Sendo o tipo mais comum de pele entre as brasileiras, como o próprio nome já sugere, é uma mistura entre o tipo oleoso e o seco, apresentando algumas zonas de oleosidade, geralmente a T (nariz, testa e queixo), e outras de secura.

Mas como escolher um produto para pele mista?

São poucos os produtos de maquiagem desenvolvidos apenas para esse tipo de pele, por isso a busca, principalmente por bases, se torna um verdadeiro desafio. A dica é procurar por produtos com textura mais fluída e leve, que se adaptam bem a maioria dos tipos de pele, e com acabamento matte, que vai controlar com mais eficácia o sebo produzido na zona T.

Para te ajudar a escolher o produto ideal, separamos as 10 melhores bases para quem possui pele mista, confira abaixo:

1 – Base Líquida BT Skin – Bruna Tavares

1 - Base Líquida BT Skin - Bruna Tavares
1 – Base Líquida BT Skin – Bruna Tavares

Para quem ama a combinação de tratamentos para a pele e maquiagem, a BT Skin, da pioneira em produção de conteúdo voltados para beleza, Bruna Tavares, é uma ótima opção!

Essa base possui textura aveludada e cobertura leve a média, com acabamento de “segunda pele” muito confortável para uso prolongado, ela permite ainda a construção de camadas para aqueles dias que você quer algo mais “rebocão”, tudo isso sem perder o efeito natural.

Perfeita para uso diário, possui ativo contra a luz azul, aquela emitida pelas telas de computadores, celulares e tablets, que também aceleram o processo de envelhecimento da pele.

Conta ainda com Vitamina E em sua composição, famoso ativo antioxidante que combate os danos causados por radicais livres.

Segura para peles mais sensíveis, é hipoalergênica, não comedogênica, livre de parabenos, vegana e não testada em animais.

2 – Stay-Matte Oil-Free – Clinique

2 - Stay-Matte Oil-Free - Clinique
2 – Stay-Matte Oil-Free – Clinique

A base Stay Matte da Clinique, amada pelos dermatologistas, promete controlar a oleosidade produzida pela pele e resistir até mesmo aos dias mais quentes onde transpiramos e somos expostas à umidade extrema, por isso é perfeita para quem mora em cidades onde o sol aparece na maioria dos dias.

Sua cobertura é de leve a média e seu acabamento matte é confortável para que você se sinta segura o dia todo.

3 – Base Líquida Daily Tint Cream Niina Secrets – Eudora

3 - Base Líquida Daily Tint Cream Niina Secrets - Eudora
3 – Base Líquida Daily Tint Cream Niina Secrets – Eudora

A primeira base lançada pela blogueira já foi um sucesso, porém essa novidade é ainda melhor, principalmente para quem procura um efeito natural e duradouro!

Como sabemos, controlar a oleosidade em certos pontos do rosto é um dos maiores desafios da pele mista, e essa base promete ajudar a controlar o brilho para que sua maquiagem se mantenha perfeita.

Sua textura leve e respirável se adapta tanto às zonas oleosas, como às secas, sem ressaltar linhas e descamações que podem ter surgido por conta da falta de hidratação.

A tecnologia Secrets 2.0, exclusiva dessa linha, conta com Ácido hialurônico, Óleo de rosas e Vitaminas (B5, E e F), componentes que garantem uma hidratação de até 24h, além de possuírem ação antioxidante que auxiliam na formação de colágeno e na prevenção do surgimento de sinais do envelhecimento.

4 – Base Facial Essence Fresh & Fit Foundation – Essence

4 - Base Facial Essence Fresh & Fit Foundation - Essence
4 – Base Facial Essence Fresh & Fit Foundation – Essence

Como o próprio nome já sugere, essa é uma base leve, fresca e que se adapta muito bem em quase todos os tipos de pele.

Sua longa durabilidade (que pode chegar a 12h) e hidratação profunda são garantidas graças a sua fórmula que contém:

  • Água de cranberry: Rica em vitamina C e E, ajuda a combater os sinais da idade, além de ser refrescante e revigorante;
  • Vitamina E: Poderoso antioxidante que protege sua pele dos danos causados por radicais livres;
  • Vitamina B5: Possui ação reparadora da pele, promovendo renovação celular e reforço da barreira cutânea;
  • Niacinamida: Estimula a renovação celular, auxilia na uniformização do tom da pele, possui ação anti envelhecimento e ajuda no controle da produção de sebo.

5 – Base Líquida – Vizzela

5 - Base Líquida - Vizzela
5 – Base Líquida – Vizzela

Essa base líquida promete um efeito aveludado e matte que se adapta a peles oleosas e mistas com facilidade por não possuir óleos em sua composição.

Sua cobertura é média, porém é possível criar camadas de acordo com a sua necessidade.

Nas avaliações que analisamos em sites de cosméticos, as meninas de pele mista concordaram com a excelência deste produto, indicando que suas peles não craquelaram, mesmo com o efeito matte que essa base proporciona.

E para você que procura algo mais sustentável, a Vizela é uma marca Vegana e Cruelty free, além de possuir selo “Eu Reciclo”!

6 – Base Sérum Nude Me Una – Natura

6 - Base Sérum Nude Me Una - Natura
6 – Base Sérum Nude Me Una – Natura

Para quem ama um efeito natural “acordei linda assim”, a base Sérum Nude Me Una, da Natura, é uma ótima opção de investimento!

Com FPS 18 e até 24h de duração, esse produto promete uma cobertura confortável, porém potente, que permite a construção de camadas, deixa sua pele respirar, evitando problemas como acne e cravos que são agravados por entupimento dos poros.

Esse é um produto vegano que usa a biodiversidade brasileira de forma positiva para você e para a natureza.

7 – Beauty Pro Filtr Hydr Longwear Foundation – Fenty Beauty

7 - Beauty Pro Filtr Hydr Longwear Foundation - Fenty Beauty
7 – Beauty Pro Filtr Hydr Longwear Foundation – Fenty Beauty

Você pode pensar que a pele mista não pode usar produtos hidratantes, afinal, algumas zonas produzem bastante sebo. Mas isso não é verdade, até as peles mais oleosas podem, e devem, ser hidratadas, isso porque os produtos de skincare que costumamos usar para esses tipos de pele elimina muita água, podendo causar ressecamento e até envelhecimento precoce.

A Fenty Beauty informa que a base Pro Filtr Hydr pode ser usada por todos os tipos de pele, inclusive a mista. Ela possui longa duração, como o próprio título já informa, textura leve e cobertura média a alta.

Sua fórmula possui óleo de sementes de uva e hialuronato de sódio, ativos que irão nutrir e hidratar sua pele de forma profunda.

E o mais incrível, essa base está disponível em 50 tons, então será fácil para todas encontrarem a cor ideal!

8 – Base Matte – Fran By Franciny Ehlke

8 - Base Matte - Fran By Franciny Ehlke
8 – Base Matte – Fran By Franciny Ehlke

A blogueira Franciny Ehlke lançou sua linha de maquiagem e vem fazendo sucesso entre as amantes da beleza! Isso porque seus produtos são de alta qualidade, preço acessível e acompanham tendências mundiais.

Com sua base de efeito matte, promete longa duração e resistência a água, o que é perfeito para quem transpira muito ou mora em cidades quentes.

Sua fórmula possui Ácido Hialurônico e Vitamina E, dois componentes queridinhos das marcas de skincare, isso porque eles tem poder antioxidantes, que combate os danos causados por radicais livres, hidratam profundamente e mantém sua pele com aspecto jovem.

9 – Base Teint Miracle – Lancôme

9 - Base Teint Miracle - Lancôme
9 – Base Teint Miracle – Lancôme

Essa luxuosa base promete iluminar sua pele de uma forma especial, isso porque a Lancôme passou 10 anos pesquisando sobre como a luz e a pele interagem entre si, e o resultado dessa pesquisa foi a Teint Miracle!

Usando sua tecnologia exclusica Aura Inside, possui uma nova geração de pigmentos biópticos, que reproduzem a luminosidade interior, deixando sua pele dia após dia mais perfeita.

Formulada com cerca de 40% de água, possui textura leve que não acumula em linhas ou pontos de ressecamento, também não deixa a pele oleosa.

Enriquecida com Extracto de Rosa, é indicada para peles sensíveis pois possui ação calmante que diminui vermelhidões e irritações.

10 – Base líquida Best Skin Ever – Sephora 

10 - Base líquida Best Skin Ever - Sephora 
10 – Base líquida Best Skin Ever – Sephora 

Com esta base de acabamento natural e cobertura construível a base Best Skin Ever proporciona cobertura de imperfeições de forma instantânea, não deixando a pele oleosa ou acumulando em pontos de relevo.

Com o uso prolongado, a marca informa que sinais de fadiga e estresse são reduzidos, deixando a pele mais radiante e uniforme. 

Esse é um produto vegano, com embalagem feita de vidro 30% reciclado, não comedogênica, ou seja, não obstrui os poros e não tem perfume.