A luta contra as temidas e doloridas espinhas muitas vezes vai além dos tratamentos tópicos, como cremes e secativos, precisando serem inseridos alguns medicamentos orais prescritos por um dermatologista, por exemplo. 

Um dos mais receitados é o Roacutan, que tem como base a isotretinoína, um composto sintético semelhante à vitamina A que tem como função reduzir a glândula sebácea, responsável pela produção de sebo em nosso rosto, que favorece a inflamação da acne.

A duração e a posologia deste tratamento irá depender de muitos fatores, sendo os principais o seu peso e a gravidade das lesões que você possui, por isso, e por ter muitas contraindicações, não pode ser comprado sem pedido médico, e é extremamente arriscado tomá-lo por conta própria.

Por ser um medicamento que age diretamente nas glândulas sebáceas, é muito comum que provoque ressecamento na pele e nas mucosas, principalmente nos olhos e lábios. No caso ocular, é necessário entrar em contato com um oftalmologista para indicar um colírio que irá aliviar os sintomas de ressecamento, já nos lábios, você pode usar alguns produtos escolhidos na farmácia, e é sobre eles que iremos falar neste artigo.

Separamos os 10 Melhores Hidratantes Labiais Para Quem Usa Roacutan para que você possa dizer adeus a boca seca e as pelinhas que atrapalham sua maquiagem!

1 – Cicaplast Lábios – La Roche-Posay  

1 - Cicaplast Lábios - La Roche-Posay  
1 – Cicaplast Lábios – La Roche-Posay  

A linha Cicaplast é famosa por sua poderosa capacidade de reparar grandes ressecamentos, muito usado por quem tem pele seca do rosto ou do corpo, e até mesmo pós procedimentos como peeling. Sua versão para lábios é perfeita para quem precisa de alívio imediato, pois ele trás 3 benefícios: nutrição, reparação e calmante.

Sua fórmula potente conta com:

  • Pantenol: Potente ativo hidratante que ajuda também a reparar a pele;
  • Água termal: Possui ação calmante, que proporciona alívio imediato a pele sensibilizada;
  • MP- Lipides: Ativo com ação reparadora que ajuda a reconstruir a barreira cutânea dos lábios fragilizados.

Sua embalagem é o único ponto negativo desse balm, pois quando o fim do conteúdo está se aproximando, ele para de expelir o produto. A dica é cortar a embalagem e terminar a aplicação com os dedos.

2 – Hidradeep Labial – Profuse

2 - Hidradeep Labial - Profuse
2 – Hidradeep Labial – Profuse

Além de sua ação reparadora que devolve saúde aos labios sensibilizados, seja pelos efeitos colaterais do medicamento, ou por agressões externas, o Hidradeep protege também contra os raios UV, contando com FPS 30. 

Sua fórmula possui um complexo de manteigas e ceras vegetais que comprovam seu poder de hidratação e reparação da área sensibilizada, sendo eles: Manteiga de Karité, Óleo de Oliva e Jojoba e Triglicérides Cáprico e Caprílico.

3 – Hidratante labial vegano com rosas e esqualano – Biossance 

3 - Hidratante labial vegano com rosas e esqualano - Biossance 
3 – Hidratante labial vegano com rosas e esqualano – Biossance 

Esse hidratante labial da Biossance promete até 10x mais poder de hidratação para lábios, perfeito para quem está sofrendo com o ressecamento do Roacutan e precisa de um alivio imediato.

Sua nobre composição conta com:

  • Ácido Hialurônico: Hidrata profundamente enquanto preenche os vincos causados pelo ressecamento; 
  • Ceramidas, esqualano e rosas: Protegem os lábios dos agressores ambientais, como poluição, vento e atrito, além de também hidratar e devolver o brilho perdido;
  • Alga Wakame: Ajuda a restaurar a aparência de lábios saudáveis.

A marca informa ainda que esse produto é seguro para ser usado nas bochechas, sobrancelhas e pálpebras para uma maquiagem glossy.

4 – Bálsamo Reparador Labial Avène – Cicalfate Lábios

4 - Bálsamo Reparador Labial Avène - Cicalfate Lábios
4 – Bálsamo Reparador Labial Avène – Cicalfate Lábios

A Avène é uma das marcas mais recomendada pelos dermatologistas, e isso porque eles sempre apresentam produtos com as melhores composições.

Um estudo feito pela marca apontou que os participantes sentiram a redução de 86% da irritação causada pelo ressecamento imediatamente após a aplicação, e 93% de redução da irritação após 48 horas.

Sua fórmula contém:

  • Sucralfato: Ativo que garante a ação reparadora;
  • Complexo de zinco e de cobre: Com ação antibacteriana que ajuda a proteger, além de estimular a produção de colágeno, composto indispensável para a firmeza da pele.
  • Óleos e ceras naturais: Ativos que garantem a hidratação e nutrição dos lábios ressecados;
  • Água termal de Avène: Tem ação calmante para aliviar os sintomas da irritação rapidamente.

