Escovar o cabelo é uma das tarefas diárias mais comuns entre mulheres e homens, e por isso, a escolha da escova adequada pode fazer toda a diferença no resultado final da modelagem dos fios. 

Existem diversos tipos de escovas de cabelo, cada uma com sua função específica. Conheça alguns exemplos separados por tipos de cabelo:

  • Escova para cabelos cacheados: a escova precisa ter cerdas largas e espaçadas, ideais para desembaraçar cabelos cacheados sem desmanchar os cachos. 
  • Escova para cabelos finos: escovas com cerdas de nylon suaves e uma base pequena, é o ideal para quem tem cabelos finos e delicados. As cerdas suaves ajudam a desembaraçar sem quebrar os fios que são tão delicados e propensos ao frizz.
  • Escova para cabelos grossos: essa escova precisa ter cerdas mais firmes e uma base maior, pois ajudam a desembaraçar e alisar sem puxar os fios.

Para fazer sua escova durar por mais tempo, evite o uso de secador muito próximo as cerdas, alguns podem derreter ou deformar, além de lavar a escova 1x no mês, retirando também o excesso de fios que ali ficaram retidos.

Para te ajudar a escolher de forma certeira, separamos as 10 melhores escovas de cabelo:

1 – Wet Detangler Naturally Curly Lilás – Tangle Teezer

1 - Wet Detangler Naturally Curly Lilás - Tangle Teezer
1 – Wet Detangler Naturally Curly Lilás – Tangle Teezer

Para que tipo de cabelo: Cacheados e crespos 

A Tangle Teezer é uma das marcas mais renomadas quando o assunto são escovas para cabelo, e por isso não mereciam outro lugar a não ser o topo dessa lista. E com a Wet Detangler Naturally Curly, é uma escova de cabelo projetada para pentear fios cacheados e crespos de texturas 3C a 4C sem causar danos, oferece um cabo ergonômico, firmeza e facilidade de uso, além de ser incrivelmente leve e suave nos fios molhados. 

A escova possui 325 cerdas flexíveis dispostas em duas camadas. As cerdas mais longas removem nós, reduzem a quebra e deixam os cabelos com aparência saudável, enquanto as mais curtas promovem brilho e hidratação. 

Além disso, este produto é cruelty-free, ou seja, não foi testado em animais. 

2 – Escova Desembaraçante Hair Free – Marco Boni

2 - Escova Desembaraçante Hair Free - Marco Boni
2 – Escova Desembaraçante Hair Free – Marco Boni

Para que tipo de cabelo: Todos os tipos de cabelo

A Marco Boni é uma marca brasileira reconhecida por sua ampla linha de produtos para cuidados pessoais, incluindo para cabelos, sendo uma das principais marcas do segmento de beleza no Brasil.

Essa escova de cabelo é perfeita para uso diário em todos os tipos de cabelo, pois desembaraça e penteia os fios, deixando-os mais soltos e sem nós

Além disso, é muito versátil, podendo ser usada para elaborar penteados como tranças, rabos de cavalo ou para manter os cabelos soltos. 

Seu material é resistente e fácil de higienizar, proporcionando um cuidado adequado para seus cabelos. Use-a diariamente com os cabelos secos ou molhados e diminua a quebra dos fios durante o desembaraço.

3 – Escova Raquete Flex – Ricca

3 - Escova Raquete Flex - Ricca
3 – Escova Raquete Flex – Ricca

Para que tipo de cabelo: Todos os tipos de cabelo

A Escova de Cabelo com cerdas flexíveis de dupla altura, da popular Ricca, é a escolha perfeita para desembaraçar todos os tipos de cabelo, estejam eles secos ou molhados. 

Com suas cerdas flexíveis de dupla altura, a escova desliza suavemente pelos fios, evitando puxar ou quebrar o cabelo.

Essa escova é perfeita para todos os tipos de cabelo, pois desfaz os nós e diminui a quebra dos fios, proporcionando uma agradável massagem no couro cabeludo e estimulando o crescimento saudável.

4 – Escova Flex Raquete – Belliz

4 - Escova Flex Raquete - Belliz
4 – Escova Flex Raquete – Belliz

Para que tipo de cabelo: Principalmente os grossos

A marca Belliz é conhecida por sua qualidade e comprometimento em oferecer produtos inovadores e eficientes para cuidar dos cabelos, e com sua escova raquete, a escolha perfeita para desembaraçar principalmente os cabelos grossos e lisos de maneira gentil e eficaz, proporciona uma agradável massagem no couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e distribuindo a oleosidade natural para todo o comprimento do fio.

