As olheiras são uma das principais queixas nos consultórios dermatológicos, elas surgem devido à alta concentração de melanina (proteína natural responsável por garantir coloração à pele) ou em decorrência do congestionamento dos vasos no local.

As principais razões para o surgimento das incômodas olheiras são:

  • Estresse e cansaço: Quando nosso corpo não recebe descanso, libera substâncias que dilatam os vasos sanguíneos, o que altera o fluxo dos vasos na região;
  • Distúrbios respiratórios e alergias: Pessoas com rinite e alergias que afetam o nariz e olhos são muito propensas a desenvolver olheiras, isso porque a força emitida pelas secreções e coceira facilitam o rompimento ou dilatação de vasinhos na região inferior dos olhos, causando o escurecimento e a profundidade; 
  • Fator genético: Algumas pessoas já nascem com a predisposição a esse problema;
  • Condições médicas como distúrbios da tireóide.

Antes de comprar um produto para suas olheiras, vale lembrar que nem todas as colorações do problema são tratadas da mesma forma, sendo as duas principais:

  • Olheiras azuis: São mais comuns em pessoas muito brancas e de pele fina, isso porque é é possível ver os vasos superficiais através da pele, que tendem a se modificar com estímulos à microcirculação local;
  • Olheiras marrons: a melanina é predominante e é mais comum em pessoas de pele mais escura. É acentuada na exposição ao sol e com o atrito, comum em pessoas alérgicas que coçam muito os olhos.

Independente do motivo de seu aparecimento, se você não aguenta mais recorrer a montantes de corretivo para amenizar as temidas olheiras, confira os 10 melhores produtos para ajudar a tratá-las:

1 – Pigmentclar Eyes – La Roche-Posay

1 - Pigmentclar Eyes - La Roche-Posay
1 – Pigmentclar Eyes – La Roche-Posay

O Pigmentclar Eyes, da líder em tratamentos para pele La Roche-Posay, é o 1º dermocosmético indicado para dois tipos de olheiras: as marrons e as azuis.

Esse produto possui ação antioxidante e estimula a microcirculação, assim, trata definitivamente as olheiras, possibilitando que você se sinta segura mesmo sem maquiagem.

Seus principais ativos são: PHE-Resorcinol, Ácido Ferúlico, Ginkgo e a potente Cafeína, que juntos, são responsáveis por melhorar a circulação do local onde o produto for aplicado, além de despigmentar, uniformizando o tom da pele geral.

2 – Tratamento para Olheiras Even Better Eyes – Clinique 

2 - Tratamento para Olheiras Even Better Eyes - Clinique 
2 – Tratamento para Olheiras Even Better Eyes – Clinique 

Esse é um creme leve, de fácil absorção, que tem a proposta de reduzir visivelmente a aparência das áreas escurecidas, a marca informa ainda que seu efeito pode chegar em até 30% em 12 semanas de uso. 

Seu uso contínuo proporciona mais brilho, além de uma pele renovada, mais uniforme e hidratada.

O Even Better Eyes Dark Circle Corrector tem uma embalagem inovadora, sua ponta de metal ajuda a massagear, possibilitando assim a diminuição de inchaços no local.

Use duas vezes ao dia, reaplicando por mais vezes se for necessário. 

3 – Gel Creme Uniformizador de Olheiras Ácido Mandélico + Tranexâmico Botik – O Boticário

3 - Gel Creme Uniformizador de Olheiras Ácido Mandélico + Tranexâmico Botik - O Boticário
3 – Gel Creme Uniformizador de Olheiras Ácido Mandélico + Tranexâmico Botik – O Boticário

O Gel Creme Uniformizador de Olheiras da linha Botik trás em sua fórmula dois poderosos ativos, Ácido Mandélico e Ácido Tranexâmico, que atuam na despigmentação de olheiras causadas pelo excesso de melanina, aquelas com tonalidades castanhas e marrons

A marca informa que os resultados podem visíveis em 4 semanas de uso, e que em sua pesquisa, 98% das pessoas notaram redução na intensidade da cor das olheiras, 92% perceberam tom da pele mais uniforme ao redor dos olhos e 81% notaram redução das bolsas ao redor dos olhos.

4 – Uniformizador para Olheiras Duo De Tratamento Cosmético para Os Olhos – Avon

4 - Uniformizador para Olheiras Duo De Tratamento Cosmético para Os Olhos - Avon
4 – Uniformizador para Olheiras Duo De Tratamento Cosmético para Os Olhos – Avon

O diferencial do Uniformizador para Olheiras da Avon é a presença de Protinol, componente exclusivo e desenvolvido pela marca, que potencializa a produção de dois tipos de colágeno, proporcionando assim uma pele mais firme e jovem.

Quando falamos de olheiras, esse produto promete diminuir os sinais de inchaço, melhorar as linhas de expressão que podem ser encontradas ao redor dos olhos, e uniformizar o tom de pele, dessa forma, amenizando os incômodos da coloração.

A marca informa ainda que os efeitos desse produto podem ser sentidos já no segundo dia de uso!

5 – Liftactiv Supreme – Vichy

5 - Liftactiv Supreme - Vichy
5 – Liftactiv Supreme – Vichy

O Liftactiv Supreme, da Vichy, respeitada pelos profissionais da área da dermatologia, é um sérum anti-idade para a área dos olhos que promete suavizar rugas e linhas finas ocasionadas pela idade, além de reduzir bolsas e olheiras.

Sua fórmula possui dois principais ativos:

  • Rhamnose 5%: Combate os sinais de envelhecimento, estimulando a renovação celular;
  • Cafeína: favorece a vasoconstrição, ou seja, melhora a circulação do local, diminuindo as olheiras azuladas causadas pela visibilidade de vasinhos.

6 – Creme Clareador Blancy Olhos – Mantecorp Skincare

6 - Creme Clareador Blancy Olhos - Mantecorp Skincare
6 – Creme Clareador Blancy Olhos – Mantecorp Skincare

Perfeito para peles mais oleosas, o Creme Clareador Blancy Olhos possui textura em gel de fácil absorção, que diminui o aspecto de pegajoso que alguns cremes podem ter.

Esse produto se propõe a atuar clareadoando as olheiras azuis e marrons, uniformizando o tons de pele geral.

Sua fórmula possui potentes ativos, sendo os principais:

  • Ácido Kójico: Possui efeito despigmentante e ação antioxidante, por isso atua diminuindo as tonalidades de marrom presente nas olheiras e também as linhas finas;
  • Alpha Arbutin: ativo natural que inibir diretamente a síntese de melanina (responsável por pigmentar a pele em tons de marrom);
  • SephiWhite: agente despigmentante que atua também deixando a pele iluminada.

7 – MIX-02 – Principia

7 - MIX-02 - Principia
7 – MIX-02 – Principia

A Principia surgiu com a proposta de oferecer produtos eficazes a preços abaixo do mercado, para assim poder ser acessível a todas as pessoas que desejam intensificar seus cuidados com a pele.

Seu Mix-02 é indicado para tratamento de olheiras, composto por:

  • Ácido Tranexâmico: Ático muito usado para remover manchas de acne, nesse caso atua influenciando a pigmentação da pele ao redor dos olhos;
  • Ácido Ferúlico: Possui propriedades antioxidante e anti-inflamatória, protege a pele da perda de colágeno e elastina, deixando-a mais firme e jovem;
  • Cafeína: Responsável por melhorar a circulação sanguínea no local da aplicação, ajuda a amenizar olheiras azuladas.

8 – Melan-Off – ADCOS

8 - Melan-Off - ADCOS
8 – Melan-Off – ADCOS

O Melan-Off é um produto inovador da marca ADCOS, uma das mais indicadas pelos dermatologistas. Isso porque possui Ginkgo Biloba em sua fórmula, ativo que estimula a circulação e relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos, além do famoso Ácido Hialurônico, que além de hidratar profundamente, possui ação preenchedora, ajudando a eliminar linhas finas causadas pelo envelhecimento.

A junção desses potentes ativos estimulam a produção de colágeno, além de proporcionar ação antifadiga, anti-inflamatória, antiglicante e refrescante.

Perfeito também para quem ainda não possui olheiras significantes, mas quer se prevenir do incômodo. 

9 – Creme Facial Antiolheiras Cellular Luminous 630 Antispot – Nivea 

9 - Creme Facial Antiolheiras Cellular Luminous 630 Antispot - Nivea 
9 – Creme Facial Antiolheiras Cellular Luminous 630 Antispot – Nivea 

A Nivea não para de inovar, o Luminous 630 Antispot passou por mais de 10 anos de pesquisa e mais de 50 mil moléculas testadas até chegar em sua versão final, onde promete reduzir marcas escurecidas na região dos olhos de forma eficaz.

O produto equilibra a pigmentação irregular e a produção de melanina, reduzindo o aspecto escuro das olheiras, por isso é seguro para ser usado também em peles negras.

Sua potente fórmula contém cafeína energizadora, um ativo natural que tem a capacidade de amenizar as bolsas e a aparência de olhar cansado através da melhoria de circulação sanguínea na região, por isso revitaliza imediatamente os olhos cansados.

Possui também o queridinho Ácido Hialurônico, que hidrata profundamente a pele ao redor dos olhos, além de ter efeito preenchedor, capaz de diminuir linhas finas e rugas.

10 – Sérum Clareador para olhos Clarité CC – Dermage

10 - Sérum Clareador para olhos Clarité CC - Dermage
10 – Sérum Clareador para olhos Clarité CC – Dermage

Para quem está disposto a pagar um pouco mais por um produto profissional, o sérum Corretor Clarité Olhos CC é um produto clínico de ação clareadora para bolsas e olheiras.

Possui esferas massageadoras encontradas na ponta de seu aplicador, que promovem uma suave massagem com poder de reduzir o inchaço ao redor dos olhos, seja causado por cansaço ou esforços, como choro.

Sua ação eficaz é comprovada através dos nobres ativos:

  • Cafeína: Como você percebeu nessa lista, é um ativo indispensável quando falamos de clareamento de olheiras, por conta da sua ação na melhoria da circulação de sangue;
  • Kombucha: Possui ação antioxidante, iluminadora, suavizante, anti-glicante e redensificante, auxiliando na prevenção e tratamento de sinais do envelhecimento;
  • Peptídeos: Ação anti-edema e redutora da pigmentação, ou seja, ajuda a uniformizar o tom da pele enquanto diminui inchaços;
  • Chlorella: Poderoso antioxidante que tem a capacidade de melhorar a resistência da pele;
  • Green Tea: Mais um ativo antioxidante, anti-inflamatório e ativador da microcirculação.