5 – Hidratante Labial – Sallve

5 - Hidratante Labial - Sallve
5 – Hidratante Labial – Sallve

A Sallve ganhou espaço no mercado nacional por apresentar produtos extremamente eficientes para os mais diversos problemas da pele brasileira. Com seu hidratante labial, promete restaurar a saúde dos lábios e proteger contra danos futuros.

Sua composição demonstra bem seu poder, confira:

  • Phytoesqualano: Tico de origem vegetal, derivado do óleo de oliva puro, que previne a perda de água da pele, ajudando a manter a hidratação por mais tempo;
  • Ácido hialurônico: Queridinho das marcas de cuidados com a pele, tem capacidade de atrair e reter a umidade, hidratando profundamente de forma natural, além de ter poder de preenchimento, perfeito para os lábios que estão perdendo densidade ou percebendo surgimento de linhas.
  • Manteiga de shorea: Obtida da semente da árvore do sal, promove nutrição intensa e deixa os lábios mais macios;
  • Vitamina E: Combate os danos causados por agentes externos, graças a sua ação antioxidante.

6 – Nutritic Lips Hidratante Labial – La Roche Posay 

6 - Nutritic Lips Hidratante Labial - La Roche Posay 
6 – Nutritic Lips Hidratante Labial – La Roche Posay 

Nutritic Lips é um bálsamo hidratante para lábios secos e sensíveis, que com o uso prolongado durante 1 mês, tem a capacidade de reduzir 4 sinais do ressecamento: A fragilidade, perda de firmeza, rachadura, e perda de densidade.

Ele contém um complexo de biolípidos e ceramidas que atuam devolvendo o viço e a umidade necessária para um aspecto de lábios saudáveis.

Perfeito não só para quem faz o uso do roacutan, mas também para quem mora em locais muito frios ou com ventos muito fortes.

7 – Hidratante Labial Original Care – Nivea 

7 - Hidratante Labial Original Care - Nivea 
7 – Hidratante Labial Original Care – Nivea 

Perfeito para levar na bolsa e reaplicar sempre que sentir o ressecamento querendo voltar, o famoso hidratante labial “azulzinho” Nivea promete 24h de hidratação profunda para lábios macios e livre de rachaduras.

Sua fórmula é enriquecida com Hydra QI e manteiga de karité, tem a capacidade de proteger seus lábios de novos danos, mantendo-os hidratados, nutridos e com aspecto saudável.

8 – Bepantriz Derma – Bepantriz

8 - Bepantriz Derma - Bepantriz
8 – Bepantriz Derma – Bepantriz

Para lábios realmente castigados pelo ressecamento causado pelo uso do Roacutan, o Bepantriz Derma pode ajudar a regenerar a saúde e maciez que infelizmente 

Sua composição conta com os poderosos Dexpantenol (Pró-vitamina B5) e vitamina E, que juntos têm a capacidade de hidratar imediatamente e proteger contra danos futuros, inclusive os causados pelo envelhecimento natural.

Uma dica para esse produto é passar uma grossa camada antes de dormir, para que ele possa agir ainda mais, dessa forma você acordará com os lábios super recuperados.

9 – Hidratante Labial Moisture Surge Lip Hydro-Plump Treatment – Clinic

9 - Hidratante Labial Moisture Surge Lip Hydro-Plump Treatment - Clinic
9 – Hidratante Labial Moisture Surge Lip Hydro-Plump Treatment – Clinic

Se você além de precisar devolver a umidade aos lábios, gostaria que eles tivessem um pouco mais de volume para melhor harmonizar com seu rosto, esse é o hidratante ideal.

O Moisture Surge Lip Hydro-Plump Treatment, como o próprio nome já sugere, oferece hidratação e nutrição para conquistar uma pele mais macia e livre de rachaduras causadas pelo ressecamento, além de um efeito plump natural, ou seja, proporciona um leve volume aos lábios após a aplicação. 

10 – Lip Repair Nutrel – Profuse 

10 - Lip Repair Nutrel - Profuse 
10 – Lip Repair Nutrel – Profuse 

Mais uma opção da Profuse é o Nutrel, balm que promete regenerar rapidamente a saúde dos seus lábios, enquanto acalma e hidrata.

Sua fórmula contém a poderosa Pró-Vitamina B5, que possui ação de hidratação profunda, aliviando imediatamente o desconforto causado pelo ressecamento excessivo, e a queridinha vitamina E, que irá proteger contra novos danos que costumam ser causados por agentes externos, como vento e frio, e também contra os sinais do envelhecimento, como aquelas linhas finas ao redor dos lábios.