Muitas vezes não nos damos conta de como é difícil para a pele negra encontrar maquiagens que se adequem aos seus diferentes tons. O cruel mercado cosmético parece ignorá-las, e por isso, é necessário uma pesquisa intensa a fim de achar produtos que não acinzentam ou deixem a pele esbranquiçada.

Hoje em dia temos grandes criadores de conteúdo que ajudam nessa busca, testando em vídeo seus efeitos e mostrando resenhas realistas sobre os resultados finais dos produtos, um bom exemplo é o Tássio Santos (Herdeira da beleza), que lançou a hashtag #otommaisescuto, com o intuito de compartilhar produtos que funcionam, ou não, em peles negras. 

Outros influenciadores que consultamos conteúdo para criar essa lista são: Camila Nunes e Juliana Luziê.

Fizemos uma pesquisa de acordo com a opinião de pessoas negra para escolher as 10 melhores bases:

1 – Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow – Eudora 

1 - Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow - Eudora 
Base Líquida Niina Secrets Hidra Glow – Eudora

A Niina, influenciadora de beleza pioneira na gravação de vídeos de resenhas, apostou em fazer uma cocriação com seus seguidores de pele negra e também com criadores de conteúdo que falam sobre o assunto, como o próprio Tássio que citamos acima, dessa forma, acertou em cheio nas tonalidades!

Esse produto é apresentado com 17 tons, dos mais claros aos mais escuros, pensados nas peles brasileiras.

Base cremosa e consistente, porém sua sensação é leve e natural, tendo uma cobertura média.

Sua fórmula é enriquecida com ácido hialurônico, responsável pelo viço e hidratação que essa base proporciona na pele.

2 – Base líquida Touch Weightless – Rare Beauty

2 - Base líquida Touch Weightless - Rare Beauty
Base líquida Touch Weightless – Rare Beauty

Selena Gomez, dona e criadora de Rare Beauty, pensou em atingir o maior número de mulheres possível, por isso apresenta 48 tons, número impressionante se comparado com outros produtos similares.

A fórmula dessa base cuida de sua pele enquanto te deixa linda, enriquecida com nobres componentes, como Lotus, gardênia e água de lírio, tem a capacidade de hidratar, nutrir e acalmar a pele.

Sua textura é leve e líquida, para quem ama a sensação de “não estou usando nada”, porém sua cobertura é média, ou seja, cobre pequenas imperfeições.

Livre de parabenos, ftalatos, sulfatos, palmitato de retinil e óleos minerais, além de ser livre de crueldade animal.

3 – Base Líquida – Vizzela

3 - Base Líquida - Vizzela
Base Líquida – Vizzela

Se você quer um bom produto, mas não abre mão de valores como o amor pela natureza e pelos animais, a Vizela é uma marca que você precisa ter na necessaire.

Com embalagem reciclável, fórmula vegana e livre de crueldade animal, essa base apresenta 18 tons, textura cremosa consistente e acabamento matte para quem gosta de pele sequinha e sem brilho.

Se você quer testar essa base mas gosta de um efeito mais hidratante, a dica é misturá-la com um pouco de óleo facial, isso a deixará com aspecto mais iluminado.

4 – Base Matte Ultra Cobertura – Dailus 

4 - Base Matte Ultra Cobertura - Dailus 
Base Matte Ultra Cobertura – Dailus

A Dailus é uma marca nacional que oferece produtos seguindo tendências, porém com valores mais acessíveis. Com sua base Ultramatte, promove uma pele sequinha, porém mantendo a hidratação da pele, e isso é possível graças ao ácido hialurônico presente em sua fórmula.

Apresenta 12 tons, com textura consistente, que não escorre com facilidade, cobertura de média a alta, e permite a construção de camadas.

Além disso, possui FPS 15 e proteção UVA, para potencializar o efeito do seu protetor solar.

Esse é um produto vegano e livre de crueldade animal.

5 – Base Líquida BT Skin – Bruna Tavares

5 - Base Líquida BT Skin - Bruna Tavares
Base Líquida BT Skin – Bruna Tavares

A empreendedora e influenciadora pioneira nos conteúdos voltados para maquiagem Bruna Tavares lançou sua própria marca trazendo as maiores tendências mundiais para a consumidora brasileira. Em sua base, ela trabalhou por 2 anos para desenvolver o produto perfeito, que atendesse a todos os tons de pele.

No caso das peles negras, procurou profissionais negros para consultoria de cor, dessa forma, parece ter acertado em cheio!

Sua formulada potencializadora de skincare possui ativos que protegem a degradação do colágeno e estimulam sua produção natural dessa substância, além de contém ácido hialurônico, que mantém a pele hidratada e prolonga a duração da maquiagem.

Possui ainda proteção contra a luz azul, aquelas emitidas por telas de celulares, computadores e tablets, que são nocivas para a nossa pele, inclusive acelerando o processo de envelhecimento. 

6 – Base Líquida Fit Me – Maybelline

6 - Base Líquida Fit Me - Maybelline
Base Líquida Fit Me – Maybelline

A Base Fit Me da Maybelline é sucesso por todo mundo por abranger uma grande quantidade de tons a um preço acessível. Quando a marca resolvel trazer esse produto para o Brasil, fizeram adaptação para os costumes das consumidoras locais.

A principal mudança foi a ênfase na textura matte, com acabamento sem brilho e cobertura de média a alta, que segundo os estudos da marca, é o favorito das brasileiras.

Aos tons mais escuros tem fundo mais avermelhado, fique atenta a esse ponto na hora da escolha.

7 – Teint Idole Ultra Wear – Lancôme 

7 - Teint Idole Ultra Wear - Lancôme 
Teint Idole Ultra Wear – Lancôme

Se você quer se sentir uma princesa e investir em um produto de luxo, a Teint Idole Ultra Wear é uma ótima opção!

Ela é uma base líquida de alta cobertura, com acabamento matte e que promete longa duração, por isso é segura para ser usada em eventos longos ou naqueles dias mais quentes onde precisamos nos preocupar com a integridade da base em contato com o suor.

Capaz de manter uma sensação confortável por 24 horas, possui também proteção contra raios UV com FPS15.

8 – Base Negra Rosa

8 - Base Negra Rosa
Base Negra Rosa

A Base Negra Rosa apresenta tons direcionados apenas para as peles negras, e por isso, consegue alcançar uma maior cartela de tonalidades.

Sua textura é líquida, com cobertura leve a média, permitindo construção de camadas e seu acabamento é hidratante, porém também pode ser usada por peles oleosas, pois é livre de óleos e possui complexo absorvedor de oleosidade.

Não possui componentes de origem animal.

9 – Base Líquida Super Fixo – Ruby Kisses

9 - Base Líquida Super Fixo - Ruby Kisses
Base Líquida Super Fixo – Ruby Kisses

Se você não gosta muito de “reboco”, e opta por produtos que mantenham o aspecto natural da pele, apenas uniformizando o tom e escondendo certas imperfeições, você precisa testar a Base Líquida Super Fixo!

Ela possui cobertura de leve a média, performance de longa duração e permite a construção de camadas para aqueles dias que você deseja um efeito mais pesado.

Seu acabamento tem tom aveludado, podendo ser comparado com um produto “semi-matte”.

Porém atenção: Teste em sua pele antes de usar por muitas horas, alguns relatos mostram que a base oxida, ou seja, pode mudar um pouco de cor depois de aplicada.

10 – Base Líquida Soft Matte – Nars

10 - Base Líquida Soft Matte - Nars
Base Líquida Soft Matte – Nars

A Base Líquida Soft Matte é perfeita para quem procura alta duração e correção de imperfeições! 

A marca promete cores reais, resistentes a oxidação, ou seja, não mudam de tonalidade após aplicadas na pele, e isso é possível graças a um exclusivo Anti-Oxidation Complex.

Ela é perfeita para eventos especiais, dura por até 16h de forma intacta, sua cobertura de média a alta permite esconder imperfeições sem precisar pesar no corretivo. Disponível em 34 cores, facilita o encontro com o tom ideal.

Sua rica fórmula possui ativos que merecem atenção:

  • Extrato de microalgas: Ajuda no controle da produção de sebo;
  • Ácido Bio-Hialurônico: Ajuda a atrair e reter a água necessária para a manutenção da hidratação;
  • Combinação de extratos botânicos e antioxidantes: Também ajudam a controlar o surgimento de oleosidades, além de prolongar a durabilidade da cobertura e manter a cor estável.

Além disso, ela é capaz de ajudar a proteger a pele de poluentes que entramos em contato no dia a dia, e também contra a luz azul, que contribuem para o aparecimento de sinais do envelhecimento.