Em gel, creme, aquoso ou até mesmo em bastão, os hidratantes são um passo que não pode ser pulado na rotina de skin care, afinal, eles são responsável por diminuir ressecamos, prevenir contra irritações, melhorar a textura da pele e, muitas vezes, possuem ativos para tratamentos específicos, como o antiage e o anti acne.

Se engana quem pensa que hidratantes são necessidade exclusiva das peles secas, as peles mistas e oleosas também precisam prestar atenção nessa etapa da skincare, afinal, costumam fazer uso de sabonetes de limpeza mais profunda e, muitas vezes, ácidos que fazem a pele descamar. A diferença está apenas em qual produto será usado.

Para te ajudar na escolha do produto ideal, separamos os 10 melhores hidratantes faciais e suas indicações:

1 – Loção Facial Hidratante – CeraVe 

1 - Loção Facial Hidratante - CeraVe 
1 – Loção Facial Hidratante – CeraVe 

Indicação: Peles normais e secas

Perfeito para quem precisa de uma ação urgente, a marca promete mais 31% de hidratação imediatamente após a aplicação, graças à sua rápida absorção e textura super leve que facilita a penetração, além de não deixar a pele oleosa.

Entre seus ativos podemos citar:

  • 3 Ceramidas Essenciais (1, 3 e 6-II): Ajudam a restaurar e manter a proteção da barreira natural da pele;
  • Exclusiva Tecnologia MVE: Liberação prolongada de ativos para que a hidratação se mantenha ao longo do dia;
  • Ácido Hialurônico: Retém por muito mais tempo na pele a água necessária para a hidratação;
  • Niacinamida: Estimula a renovação celular e favorece a uniformização do tom da pele.

2 – Calming Cream – Creamy

2 - Calming Cream - Creamy
2 – Calming Cream – Creamy

Indicação: Peles oleosas, sensíveis ou irritadas

Se você usa ácidos noturnos ou tem muitos problemas com acne, deve saber a dificuldade em achar produtos que não ardam ou causem vermelhidão. 

Pensando nisso, a Creamy, marca recente no mercado, mas que vem conquistando cada vez mais espaço nas rotinas de skincare das brasileiras, lançou o O Calming Cream, um hidratante leve de rápida absorção, perfeito também para quem tem pele oleosa e quer evitar aquele efeito de “melado”.

Sua proposta é de recompor a barreira cutânea, oferecendo uma hidratação com toque natural, além de aliviar irritações e melhorar a tolerância da pele, para que no futuro, ela fique menos sensibilizada com outros produtos.

Para quem usa ácidos, principalmente os da própria marca, a dica é passar uma camada generosa antes de aplicar o produto irritante.

3 – Hidratante Facial Minéral 89 – Vichy 

3 - Hidratante Facial Minéral 89 - Vichy 
3 – Hidratante Facial Minéral 89 – Vichy 

Indicação: Para todos os tipos de pele

O Minéral 89 vai muito além de hidratação, sendo na verdade um fortalecedor facial composto com Ácido Hialurônico e 89% de Água Vulcânica Mineralizante, ativo capaz de fortalecer as defesas naturais da pele.

Ele promete ajudar a deixar as peles enfraquecidas, que estão sem viço e luminosidade, ressecamentos, perda de volume, sinais da idade como linhas finas mais evidentes e que ficam irritadas ou sensibilizadas com muita facilidade, mais resistentes.

Ele pode ser usado em toda pele, inclusive na região da boca e olhos.

Seu efeito pode demorar um pouco para aparecer, necessitando de aplicações diárias e contínuas, e muitas vezes, precisa ser associado com mais um hidratante em casos de peles muito secas, porém, a longo prazo, o resultado é surpreendente!

4 – Hidratante Facial Effaclar Mat – La Roche-Posay 

4 - Hidratante Facial Effaclar Mat - La Roche-Posay 
4 – Hidratante Facial Effaclar Mat – La Roche-Posay 

Indicação: Peles mistas e oleosas

A La Roche-Posay conta com uma competente equipe de dermatologistas que pensam nas reais necessidades de todos os tipos de pele. 

Seu Hidratante Facial Effaclar Mat é direcionado para as pessoas que se incomodam com os efeitos brilhantes e melados que os hidratantes podem ter, proporcionando um efeito matte duradouro. 

Esse produto, além de hidratar de forma profunda até mesmo as peles mais sensíveis, auxilia no controle da produção de óleo, graças ao ativo Sebulyse®, deixando você mais confortável e segura durante o dia.

5 – Hidratante Facial em Loção Dramatically Different – Clinique

5 - Hidratante Facial em Loção Dramatically Different - Clinique
5 – Hidratante Facial em Loção Dramatically Different

Indicação: Peles Peles secas ou muito secas

As peles extremamente secas podem encontrar alguma dificuldade para achar produtos que penetrem nas camadas mais profundas, hidratando não somente no momento da aplicação, mas mantendo a pele bonita por todo o dia.

O hidratante em loção Dramatically Different, da conceituada Clinic, promete manter o equilíbrio perfeito, hidratando as zonas de maior ressecamento e mantendo o conforto nas áreas que podem parecer mais oleosas, como a zona T.

A marca indica o uso 2x no dia ou todas as vezes que sentir necessidade, e fique tranquila, uma pequena quantidade do produto já é suficiente, o que o faz render bastante.

