As unhas se tornaram não só um uma parte do corpo que deixamos mais bonita com o uso de cores e brilho, mas sim um acessório que expressa nossa personalidade fashion. As cores escolhidas para a esmaltação podem demonstrar muito sobre nosso estilo e até sobre nossos sentimentos.

Porém, quando as unhas estão fracas, a esmaltação pode não durar tanto quanto gostaríamos, além de quebrarem e descamarem, as deixando feias e nada atraentes, o que pode inclusive mexer com nossa autoestima e causar estresse.

Alguns dos motivos para o enfraquecimento das unhas ocorrer com tanta frequências são nossos hábitos nocivos, como:

  • Lavagem das mãos com produtos inadequados, como detergentes;
  • Exposição a solventes, como alguns removedores de esmalte;
  • Exposição a temperaturas extremas, como muito frio ou muito calor.

Outros motivos não tão simples estão ligados a doenças crônicas ou passageiras, como:

  • Psoríase
  • Alopécia areata 
  • Micose
  • Distúrbios da tireóide
  • Diabetes
  • Deficiências nutricionais/Anemia

Seja qual for o motivo que está causando o enfraquecimento de suas unhas, o ideal é sempre manter seus exames em dia e usar alguns produtos tópicos que são vendidos em drogarias e supermercados, como os estalmentes fortalecedores.

Para te ajudar a escolher o tratamento ideal, trouxemos os 10 melhores esmaltes para fortalecer a unha:

1 – Base SOS 7 em 1 – Granado

1 - Base SOS 7 em 1 - Granado
1 – Base SOS 7 em 1 – Granado

Indicada para o tratamento de unhas fracas e quebradiças, esse esmalte promete dar força, ajudar no crescimento, endurecimento e nivelamento de certos relevos. 

Além disso, esse produto hidrata e nutri as unhas, tudo isso é possível graças a sua potente fórmula que contém:

  • Queratina: Proteína naturalmente produzida pelas células da nossa pele, e nas unhas, possui a função de endurecer e deixá-las mais resistentes;
  • Cálcio: Potencializa a ligação entre as pontes de queratina;
  • Proteína da seda: Protege contra agentes externo que possam causar danos e deixar as unhas mais fracas;
  • Vitamina E: Famoso antioxidante que protege suas unhas dos danos causados por radicais livres, poluição e ação do envelhecimento;
  • Óleos de argan: Hidrata e nutre profundamente as unhas, as deixando mais brilhantes e bonitas; 
  • Óleo de baobá: Tonifica e protege as unhas, além de deixar as cutículas mais saudáveis; 
  • Extrato de violeta: Inibe a proliferação de bactérias malignas.

2 – Caneta Fortalecedora de Unhas Frágeis Si-Nails – ISDIN 

2 - Caneta Fortalecedora de Unhas Frágeis Si-Nails - ISDIN 
2 – Caneta Fortalecedora de Unhas Frágeis Si-Nails – ISDIN 

Uma opção prática e simples para o dia a dia são as canetas fortalecedoras, com suas pontas de cerdas macias e o líquido dentro da canetinha, basta passar por toda a unha e esperar secar.

No caso desse produto da marca ISDIN, a rápida absorção e acabamento invisível, faz com que você não perca o precioso tempo do seu dia. 

Os primeiros resultados podem ser percebidos após 14 dias de uso, porém após 28 é que você terá o pico de efeito. Foram relatados por usuárias durante uma pesquisa da marca, unhas 93% mais resistentes e hidratadas, além de 76% no aumento do crescimento.

3 – Base Fortalecedora Nail Envy – O.P.I 

3 - Base Fortalecedora Nail Envy - O.P.I 
3 – Base Fortalecedora Nail Envy – O.P.I 

A marca americana O.P.I foi fundada em 1981, mas foi recentemente que se tornou uma febre entre as blogueiras brasileiras. Ela foi uma das primeiras fabricantes de produtos para cuidados com as unhas, focada no mercado profissional, por isso seus produtos possuem altíssima qualidade. 

Com esse esmalte fortalecedor, oferece uma potente fórmula com cálcio e proteína hidrolisada de trigo, combinação que proporciona força máxima para que suas unhas cresçam fortes e resistentes.

4 – Esmalte Fortalecedor Concreto – Ana Hickmann

4 - Esmalte Fortalecedor Concreto - Ana Hickmann
4 – Esmalte Fortalecedor Concreto – Ana Hickmann

Com preço acessível e facilidade para ser encontrado em drogarias e supermercados de todo o Brasil, o esmalte fortalecedor da marca da modelo e apresentadora Ana Hickmann possui fórmula Cruelty free e vegana, ou seja, que não faz mal a nenhum animalzinho durante o processo de criação e produção, conta com tradicionais e eficazes ativos, como:

  • Queratina: Responsável pelo endurecimento e aumento da resistência das unhas;
  • Lecitina de soja: Auxilia no crescimento saudável;
  • Pantotenato de cálcio: Ativo hidratante e regenerador;
  • Óleo de cravo: Um dos ativos mais conhecidos quando falamos de fortalecimento das unhas, tem a capacidade de fortalecer aquelas que são quebradiças, fracas e que descamam com facilidade.

