Quem possui espinhas e cravos sabe muito bem a dificuldade em encontrar produtos que se adaptem ao seu tipo de pele sem causar danos, e no caso das maquiagens, principalmente as bases, que passarão diversas horas atuando na pele, o problema pode ser ainda mais grave.

Alguns dos problemas que podem aparecer combinados a acne são vermelhidão, coceira, produção excessiva de óleo, dilatação dos poros e manchas, por isso, quando estiver a procura de produtos para esse tipo de pele, observe se a marca cita o tratamento ou disfarce desses incômodos.

Não esqueça também de conferir se existe a presença de óleos e ativos comedogênicos (obstrutores de poros) nas composições. Os principais a serem evitados são:

  • Manteiga de cacau
  • Manteiga de coco
  • Óleo de coco
  • Óleo de linhaça
  • Óleo de gérmen de trigo

Porém, nem todos os óleos são nocivos a pele oleosa e acneica, por isso, vale a pena dar um google antes da compra.

Para a não errar nessa busca, separamos as 10 melhores bases para quem está lidando com os incômodos da acne:

1 – Base líquida Anti-Blemish Solutions – Clinique

1 - Base líquida Anti-Blemish Solutions - Clinique
1 – Base líquida Anti-Blemish Solutions – Clinique

Sabemos que as pele oleosas e acneicas precisam de cuidados e ativos especiais, e foi pensando nisso a Clinique, uma das marcas mais recomendadas por dermatologistas, criou a Base líquida Anti-Blemish Solutions.

Com textura leve e suave, possui acabamento natural, que vai deixar sua pele uniforme sem congestionar os poros.

Ela é livre de óleos e possui ativos calmantes, por isso é bem tolerada por peles sensíveis. Possui também um leve efeito esfoliante, perfeito para a prevenção de novas lesões de acne.

2 – Effaclar BB Blur Mousse – La Roche Posay

2 - Effaclar BB Blur Mousse - La Roche Posay
2 – Effaclar BB Blur Mousse – La Roche Posay

Os BB cream são boas opções para pele acneica, isso porque tratam enquanto camufla imperfeições que possam estar te incomodando, inclusive a vermelhidão e as manchas causadas pela inflamação.

Com esse produto você terá controle da oleosidade, FPS 24 e prevenção contra sinais do envelhecimento e manchas causadas pela radiação solar.

Sua textura em mousse é leve e confortável, não acumulando em linhas de expressão ou abaixo dos olhos.

3 – Base Líquida Make. B Mate Salicylic – O Boticário

3 - Base Líquida Make. B Mate Salicylic - O Boticário
3 – Base Líquida Make. B Mate Salicylic – O Boticário

A base Mate Salicylic, da linha Make B de O Boticário, possui Ácido Salicílico, um dos principais ativos presente no tratamento da acne. Ele age no controle da oleosidade e possui efeito antiinflamatório que diminui as lesões e inflamações, além de prevenir o surgimento de novas.

Sua textura é fluída e seu acabamento aveludado matte dura por até 18h mesmo em peles com tendência a oleosidade. Possui ainda resistência ao suor, e por isso é perfeita para ser usada nos dias mais quentes.

Pensando na diversidade de tons das peles brasileiras, a marca disponibilizou 24 cores para você escolher!

4 – BB Cream Facial Antiacne FPS30 – Anasol

4 - BB Cream Facial Antiacne FPS30 - Anasol
4 – BB Cream Facial Antiacne FPS30 – Anasol

Mais um BB Cream multiuso em nossa lista, mas dessa vez com ativos específicos para a pele acneica.

São 10 benefícios em um só produto: ação antiacne, secativo para lesões já existentes, hidratação prolongada, camuflagem de imperfeições, cobertura completa que uniformiza o tom de pele, toque seco duradouro, controla a oleosidade da pele, proteção UVA e UVB, ação cicatrizante, previne o surgimento de sinais do envelhecimento como linhas de expressão, rugas e manchas.

