O óleo de rícino é um líquido vegetal extraído das sementes da planta Ricinus communis, conhecida popularmente como mamona ou castor, nativa do leste da África e da região mediterrânea, mas agora é cultivada em várias partes do mundo. Há séculos, esse óleo tem sido amplamente utilizado em diversas culturas ao redor do mundo, graças às suas muitas propriedades medicinais e cosméticas.

Utilidades do Óleo de Rícino

1. Tratamento de Problemas de Pele

O óleo de rícino é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e hidratantes, tornando-o um excelente aliado no tratamento de várias condições de pele. Ele pode ser usado para aliviar a coceira, irritação e inflamação causada por eczema, psoríase e dermatite.

2. Estimulação do Crescimento Capilar

O óleo de rícino é frequentemente usado para promover o crescimento saudável dos cabelos. O ácido ricinoleico presente no óleo possui propriedades que estimulam a circulação no couro cabeludo, melhorando o fluxo sanguíneo para os folículos capilares e, consequentemente, estimulando o crescimento dos fios.

3. Hidratação dos Lábios

Graças às suas propriedades emolientes, o óleo de rícino é um excelente hidratante para os lábios. Muitos produtos labiais e bálsamos contêm esse óleo devido à sua capacidade de manter os lábios macios e hidratados, especialmente em climas secos ou frios.

4. Redução de Inflamação

O óleo de rícino pode ser aplicado topicamente para reduzir a inflamação em várias partes do corpo. Suas propriedades anti-inflamatórias podem aliviar dores musculares, articulares e inflamações de tendões, tornando-o uma opção natural para auxiliar no tratamento de condições como artrite e torções. Mas não esqueça de consultar um médico caso os sintomas persistam ou piorem.

Agora que você sabe tudo sobre esse ingrediente mágico, veja os 10 melhores Óleos de Rícino para ter em casa:

1 – Óleo de Rícino – NatuHair

1 - Óleo de Rícino - NatuHair
1 – Óleo de Rícino – NatuHair

O Óleo de Rícino da Natu hair é um excelente aliado para o crescimento capilar, proporcionando nutrição, fortalecimento e hidratação aos seus cabelos.

O modo de uso é super simples: adicione uma tampa do Óleo/Solução Capilar à sua máscara de tratamento e aplique em todo o comprimento dos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por 5 minutos e enxágue abundantemente com água. Finalize como de costume.

Para a umectação, aplique algumas gotas do Óleo/Solução Capilar nos cabelos e massageie delicadamente em todo o comprimento dos fios. Coloque uma touca plástica e deixe agir por 20 minutos a 8 horas (umectação noturna). Em seguida, lave os cabelos como de costume. 

2 – Óleo Capilar Black Oil Rícino – Soul Power

2 - Óleo Capilar Black Oil Rícino - Soul Power
2 – Óleo Capilar Black Oil Rícino – Soul Power

O Óleo Capilar Soul Power Black Oil Rícino é especialmente formulado para cabelos cacheados ou ondulados, oferecendo uma solução 100% vegetal para umectação e tratamento de cabelos extremamente ressecados. Indicado principalmente para cabelos em transição, com curvaturas 2ABC, 3ABC e 4ABC.

Recomendado:  Top 10 Melhores Fortalecedores de Unhas

Esse óleo capilar possui propriedades hidratantes e nutritivas que atuam em toda a extensão dos fios, criando uma camada protetora que evita a perda de água. Além disso, é amplamente reconhecido por seus poderes fortalecedores, tornando a fibra capilar mais maleável e reduzindo a quebra dos cabelos.

3 – Óleo de Rícino Puro – Farmax 

3 - Óleo de Rícino Puro - Farmax 
3 – Óleo de Rícino Puro – Farmax 

O Óleo de Rícino da Farmax é um produto puro, desenvolvido com base em um único ativo de origem natural, o que o torna uma formulação vegana.

Ele auxilia no crescimento capilar, combate a queda de cabelo e promove uma hidratação profunda dos fios, deixando-os macios e radiantes. 

Para obter resultados no crescimento e combate à queda de cabelo, aplique o óleo no couro cabeludo com os cabelos secos ou úmidos, realizando suaves massagens circulares. Para hidratar e nutrir os fios capilares, aplique o óleo também ao longo das mechas, proporcionando uma restauração do brilho e vitalidade aos cabelos.

4 – Óleo de Rícino Puro – Dabelle

4 - Óleo de Rícino Puro - Dabelle
4 – Óleo de Rícino Puro – Dabelle

Eu adoro os produtos da DaBelle, e com esse Óleo Rícino, desenvolvido para fortalecer e revitalizar os cabelos fracos e quebradiços, proporciona um crescimento saudável e com brilho radiante.

Sua versatilidade é notável, pois além de proteger a integridade dos fios, também encorpa e condiciona, reduzindo as chances de quebras e deixando os cabelos macios e belos. Seu tamanho compacto torna-o ideal para carregar na bolsa, e a prática válvula facilita a dosagem e aplicação do produto.

Entre suas características e ações, destaca-se a presença do Filtro UV e Proteção Térmica, que ajudam a proteger os cabelos dos danos causados pelo sol e calor.