5 – Esmalte Nutribase – Colorama

5 - Esmalte Nutribase - Colorama
5 – Esmalte Nutribase – Colorama

A Colorama é uma marca nacional que oferece sempre cores e referências antenadas nas tendências mundiais, porém sempre adaptadas para o nosso gosto e hábitos. Podendo ser facilmente encontrada em drogarias, mercados e lojas de beleza, oferece também opção de tratamento, como o esmalte Nutribase.

Esse produto possui mais cerdas que o convencional, uma fórmula que enfatiza o brilho e faz com que a esmaltação que será aplicada a seguir dure por muito mais tempo.

A resistência e força para um super crescimento vem da presença de flúor e cálcio em sua composição.

6 – Base Fortalecedora para Unhas Nail Force – Dermage

6 - Base Fortalecedora para Unhas Nail Force - Dermage
6 – Base Fortalecedora para Unhas Nail Force – Dermage

A Dermage é uma das marcas mais respeitadas e indicadas pelos dermatologistas brasileiros, isso porque oferece produtos de grande eficácia, com ativos de qualidade.

Sua fórmula é enriquecida com cálcio e queratina, garantindo assim o fortalecimento, aumento da resistência, diminuição de quebras e descamação, além de combater o amarelamento das unhas.

Perfeito para quem possui pele sensível ou algum tipo de alergia, pois é um produto livre de tolueno, DBP e formaldeído.

7 – Base Bomba Acelerador de Crescimento – Impala Cosméticos

7 - Base Bomba Acelerador de Crescimento - Impala Cosméticos
7 – Base Bomba Acelerador de Crescimento – Impala Cosméticos

Sendo uma das opções mais acessíveis da lista, esse esmalte da famosa marca Impala, é uma base rica em ativos que tratam suas unhas e as prepararam para receber a cor que você escolher. Confira a lista:

  • Óleos de argan: Ativo hidratante que deixará suas unhas mais brilhantes, fortes e mais resistente a descamação;
  • Óleo de amêndoa: Conhecido por suas propriedades hidratante, ajudará não só as unhas, mas também as cutículas ressecadas;
  • Óleo de macadâmia: Com altas propriedades antioxidantes, auxilia no combate a ação dos radicais livres;
  • Vitamina E: Ativo antioxidante que ajuda a proteger suas unhas do envelhecimento natural que as deixam mais frágeis e sensíveis;
  • D-Pantenol: Muito usado em dermocosméticos, é um ativo hidratante e reconstrutor, que diminuirá as chances de quebra, além de deixar as cutículas mais hidratadas.

8 – Esmalte Base Cavalo Forte – Haskell 

8 - Esmalte Base Cavalo Forte - Haskell 
8 – Esmalte Base Cavalo Forte – Haskell 

Inspirada na linha capilar de sucesso da marca, Cavalo Forte, esse esmalte de mesmo novo conta com uma fórmula enriquecida com Biotina, ativo muito usado em cosméticos para o cabelo, auxilia na produção de queratinas, substância essencial para a resistência e força.

Além disso, possui um complexo de vitaminas que nutre e hidrata para que você perceba suas unhas mais brilhantes e bonitas.

9 – Base Niveladora Technology – Risqué

9 - Base Niveladora Technology - Risqué
9 – Base Niveladora Technology – Risqué

O enfraquecimento e quebra não são os únicos problemas que podemos enfrentar quando o assunto são as unhas. O desnivelamento e ondulações podem aparecer por diversos motivos, sendo os mais comuns o envelhecimento natural e a falta de vitaminas em nosso corpo.

Com esse esmalte, a famosa Risqué oferece preenchimento dessas falhas, amenização das ondulações e preparação para receber o esmalte colorido de sua preferência.

Esse é um produto hipoalergénico.

10 – Mavala Scientifique Esmalte Endurecedor para Unhas – Mavala 

10 - Mavala Scientifique Esmalte Endurecedor para Unhas - Mavala 
10 – Mavala Scientifique Esmalte Endurecedor para Unhas – Mavala 

Já tentou de tudo para suas unhas crescerem e nada adiantou? Que tal investir em um produto importado que age imediatamente no problema?

Sendo absorvido já no momento da aplicação nas unhas, o tratamento Mavala, além de ser fortalecedor para as unhas, faz com que as unhas passem a crescer de forma saudável, uniforme e niveladas.

Mas atenção, esse produto contém Formaldeído, se você possui alguma restrição a esse componente, não utilize.