Há uma crença de que peles oleosas não devem ser hidratadas com frequência, mas isso é um erro. 

A maioria dos produtos voltados para esse tipo de pele possuem ácidos e outros ativos que provocam grande ressecamento, desencadeando coceiras, irritações, efeito rebote e até acelerando o processo de envelhecimento, e forma de evitar todos esses incômodos é a hidratação.

Ao contrário do que muitos podem pensar, hidratantes para pele oleosa não estimulam a produção de sebo, muito pelo contrário, ajudam a controlar esse problema, que muitas vezes é agravado pela falta de água e nutrientes que foram retirados por outros produtos, como sabonetes de limpeza.

Sabemos que a busca pelo produto ideal pode não ser fácil, por isso, antes de correr e comprar o seu creme hidratante, confira quais são nossos 10 favoritos:

1 – Creme Facial Dermo Pure Oil Control – Eucerin 

1 - Creme Facial Dermo Pure Oil Control - Eucerin 
Creme Facial Dermo Pure Oil Control – Eucerin

Como o próprio nome já sugere, o Creme Facial Dermo Pure Oil Control auxilia no combate a produção excessiva de oleo no rosto, reduzindo ainda poros visíveis e o aparecimento de cravos e espinhas. Seus resultados podem ser observados já na primeira semana de uso.

Sua ação vem do Complexo Hidroxiácidos, uma efetiva combinação de ativos como o Ácido Glicólico, Ácido Salicílico e Gluconolactona, responsáveis por desobstruir poros entupidos pela oleosidade, remover células mortas e uniformizar a pele.

Além disso, possui a Licochalcona A, que ajuda a reduzir os sinais da pele oleosa a longo prazo. 

2 – Anti-Imperfeições Effaclar Duo (+) – La Roche-Posay

2 - Anti-Imperfeições Effaclar Duo (+) - La Roche-Posay
Anti-Imperfeições Effaclar Duo (+) – La Roche-Posay

Effaclar duo (+) é muito mais do que um hidratante, é um tratamento completo para as peles oleosas, sendo seguro também para as peles acneicas. 

Sua fórmula em gel-creme contém eficazes ativos contra ressecamento, acne, cravos, oleosidade excessiva e imperfeições, sendo os principais:

  • ProceradTM: Uma ceramida que atua para evitar o aparecimento de marcas da acne;
  • Niacinamida: Possui ação antiinflamatória, perfeito para quem luta contra acne e cravos;
  • Piroctana Olamina: Combate a proliferação de bacterias comuns em peles oleosas;
  • Ácido Linoléico: Acelera processos de cicatrização.

3 – Hidratante Facial Acne Control – NIVEA 

3 - Hidratante Facial Acne Control - NIVEA 
Hidratante Facial Acne Control – NIVEA

Há uma grande relação entre pele oleosa e pele acneica, se você procura um produto com ótimo custo benefício para tratar os dois incômodos, o Hidratante Facial Acne Control, da NIVEA, é a opção perfeita!

A acne é causada pela proliferação de bactérias na pele, esse produto ajuda a combater essa causa em até 99%.

Possui em sua fórmula sal marinho e Ácido Salicílico, dois ativos que ajudam a remover células mortas através de uma leve esfoliação, além de desentupir poros, evitando o aparecimento de novas inflamações.

Os ativos responsáveis por controlar a oleosidade a longo prazo são o Extrato de Alcaçuz Dourado e a Magnólia Carnitina, mas não se preocupe, sua pele não irá ressecar, graças ao Ácido Hialurônico que é capaz de atrair e reter toda a água que sua pele precisa!

4 – Loção Hidratante Facial Pro AC Control – Cetaphil

4 - Loção Hidratante Facial Pro AC Control - Cetaphil
Loção Hidratante Facial Pro AC Control – Cetaphil

Para quem procura produtos multibenefícios, que apenas com uma aplicação ajuda em diversos passos da skincare, a Loção Hidratante Facial Cetaphil Pro AC Control, da Cetaphil, tem ação 3 em 1: Hidratante, controle de brilho e fortalecimento na proteção UVA / UVB.

Com tecnologia avançada Oleosome, possui ação seborreguladora, ou seja, além do efeito matte, ajuda a controlar a produção de sebo na pele.

5 – Gel Hidratante Facial Granaderma Antioleosidade – Granado 

5 - Gel Hidratante Facial Granaderma Antioleosidade - Granado 
Gel Hidratante Facial Granaderma Antioleosidade – Granado

Com fórmula leve e ação adstringente, o ajuda no controle da produção excessiva de sebo em nossa pele do rosto, mantendo-o hidratado, porém livre do brilho e com os poros menos aparentes. 

Em sua fórmula você poderá encontrar:

  • Cogumelo Fomes Officinalis: Possui ação adstringente, evitando o entupimento dos poros, enquanto hidrata;
  • Vitaminas do Complexo B e Aminoácidos: Repõem nutrientes essenciais para a saúde da pele enquanto reforçam a ação hidratante.

6 – Hydra Gel – BeYoung

6 - Hydra Gel - BeYoung
Hydra Gel – BeYoung

O Hydra Gel não funciona apenas para peles oleosas, mas também para as mistas, aquelas que possuem pontos mais ressecados e pontos mais brilhantes, geralmente na zona T do rosto.

Esse é um produto com hidratação multicamadas e acabamento matte, seu uso diário melhora visivelmente a aparência da pele, a deixando mais viçosa e diminuindo a profundidade de linhas de expressão e rugas, por isso também é perfeito para quem busca um tratamento contra os sinais de envelhecimento.

Todos esses benefícios se dão graças a sua fórmula, que contém:

  • Ácido hialurônico: Queridinho das amantes de skincare, penetra nas camadas mais profundas da pele, atraindo e retendo água, prolongando a hidratação sem deixar a pele oleosa;
  • Associação dos Sais de Sódio, Magnésio, Zinco e Manganês: Estimulam a hidratação natural da pele, energizando e mantendo os nutrientes necessários para uma pele saudável;
  • Aminoácidos: Ajuda a regular a produção de sebo, diminuindo o brilho e a oleosidade; 
  • Extrato de trevo vermelho: Possui propriedades que reduzem visivelmente os poros e imperfeições, além de ação reguladora do metabolismo da glândula sebácea;
  • Niacinamida: Possui ação antioxidante, que ajuda a preservar a pele de ações do envelhecimento;
  • Alpha Glucan: Protege e preserva a microbiota cutânea natural, mantendo o equilíbrio dos microrganismos que vivem na pele.

7 – Creme Gel Preenchedor Hialurônico Antioleosidade Revitalift – L’Oréal Paris

7 - Creme Gel Preenchedor Hialurônico Antioleosidade Revitalift - L'Oréal Paris
Creme Gel Preenchedor Hialurônico Antioleosidade Revitalift – L’Oréal Paris

Para quem quer proteção contra os sintomas do envelhecimento e cuidar da pele oleosa, também temos o Creme Gel Preenchedor Hialurônico Antioleosidade Revitalift.

Esse produto garante 8 horas de controle de oleosidade, deixando sua pele sequinha mesmo em dias quentes, e ao mesmo tempo preenche linhas finas causadas pelo processo de envelhecimento.

Seus resultados podem ser observados quase que imediatamente, a marca informa os seguintes dados:

  • Em 15 minutos: diminui em até 33% a oleosidade;
  • Em 1 dia: 8H de controle de oleosidade Hidratação intensa e duradoura;
  • Em 4 semanas: Poros são visivelmente reduzidos;

8 – Acqua Gel Hidratante Antioleosidade Botik Ácido Mandélico + Salicílico – O Boticário

8 - Acqua Gel Hidratante Antioleosidade Botik Ácido Mandélico + Salicílico - O Boticário
Acqua Gel Hidratante Antioleosidade Botik Ácido Mandélico + Salicílico – O Boticário

Com textura em gel leve, tem efeito refrescante e de rápida absorção, sua fórmula traz a combinação entre dois ativos importantes no combate à oleosidade sem causar ressecamentos: os Ácidos Mandélico e Salicilico.

O Acqua Gel Hidratante Antioleosidade Botik promove até 48 horas de hidratação intensa e duradoura, sem deixar a pele melada ou brilhando, e o melhor de tudo é que seu efeito já pode ser observado desde a 1ª aplicação.

Nenhum produto O Boticário é testado em animais.

9 – Calming Cream – Creamy

9 - Calming Cream - Creamy
Calming Cream – Creamy

Uma grande parcela das peles oleosas também possuem algum tipo de sensibilidade, e nesse caso, o Calming Cream, da Creamy, é uma ótima opção!

Para alívio imediato de ardências e vermelhidão, sua textura é leve e de fácil absorção, perfeita para usar antes de produtos irritantes, como ácidos e retinol.

Sua fórmula conta com:

• 1% de Alfa-Bisabolol

• Alfa-Bisabolol

• Centella Asiática

• Creamy Calming Complex

• HYPSKIN®

• vitamina E

10 – Secatriz Prebio Control Gel Creme Oil Free -Dermage 

10 - Secatriz Prebio Control Gel Creme Oil Free -Dermage 
Secatriz Prebio Control Gel Creme Oil Free -Dermage

O Secatriz Prebio Control é um produto pensado e criado para as brasileiras. Sua textura em gel, de fácil absorção, controla a oleosidade, o aparecimento de acne e ao mesmo tempo promove hidratação com tecnologia prebiótica que mantém a pele equilibrada.

Há dois compostos que merecem ser ressaltados em sua formulação:

  • Nicotinamida: vitamina essencial do complexo b, possui propriedade anti-inflamatória e hidratante, reforçando a barreira cutânea enquanto combate de forma eficaz a acne bacteriana;
  • Tecnologia probiótica.efeito 3R: Responsável por equilibrar a microflora da pele, evitando a produção excessiva de sebo e a proliferação de bactérias malignas.