6 – Cicabio Crème Multireparador Calmante – Bioderma

6 - Cicabio Crème Multireparador Calmante - Bioderma
6 – Cicabio Crème Multireparador Calmante – Bioderma

Indicação: Peles sensibilizadas e sensíveis

O hidratante Cicabio é um dos mais prescritos na França, por exemplo, por seu poder multirreparador que restaura, hidrata e acalma a pele ao mesmo tempo, por isso é perfeito para peles que precisam de cicatrização ou passaram por procedimentos estéticos invasivos.

Sua potente ação reparadora ajuda até mesmo as peles mais sensibilizadas, e isso se dá graças a sua fórmula enriquecida com os ativos Resveratrol e Centella asiática, que aceleram consideravelmente a regeneração da pele.

A marca promete até 79% da diminuição de ressecamentos, e isso é possível graças aos seguintes ativos:

  • Cobre: Estimula a produção de colágeno;
  • Zinco: Diminui a formação de radicais livres, além de proteger as células produtoras de colágeno;
  • Ácido Hialurônico: Atrai e retém a água necessária para uma hidratação natural;
  • Glicerina: Ação hidratante e umectante, ajuda a manter a hidratação além de reparar a barreira cutânea.

7 – Hidratante facial – Sallve

7 - Hidratante facial - Sallve
7 – Hidratante facial – Sallve

Indicação: Peles sensíveis, normais ou oleosas

Esse gel-creme de hidratação diária e prolongada promete 24h de efeito, perfeito para quem não tem tempo de retocar o produto ao decorrer do dia.

Ótimo também para quem possui alergia a fragrância, sem cheiro e perfume, esse produto irá diminuir a aparência de seus poros, acalmar irritações, além de deixar a pele mais iluminada e macia.

Seu poderosos ativos chamam atenção, confira:

  • Beta-glucan: Seu alto poder de hidratação funciona atraindo e retendo a água na pele, além disso, o ativo também repara a barreira natural de proteção ajudando a acalmar vermelhidão e prevenindo contra leves sinais de envelhecimento;
  • Phytoesqualano: Previne a perda de água, garantindo que a hidratação dure muito mais tempo;
  • Niacinamida: Antioxidantes que ajuda a preservar a barreira de proteção, além de ajudar na uniformização do tom da pele;
  • Óleo da semente do melão do kalahari: Rico em Vitamina E e Ômega 6, além de hidratar, também tem ação antioxidante.

8 – Hidratante Facial Epidrat Acqua – Mantecorp 

8 - Hidratante Facial Epidrat Acqua - Mantecorp 
8 – Hidratante Facial Epidrat Acqua – Mantecorp 

Indicação: Para todos os tipos de pele

Perfeito para quem passa o dia todo na rua, o Hidratante Facial Epidrat Acqua tem textura aquosa, que é absorvida pela pele como um líquido, hidratando desde o primeiro uso e protegendo sua pele das ações nocivas da poluição das grandes cidades, fortemente tolerada por peles oleosas e sensíveis.

Esse produto possui também ação antioxidante, que auxilia na prevenção de sinais do envelhecimento como linhas de expressão e rugas. 

A marca informa ainda que esse é um produto recomendado por 9 a cada 10 dermatologistas, ou seja, tem o apoio profissional.

9 – Acqua Biohidratante Renovador Chronos – Natura

9 - Acqua Biohidratante Renovador Chronos - Natura
9 – Acqua Biohidratante Renovador Chronos – Natura

Indicação: Peles

A linha Chronos, da Natura, é conhecida por seus produtos de alta performance, principalmente os com ativos antienvelhecimento.

Já nesse Biohidratante, a marca promete uma estimulação da auto-hidratação do rosto, ou seja, de forma inteligente, ensina a pela a atrair e reter a água necessária.

Sua fórmula leve e refrescante promove uma pele 5x mais hidratada imediatamente, por até 24 horas.

Seu uso contínuo trará benefícios excepcionais, como:

  • 7 dias de uso: Pele hidratada e livre de sinais de ressecamentos;
  • 15 dias de uso: Com a ajuda do ativo fevillea, estimula a produção de ácido hialurônico, além da auto hidratação;
  • 30 dias de uso: microbiota da pele equilibrada com a barreira cutânea fortalecida.

10 – Cicaplast Baume B5 – La Roche-Posay

10 - Cicaplast Baume B5 - La Roche-Posay
10 – Cicaplast Baume B5 – La Roche-Posay

Indicação: Peles sensíveis ou áreas de extremo ressecamento

Por último, mas não menos importante, temos o Cicaplast Baume B5 da La Roche-Posay, creme multirreparador que tem ação calmante, ideal para peles sensibilizadas, inclusive as que passaram por peeling ou laser, assim como para quem faz uso de ácidos ou até mesmo como um SOS para áreas extremamente ressecadas, ou que precisam de uma melhora na cicatrização, não só do rosto, mas também do corpo, podendo ser usado até mesmo como um pós tatuagem.

O motivo para toda sua popularidade, e por ser o hidratante favorito de diversas pessoas, vem de sua potente fórmula, que contém:

  • Madecassoside:
  • Zinco:
  • Manganês:
  • Cobre:
  • Pantenol 5%: