Quando pensamos em itens essenciais para uma maquiagem perfeita, um dos primeiros que vem à cabeça sempre são as sombras, afinal, um olhar impactante é sempre bem vindo, não é mesmo?

Hoje no mercado você pode encontrar uma infinidade de tipos, tamanhos, cores, acabamentos e efeitos.

Para te ajudar na saga de investir certo em paletas de sombra adequadas ao seu uso, vamos separar esse top 10 em 2 categorias: Uma para quem quer iniciar agora e uma para quem já tem mais experiência!

Iniciantes:

Se você está iniciando agora no mundo das sombras, invista em paletas menores, aquelas com 5 a 12 tons, elas são pensadas de forma a poderem ser usadas em conjunto, ou seja, o risco de errar na combinação de cores é muito pequeno!

1 – Paleta 9 Shades – Mariana Saad by Océane

1 - Paleta 9 Shades - Mariana Saad by Océane
1 – Paleta 9 Shades – Mariana Saad by Océane

Mariana Saad se tornou referência no mercado da maquiagem nacional por sempre lançar produtos de alta qualidade, inovando com tendências únicas e certeiras.

Contando com 9 tons de sombras de alta pigmentação e fixação, a 9 shades é perfeita para criar diferentes looks de forma fácil, sem errar na combinação!

Você irá encontrar 5 cores Opacas e 4 Cintilantes, que dão versatilidade para combinações para o dia e para noite, com muito brilho ou mais neutras.

2 – Paleta de Sombras It’s Brown! – Ale de Souza By Payout

2 - Paleta de Sombras It's Brown! - Ale de Souza By Payout
Paleta de Sombras It’s Brown! – Ale de Souza By Payout

A cartela possui um mix de cores com acabamentos cintilantes e opacos, podendo criar diversas combinações, tanto básicas como mais glamourosas.

A paleta conta com 6 cores que vão do dourado ao marrom, tons que não podem faltar em nenhum acervo de amantes da maquiagem. 

A marca promete ainda alta fixação e pigmentação graças a tecnologia exclusiva com partículas super coloridas e em tamanho micro, que permite uma otimização da fórmula.

O produto garante cores intensas que podem transformar um look basiquinho em um marcante!

3 – Paleta de Sombras Quintetos – cor 11 Nude – vult

3 - Paleta de Sombras Quintetos - cor 11 Nude - vult
Paleta de Sombras Quintetos – cor 11 Nude – vult

É sempre bom ter uma paleta de tons básicos no seu kit, principalmente se você está começando a entender sobre combinações de cores agora.

Com tons neutros e de acabamento matte, o Quinteto 11 nude da Vult, fica bem em qualquer tom de pele.

Uma paleta de baixo custo e alta pigmentação, vai te ajudar a criar looks mais coringas que podem ser usados para dia, usando os tons mais claros, ou para a noite, caprichando nos tons mais escuros.

4 – Amesthyst – Kiss New York RK By Kiss

4 - Amesthyst - Kiss New York RK By Kiss
Amesthyst – Kiss New York RK By Kiss

Se você quer aprender a ousar mas não sabe por onde começar, a Amesthyst é uma ótima opção!

Com 9 tonalidades de roxo e rosa, conta com acabamentos que vão do matte ao cintilante. Suas cores podem ser usadas de forma única ou combinados, tornando- se perfeita para criação de looks modernos e divertidos.

Essa linha possui ainda a mesma paleta em outras variações de cores, como rosa e laranja, então você pode adquirir uma de cada vez, de acordo com seu mood.

5 – Paleta de sombras soft nude feels – Ruby Rose

5  - Paleta de sombras soft nude feels - Ruby Rose
Paleta de sombras soft nude feels – Ruby Rose

Apesar de sua grande diversidade de cores, a paleta Soft Nudes da Ruby Rose conta apenas com tons nudes e rosinhas de fácil combinação.

Perfeita para quem quer muitas opções de cores versáteis em uma só paleta, conta com 17 cores e um primer, seus acabamentos vão do matte e aveludado ao Glitter.

A dica de aplicação é: Use o sempre o primer da paleta antes de aplicar as sombras, dessa forma elas irão durar por muito mais tempo!

Para quem já entende do assunto:

Se você já treinou bastante ou está migrando para uso profissional, essa parte da lista é para você!

Com mais técnica e experiência, você torna a usabilidade das texturas e cores mais fluídas, entendendo melhor qual cor combina com a outra e qual textura fica bem em diferentes tipos de pálpebra, paletas maiores se tornam uma boa pedida, não só pelo seu melhor custo-benefício, mas pela praticidade de encontrar muitas cores em um só produto.