5 – Escova de Cabelo Ultradesembaraçante Roxa – Blink Lab 

5 - Escova de Cabelo Ultradesembaraçante Roxa - Blink Lab 
5 – Escova de Cabelo Ultradesembaraçante Roxa – Blink Lab 

Para que tipo de cabelo: Cacheados e crespos

A escova de cabelo é conhecida como “Octopus Brush”, ou “escova polvo, devido às suas fileiras de cerdas separadas, que lembram tentáculos, e é especialmente projetada para desembaraçar cabelos cacheados e crespos de maneira eficiente.

Com sua estrutura única, ajuda a finalizar o penteado em menos tempo, tornando-se uma escolha popular entre os indivíduos com esse tipo de cabelo.

A escova Ultradesembaraçante ajuda a definir o formato natural dos fios com uma escovação eficiente e delicada, e você pode usar um grampo que facilita o processo de fitagem. E mais, esta escova não levanta frizz!

6 – Escova de Madeira Bambu Retangular – Orgânica 

6 - Escova de Madeira Bambu Retangular - Orgânica 
6 – Escova de Madeira Bambu Retangular – Orgânica 

Para que tipo de cabelo: Longos

Essa escova da marca Orgânica apresenta cerdas de bambu, proporcionando uma massagem suave no couro cabeludo e ajudando a prevenir a estática do cabelo, resultando em fios mais brilhantes e com menos frizz. 

Além disso, a escova alinha as cutículas do cabelo e distribui uniformemente a oleosidade saudável produzida pelo couro cabeludo, protegendo os fios do efeito arrepiado que pode arruinar qualquer visual.

A base da escova é feita de bambu, um material ecologicamente sustentável, e conta com agentes antibacterianos naturais, o que aumenta a vida útil da escova. 

7 – Escova de Cabelo Profissional – Diane

7 - Escova de Cabelo Profissional - Diane
7 – Escova de Cabelo Profissional – Diane

Para que tipo de cabelo: Cabelo grosso ou cacheados

A escova profissional Diane é uma opção de qualidade premium, especialmente projetada com 9 linhas de pinos de nylon, ideal para cabeleireiros ou para quem quer cuidar de forma adequada em casa. 

Com estilo versátil, é excelente para modelar, separar e definir cachos e explosões molhados, e funciona melhor em texturas de cabelo grosso ou cacheado.

Os  pinos de nylon firmes que são fortes o suficiente para escovar suavemente pelos cabelos sem quebrar, desembaraçando e estilizando habilmente cachos naturais. Além disso, é projetada para distribuir uniformemente condicionador e outros produtos pelo cabelo, das raízes às pontas, ajudando seu cabelo a manter um brilho suave e saudável.

Com uma alça ergonômica que se encaixa confortavelmente na mão, garantindo um controle perfeito durante o uso.

8 – Escova de Cabelo Desembaraçadora – Océane

8 - Escova de Cabelo Desembaraçadora - Océane
8 – Escova de Cabelo Desembaraçadora – Océane

Para que tipo de cabelo: Finos e lisos

Essa escova super moderna da nossa queridinha Océane apresenta diversos diferenciais que a tornam uma opção excelente para quem busca uma escovação suave e eficiente. 

Com cerdas firmes e flexíveis, desembaraça os cabelos com facilidade e ainda massageia o couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea. Seu formato côncavo proporciona um manuseio fácil e confortável, garantindo uma escovação suave e eficaz. 

9 – Escova Pocket Desembaraçante – Lanossi Beauty & Care

9 - Escova Pocket Desembaraçante - Lanossi Beauty & Care
9 – Escova Pocket Desembaraçante – Lanossi Beauty & Care

Para que tipo de cabelo: Todos os tipos de cabelo

A escova Flex To Go é perfeita para todos os tipos de cabelo, com suas cerdas de dupla altura que desembaraçam os fios com facilidade, sem causar danos. 

Seu design compacto e capa protetora tornam-na ideal para transportar na bolsa, perfeito para levar para academia, em viagens ou para o trabalho, garantindo que você sempre tenha uma escovação perfeita em qualquer lugar que esteja.

10 – Escova Desembaraçadora Megatrends Profissional – Condor

10 - Escova Desembaraçadora Megatrends Profissional - Condor
10 – Escova Desembaraçadora Megatrends Profissional – Condor

Para que tipo de cabelo: Mega hair, fios finos e frágeis

A escova Desembaraçadora Megatrends da Condor possui base almofadada e pinos com pontas protetoras massageiam e escovam seus fios com destreza, proporcionando um escovar mais confortável. 

Com design exclusivo, é ideal para cabelos com mega hair e fios finos e frágeis, deslizando suavemente sem prender, evitando assim que o cabelo quebre por conta da tração na hora de retirar os nós que ocorrem naturalmente por conta da ação de agentes externos.