Na hora de escolher o shampoo perfeito para cuidar dos seus fios, a preocupação precisa ir muito além do que vem escrito na embalagem, concorda?

A missão, os valores e a história da marca precisam estar em sintonia com as suas próprias, dessa forma, você poderá se sentir bonita enquanto fortalece empresas que merecem reconhecimento, e claro, o seu investimento.

Pensando nisso, separamos as 10 melhores marcas de Shampoo do mercado, e nossos critérios de avaliação foram:

  • Nota do consumidor do Reclame Aqui: A plataforma Reclame Aqui abre as portas para que os consumidores exponham suas reclamações de um lado e a empresa tenha a chance de responder ou resolver de outro;
  • O resultado disso é uma nota de 0 a 10 que leva em consideração a média de avaliação dos clientes em relação a resolução dos problemas.
  • Volume de buscar no Google: Através do Google Trends, conseguimos ver as marcas mais populares nas buscas;
  • Envolvimento em causas: Marcas cruelty free, veganas, que não testam em animais ou possuem ações sociais e sustentáveis terão prioridade nessa lista;
  • Avaliação em e-commerces: Nota em sites como Amazon, Beleza na Web e Época cosméticos.

1 – Wella Professionals

1 - Wella Professionals
1 – Wella Professionals

A Wella Professionals é conhecida mundialmente, inclusive pelos maiores cabeleireiros, pela sua qualidade profissional. Os produtos da marca oferecem resultado de salão em sua própria casa, para todos os tipos de cabelo. 

Não é atoa que seus shampoos e produtos para cuidados com os cabelos são os mais pesquisados e comparados nos sites de busca. Com mais de 130 anos de mercado, a Wella investe em estudos tecnológicos para estar em constante melhoria e inovação, não deixando a desejar em nenhum setor, inclusive no de atendimento ao cliente, que possui mais de 80% de satisfação na hora da resolução dos problemas.

2 – Seda 

2 - Seda 
2 – Seda 

A maioria das meninas e mulheres brasileiras já teve ou tem em seu banheiro pelo menos um produto da Seda, isso porque a marca acredita que todas podem chegar em seu máximo potencial de beleza e autoconfiança com preço justo e acessível.

A responsável por atender as demandas do consumidor, além da produção e distribuição dos produtos da marca Seda, é a Unilever, que vem mantendo uma alta performance na hora de solucionar problemas. No Reclame Aqui sua nota é superior a 87%, ou seja, a grande maioria de seus clientes recebem soluções e contato de forma satisfatória.

3 – Natura 

3 - Natura 
3 – Natura 

A Natura teve início em 1969, e desde então cria produtos que promovem o bem estar e conectam as pessoas com o seu próprio corpo. Tudo isso de forma sustentável, a fim de gerar um impacto positivo não só na beleza, mas também no meio ambiente.

Algumas das preocupações da Natura são:

  • Não testam em animais (Cruelty Free)
  • Somente usam ativos e componentes seguros 
  • Possuem embalagens ecológicas
  • É 100% carbono neutro. As emissões que não podem ser evitadas, tanto no processo de extração, produção e transporte, são compensadas com a compra de créditos de carbono de projetos que geram benefícios sociais e ambientais.

A marca é considerada multicanal, isso porque você pode adquirir não só seus shampoos, mas qualquer outro produto através do site, telefone, lojas físicas, e claro, pelos tradicionais consultores da marca.

Sempre pensando em atender com excelência, a marca possui uma das maiores taxas de satisfação no Reclame Aqui, além de atender demandas por redes sociais, a fim de solucionar de forma rápida qualquer desagrado que seu consumidor possa ter passado.

4 – Dove 

4 - Dove 
4 – Dove 

A Dove é uma marca tradicional nos cuidados da beleza, podendo ser encontrada com facilidade em mercados e drogarias de todo o país. Eles tem o selo Cruelty-Free da PETA, organização referência em tratamento ético aos animais.

Seus produtos capilares abrangem não só as mulheres, mas também cuidam dos fios masculinos e infantis, por isso é uma marca que possui itens para toda a família.

A marca possui ainda um projeto chamado Dove pela Auto Estima, que oferece lições educacionais sobre esse assunto a jovens com idades entre 8 a 17 anos por meio de aulas em escolas, oficinas e material online para os pais que gostariam de lidar de uma forma mais pensada com os problemas que surgem nessa idade. O objetivo é fazê-las crescer com um olhar mais positivo sobre seu corpo e beleza própria.