1 – Paleta de sombras Arty Library – Cor Nude Model – MAC (12 Tons)

1 - Paleta de sombras Arty Library - Cor Nude Model - MAC (12 Tons)
Paleta de sombras Arty Library – Cor Nude Model – MAC (12 Tons)

Que a MAC é a queridinha dos maquiadores não é novidade, por isso se torna desejado por todas as amantes de maquiagem, então se você quer investir em uma paleta de alta qualidade, a Arty Library é ideal!

Desenvolvida por Artistas M∙A∙C Pro, contém cores neutras intensamente pigmentadas.

Sua aplicação é uniforme e esfuma com facilidade, possibilitando que as cores se misturem com fluidez.

Essa paleta de sombras, apesar de pequena, possui uma ampla variedade de texturas e acabamentos, versátil tanto para looks simples como para os mais elaborados.

2 – Glam Palette Multifuncional Red Diamond – Eudora

2 - Glam Palette Multifuncional Red Diamond - Eudora
Glam Palette Multifuncional Red Diamond – Eudora

Entregando glamour e versatilidade, a Glam Palette Multifuncional Red Diamond, da Eudora, conta com 9 cores para efeito super brilho, 12 cores cintilantes e 13 cores matte. 

Seu maior diferencial está na variedade de usos de suas sombras, sendo 4 delas podendo ser usadas, além dos olhos, como iluminador facial ou corporal.

Mais um ponto positivo: Nenhum produto de Eudora é testado em animais.

3 – Sombras Variadas – Catharine Hill 

3 - Sombras Variadas - Catharine Hill 
Sombras Variadas – Catharine Hill

Muito usada por muitos maquiadores por conta se sua diversidade de cores e acabamento, a paleta de sombras da Catharine Hill conta com 30 cores diferentes, de acabamentos foscos, aveludados e cintilantes. 

Sua diversidade é tão grande, que entre as cores podemos ver:

  • Opções iluminadoras, ótimas para usar no canto interno dos olhos ou centro das pálpebras
  • Tons rosados e nudes, para looks mais delicados, básicos ou como cor de transição para algo mais poderoso
  • Marrons e terrosos, para looks clássicos ou para complementar um olhar poderoso
  • Coloridos em tons quentes como amarelo, laranja e vermelho, perfeito para quem quer um look diferentão

Uma ótima escolha para quem gosta de testar coisas novas por diversas vezes sem gastar muito, apesar de grande e diversa, seu custo é acessível para um produto desse porte.

4 – Paleta de Sombra Matte Luxo – Ludurana

4 - Paleta de Sombra Matte Luxo - Ludurana
Paleta de Sombra Matte Luxo – Ludurana

A surpreendente paleta de 32 cores da Ludurana entrega qualidade quando o quesito é pigmentação e esfumado fácil!

Por conta das suas diversas cores vivas e divertidas, permite a criação de looks para as mais diversas ocasiões.

Perfeita para quem não tem medo de ousar, oferece tons terrosos mais neutros, ótimo para marcação de côncavo e raiz de cílios, e também cores vivas como vermelho e azuis.

5 – Paleta 12 Shades – Mariana Saad by Océane

5 - Paleta 12 Shades - Mariana Saad by Océane
Paleta 12 Shades – Mariana Saad by Océane

Assim como sua irmã de coleção, a 9 shades, entrega alta pigmentação e fixação que dura por horas!

Essa paleta, que conta com lindos tons frios, nasceu com a intenção de complementar a anterior, que possui tons quentes, criando looks versáteis e permitindo brincar com as mais diversas combinações de cores.

Seu diferencial são os tons mais ousados, pra quem não tem medo de um olhar marcado ou com bastante brilho. Conta com 7 tons cintilantes e 5 tons opacos, que entre si criam looks para qualquer tipo de evento.

Para finalizar, vamos te dar algumas dicas para a sombra durar mais nos olhos:

  • É imprescindível limpar a pele antes de passar qualquer produto de maquiagem, ou preparação de pele, isso inclui a região dos olhos, por isso, utilize um sabonete gentil, ou até mesmo um shampoo infantil, para higienizar a área dos olhos antes de aplicar o primer ou sombra;
  • Não subestime o poder do prime, ele vai fazer com que, não só a durabilidade seja maior, mas também que a cor pigmente com mais facilidade;
  • Aplique diversas camadas de sombra, mas pode ir aos poucos, ok? Esfume com cuidado para não criar acúmulos indesejados ou manchas.

Agora você está pronta para investir nas suas novas paletas de sombras e arrasar nas makes!