2 – Kelosil Gel para Cicatrizes – Legrand Pharma

2 - Kelosil Gel para Cicatrizes - Legrand Pharma
2 – Kelosil Gel para Cicatrizes – Legrand Pharma

O Kelosil Gel foi formulado para proporcionar alívio à coceira e desconforto causados por cicatrizes, além de atenuar a vermelhidão e descoloração associadas a essas marcas. 

Este gel de silicone é versátil o suficiente para ser aplicado em todas as áreas da pele, inclusive em regiões expostas, como rosto e pescoço, articulações e áreas pilosas, dispensando a necessidade de depilação. 

3 – C-kaderm Gel Cicatrizante – Mantecorp Skincare

3 - C-kaderm Gel Cicatrizante - Mantecorp Skincare
3 – C-kaderm Gel Cicatrizante – Mantecorp Skincare

Esse gel de silicone é enriquecido com Óleo de Rosa Mosqueta e Vitamina E, dedicado à prevenção e redução de cicatrizes, aprimorando sua estética ao diminuir a elevação e uniformizar o tom da pele. 

Seu destaque reside na capacidade de atenuar cicatrizes hipertróficas e queloides, as quais são suas principais indicações. Além desses benefícios, o produto apresenta uma ação antioxidante, contrapondo os efeitos prejudiciais dos radicais livres na pele.

Com sua ação antioxidante, o C-Kaderm age como uma defesa contra os radicais livres, que podem causar danos à pele, mantendo-a saudável e revitalizada.

4 – Gel para Cicatriz  Cicalfate+ – Avène

4 - Gel para Cicatriz  Cicalfate+ - Avène
4 – Gel para Cicatriz  Cicalfate+ – Avène

A Avène é uma marca renomada e confiada por diversos dermatologistas, e com o Cicalfate+ Scar Gel, uma inovação destinada ao tratamento de cicatrizes em estágio de recuperação, resulta em notáveis melhorias no aspecto das cicatrizes em um curto período de tempo, especificamente 3 semanas de uso contínuo. 

Evidências clínicas corroboram essas melhorias, comprovando uma redução de 27% no tamanho das cicatrizes e 38% no desconforto associado a elas.

5 – Cicatrix – Bioage

5 - Cicatrix - Bioage
5 – Cicatrix – Bioage

Criado para oferecer um cuidado pessoal eficaz sem sair de casa, o Gel de Silicone é uma solução valiosa no tratamento de cicatrizes decorrentes de procedimentos cirúrgicos, queimaduras e outras lesões. 

Enriquecido com Óleo de Rosa Mosqueta e Vitamina E, este gel mantém a hidratação da pele, desempenhando um papel fundamental na regeneração das cicatrizes. Sua ação é abrangente: reduz o relevo e a rigidez da pele, melhorando sua maleabilidade e a tonalidade da cicatriz. Além de prevenir e diminuir a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides, também proporciona um alívio notável da dor e da coceira.

6 – Cicatrimed Gel – Cimed 

6 - Cicatrimed Gel - Cimed 
6 – Cicatrimed Gel – Cimed 

O Gel Cicatrimed incorpora extratos especiais em sua fórmula, visando aprimorar a estética de cicatrizes decorrentes de queimaduras, procedimentos cirúrgicos, acne ou acidentes. 

Além de hidratar e revitalizar a textura da pele, este gel contribui para a redução do tamanho das marcas e aprimoramento da coloração das lesões, tendo aplicação apropriada para homens e mulheres de todas as faixas etárias.

7 – Merthiolate Cicatrix – Merthiolate

7 - Merthiolate Cicatrix - Merthiolate
7 – Merthiolate Cicatrix – Merthiolate

Sendo uma novidade da já conhecida Merthiolate, o Cicatrix é um creme desenvolvido para a reparação e renovação da pele sensibilizada.

Sua fórmula hipoalergênica e dermatologicamente testada, composta por dexpantenol e vitaminas A e E, oferece melhorias significativas na aparência e textura das cicatrizes, ao mesmo tempo em que suaviza a irritação e coceira.

 A bisnaga plástica com seu aplicador inovador garante uma aplicação fácil e precisa, assegurando que o produto seja utilizado de maneira eficiente e sem desperdícios.

8 – Cicapost – ISDIN

8 - Cicapost - ISDIN
8 – Cicapost – ISDIN 

O Cicapost Scars Cream, apesar de ser um pouco difícil de ser encontrado no Brasil, vale a pena ser adquirido em viagens ou sites que entregam por aqui.

Ele é uma solução que aprimora o processo de cicatrização, ao mesmo tempo em que alivia os sintomas incômodos associados, como coceira e dor. 

Projetado para auxiliar na reparação da pele e prevenir a formação e redução de cicatrizes, este creme é enriquecido com componentes como a Centella asiática e Óleo de Rosa Mosqueta, ingredientes hidratantes e calmantes, que sustentam uma barreira cutânea saudável, protegendo a pele contra agressores externos e aliviando os desconfortos como coceira e dor. 

Essa sinergia poderosa torna este creme particularmente eficaz na redução visível de cicatrizes e na obtenção de uma tonalidade cutânea mais uniforme.

Este creme é adequado para todos os tipos de pele e destinado a pessoas com 18 anos ou mais. Além disso, é formulado sem álcool e parabenos, promovendo um cuidado suave e eficaz.

9 – Cicabio Creme – Bioderma

9 - Cicabio Creme - Bioderma
9 – Cicabio Creme – Bioderma

Desenvolvido com Ácido Hialurônico, Glicerina e a exclusiva patente Antalgicine, este creme proporciona uma hidratação intensa e duradoura à pele irritada ou lesada, podendo diminuir até 40% da vontade de coçar que pode aparecer, e consequentemente, piorar a cicatrização. 

Isso o torna particularmente útil para lesões recentes, prevenindo o surgimento de uma cicatriz.

A sua fórmula inclui ainda o Resveratrol e a Centella Asiática, que possuem propriedades regeneradoras que aceleram a recuperação da pele afetada ou sensibilizada. A associação de Cobre e Zinco contribui para a reparação e purificação da pele lesionada, prevenindo possíveis infecções secundárias.

10 – Gel Hidratante Kelo Cote Fps 30 – FQM

10 - Gel Hidratante Kelo Cote Fps 30 - FQM
10 – Gel Hidratante Kelo Cote Fps 30 – FQM

O Kelo Cote UV é um gel de silicone recomendado para o cuidado de cicatrizes e queloides. 

Por conter fator de proteção solar, ele ajuda também a prevenir a criação de manchas na cicatriz, que podem ser causadas pela exposição diária ao sol.

Sua aplicação é direcionada para a redução de várias formas de cicatrizes, provenientes de traumas ou queimaduras, e também age na prevenção do aumento de queloides na área tratada.