Se você ainda possui alguma dúvida sobre o carinho da Dove com seus clientes, a taxa de satisfação em resolução de problemas no Reclame Aqui ultrapassa a marca de 87%, o que significa que a maioria das pessoas que passaram por algum problema com a marca, voltariam a comprar depois do contato.

5 – L’Oréal Professionnel 

5 - L'Oréal Professionnel 
L’Oréal Professionnel

O diferencial da L’Oréal Professionnel é reunir uma comunidade de cabeleireiros por 65 países, ouvindo as necessidades que eles e seus clientes possuem, e investindo em pesquisas e tecnologias que solucionem esses problemas capilares da forma mais eficiente possível.

Com certeza é uma das marcas com a maior variedade de shampoos e produtos para o cuidado com os fios, por isso é tão querida pelos profissionais da área, e você pode ter o resultado que eles oferecem no salão, no conforto da sua casa, adquirindo os mesmo produtos em lojas online, por exemplo.

Apesar do produto de qualidade, o atendimento ao cliente deixa um pouco a desejar, tendo apenas pouco mais da metade das reclamações de consumidores resolvidas de forma rápida e online.

6 – Eudora 

6 - Eudora 
6 – Eudora 

Muitos não sabem, mas a Eudora pertence ao grupo O Boticário, fundada no ano de 2011, o que explica sua excelência em relação a formulações e experiência do cliente.

Possuem grande variedade de produtos, inclusive shampoos voltados para todos os tipos de cabelo e danos que você gostaria de solucionar.

Seus produtos capilares são veganos e cruelty free, além disso, vale ressaltar ainda o diferencial de suas embalagens, criadas com plástico vegetal, usam a cana de açúcar como matéria prima renovável, diminuindo o impacto de poluentes danosos à natureza.

7 – Salon Line 

7 - Salon Line 
7 – Salon Line 

A estratégia da Salon Line para criar, não só seus shampoos que conquistaram a cabeça das meninas antenadas nas novidades, mas todos os seus produtos, é estar sempre próxima de suas consumidoras, isso porque acredita que para desenvolver produtos certeiros que realmente resolvam problemas, é necessário conhecê-los a fundo, ouvindo quem convive com eles.

A marca garante que não realiza nenhum tipo de teste que requer o uso de animais de nenhuma espécie, nem por conta própria, e nem de forma terceirizada.

8 – Pantene 

8 - Pantene 
8 – Pantene 

Não é por acaso que a Pantene está no topo dessa lista, cada novo produto da marca é resultado de anos de pesquisa científica com o objetivo de levar as melhores formulações para seus consumidores. 

Usando ingredientes ricos em multivitaminas e a exclusiva Pro-V, promovem mais saúde, brilho e leveza para cabelos de todos os tipos.

Seus produtos, principalmente os shampoos e condicionadores, podem ser encontrados por preços acessíveis em farmácias e drogarias de todo o mundo.

A responsável pela produção, distribuição e atendimento ao cliente da Pantene é a gigante P&G – Procter & Gamble, que também possui em seu espaço a Aussie, Head and shoulder, Herbal Essences e outras marcas para cuidados com os cabelos, sendo assim uma das maiores especialistas no assunto.

9 – Kérastase

9 - Kérastase
9 – Kérastase

Sendo a marca mais luxuosa da lista, a Kérastase foca em proporcionar uma experiência não só de cuidado com os cabelos, mas também de autoestima, pois acredita que cada mulher é única, e cada cabelo também.

Unindo estética e ciência, possui apoio da L’Oréal Advanced Research, um dos maiores laboratórios voltados para cuidados com a beleza do mundo, na hora da criação de seus produtos de alta performance.

A marca apenas deixa a desejar na parte de atendimento a problemas com o consumidor, tendo apenas a metade dos chamados no Reclame aqui resolvidos de forma satisfatória para o cliente.

Porém, não pense que eles não oferecem um bom tratamento, inclusive, em seu site, eles oferecem um diagnóstico rápido e fácil para você acertar de primeira na escolha do seu shampoo ou outro produto para cuidado dos fios.

10 – Lola Cosmetics 

10 - Lola Cosmetics 
10 – Lola Cosmetics 

A Lola Cosmetics ganhou o mercado nacional por lançar produtos veganos e cruelty free pensados em mulheres brasileiras reais, por isso, em seu catálogo de shampoos e produtos em geral você encontrará um pouco de tudo.

Se você é lisa, ondulada, cacheada, passa por processos químicos, é forte adepta a produtos que emitem calor, como chapinha e condicionador, a Lola com certeza tem um produto voltado para você!

Suas redes sociais estão sempre bombando, isso porque o atendimento trata os clientes de igual para igual, criando uma espécie de comunidade inclusiva.