5 – Nanovin a Óleo De Rícino – Nanovin Hair

5 - Nanovin a Óleo De Rícino - Nanovin Hair
5 – Nanovin a Óleo De Rícino – Nanovin Hair

Este produto da Nanovin é uma ótima opção para a etapa de nutrição no cronograma capilar, pois oferece benefícios tanto para hidratação dos cabelos quanto para limpeza do couro cabeludo. 

Sua composição é rica em ácidos graxos, destacando-se o ácido ricinoleico, exclusivo dessa planta, além de ácido oleico, ácido linolênico, ácido palmítico, ácido esteárico, sais minerais e vitamina E.

Ele estimula os fios a retornarem à fase de crescimento, principalmente em casos de queda por eflúvio telógeno, em que os cabelos caem antes do tempo adequado. 

6 – Óleo De Umectação #todecacho Rícino Puro! – Salon Line

6 - Óleo De Umectação #todecacho Rícino Puro! - Salon Line
6 – Óleo De Umectação #todecacho Rícino Puro! – Salon Line

O Óleo de Umectação #todecacho Rícino Puro possui a inovadora tecnologia Profix, que garante uma hidratação intensa para os cabelos, proporcionando força e saúde aos cachos e crespos. Sua fórmula é enriquecida com nutrientes essenciais que promovem nutrição, fortalecimento e brilho aos fios.

A dica de uso da marca é: Antes de lavar os cabelos, aplique o Óleo de Umectação mecha a mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo para ativar a circulação. Deixe agir por 30 minutos ou faça uma umectação noturna para intensificar os resultados. Para facilitar a remoção, ainda com o óleo nos fios, aplique mecha a mecha o Condicionador e deixe agir por 5 minutos. 

Recomendado:  Top 10 Melhores Cleansing Oil

O produto vegano, não contém sulfato, petrolato, silicone, óleo mineral, parafina e parabenos.

7 – Óleo Vegetal de Rícino – Harmonie Aromaterapia

7 - Óleo Vegetal de Rícino - Harmonie Aromaterapia
7 – Óleo Vegetal de Rícino – Harmonie Aromaterapia

O Óleo Vegetal de Rícino da Harmonie Aromaterapia é um valioso recurso rico em ácidos graxos que formam uma película protetora, prevenindo a perda de água para o ambiente. 

Suas propriedades bactericidas e tônicas são eficazes no combate ao ressecamento da pele e no enfrentamento de linhas de expressão. 

Para os cabelos, este óleo traz força e vitalidade aos fios, equilibra a oleosidade excessiva do couro cabeludo, combate a caspa e pode ser usado como reparador de pontas na finalização do cabelo, já nas unhas, por exemplo, é uma excelente escolha para fortalecer e hidratar as cutículas, prevenindo a quebra e combatendo fungos.

8 – Óleo De Rícino – Bionevi

8 - Óleo De Rícino - Bionevi
8 – Óleo De Rícino – Bionevi

Liberado para as técnicas de low poo e no poo, esse óleo de ricino na Bionevi promete potencializar o crescimento dos cabelos e pelos.

Para as sobrancelhas, por exemplo, a marca indica aplicar o óleo diariamente antes de dormir, massageando bem. Pode ser utilizado com um cotonete, dedos ou cerdas de rímel limpas. 

Quanto aos cílios, é aconselhável aplicar o óleo utilizando cerdas de rímel, com cuidado para evitar que caia dentro dos olhos. O uso do óleo de rícino pode aumentar o volume, preenchimento e crescimento de novos pêlos nas sobrancelhas e cílios. Mas eu tomaria cuidado com os olhos e, em qualquer sinal de efeitos colaterais, suspenderia o uso e procuraria um oftalmo, ok?

9 – Óleo De Rícino Natutrat – Skafe

9 - Óleo De Rícino Natutrat - Skafe
9 – Óleo De Rícino Natutrat – Skafe

O óleo de rícino da Skafe é uma rica fonte de componentes benéficos para os cabelos. Entre eles, encontramos ácidos graxos, como o ácido oleico (parte do Ômega 9) e o ácido linolênico (parte do ômega 6), além de minerais e vitamina E. Essa combinação de ativos torna o óleo de rícino um poderoso hidratante e fortalecedor dos fios.

A presença desses nutrientes também contribui para a selagem das cutículas, evitando que os cabelos fiquem com aspecto ressecado e proporcionando brilho e maciez. Adicionalmente, o óleo de rícino possui propriedades antifúngicas, o que o torna eficaz na limpeza do couro cabeludo e auxilia no combate à caspa, geralmente causada por fungos.

10 – Óleo de Rícino – Needs

10 - Óleo de Rícino - Needs
10 – Óleo de Rícino – Needs

O Óleo de Rícino Needs é um óleo natural 100% puro, especialmente formulado para estimular o crescimento capilar e prevenir a queda, além de proporcionar nutrição e hidratação aos cabelos.

Você pode usá-lo puro, diretamente no couro cabeludo ou fios, e também misturado em receitinhas para potencializar os efeitos e máscaras.