Tudo isso é possível graças a seus ativos antioxidantes, protetores e regeneradores: Vitamina E, Fucogel, Acneol, Niacinamida, Aloe Vera, Tinosorb M, Dióxido de Titânio e Uvinul A Plus.

5 – Base Líquida Glam Skin Perfection Acqua Effect – Eudora

5 - Base Líquida Glam Skin Perfection Acqua Effect - Eudora
5 – Base Líquida Glam Skin Perfection Acqua Effect – Eudora

Bases aquosas são perfeitas para peles oleosas, isso porque a pele tem menos trabalho para absorver os componentes, não acumula em linhas e nas lesões, além de não obstruir poros, evitando novas inflamações.

Esse é um dos principais motivos para a base líquida Skin Perfection Aqua Effect ser uma ótima opção para quem está passando pelo tratamento de espinhas, mas não é o único.

O que muitos podem não saber, é que é essencial hidratar a pele oleosa e inflamada, principalmente se você usa sabonetes e produtos com presença de ácidos, isso evita o ressecamento de áreas mais sensíveis, como lateral do nariz e ao redor dos olhos, e melhora o fluxo de nutrientes, além de ajudar a prevenir contra o surgimento de linhas e rugas.

E essa base oferece essa hidratação de forma profunda e eficaz, graças a sua composição que contém 45% de água, que refresca a pele sensibilizada, e possui também ácido hialurônico, que tem o poder de reter essa água nas camadas mais profundas, além de preencher linhas finas.

6 – Base Oil Free – Dermage

6 - Base Oil Free - Dermage
6 – Base Oil Free – Dermage

A Base Oil Free, da Dermage, é ideal para peles acneicas e oleosas por possuir apenas  ingredientes não comedogênicos (que obstruem poros e causam inflamações), ativos que diminuem a aparência dos poros (que em peles acneicas costumam ser dilatados) e capacidade de camuflagem de imperfeições graças a sua cobertura média.

Esse produto ainda promete controlar a oleosidade, hidratar a pele e combater radicais livres, graças à presença de ativos antioxidantes, como a vitamina E, que também é capaz de prevenir contra certos sinais do envelhecimento.

Seu efeito é matte e costuma ser bem tolerada por peles sensíveis por não possuir parabenos e álcool em sua composição.

7 – Base Natural Superfluida – Quem disse, Berenice?

7 - Base Natural Superfluida - Quem disse, Berenice?
7 – Base Natural Superfluida – Quem disse, Berenice?

Se você mora em uma cidade muito quente, ou irá passar férias de verão na praia, fique atento a esse item!

A Base Natural Superfluida da Quem disse, Berenice? possui resistência à água e ao suor, podendo durar até 8h de forma intacta, sem perder sua cobertura média ou escorrer pelo rosto.

Sua textura quase aquosa é perfeita para peles com espinhas e também com presença de linhas e rugas, isso porque ela não se acumula em relevos naturais da pele.

Além disso, possui FPS 50, que irá te proteger de queimaduras solares, além de outros malefícios como o surgimento de manchas e agravamento de sinais do envelhecimento.

8 – Base Liquida Colorstay – Revlon

8 - Base Liquida Colorstay - Revlon
8 – Base Liquida Colorstay – Revlon

Falamos bastante sobre bases leves, de acabamento natural e super fluidas, mas não desanime! Também existem opções para quem busca por um “rebocão”, principalmente para aquele evento especial.

A Base Líquida Colorstay, da Revlon, é perfeita para aquele dia que você precisa de uma duração extremamente longa e uniformização total, pois sua cobertura é de média a alta, permitindo construção de camadas, e a marca promete até 24h de duração intacta.

Apesar de ser mais “pesada”, ela é indicada para peles mistas a oleosas, pois além de ser capaz de controlar a produção de sebo, não possui nenhum ativo oleoso ou nocivo.

Sua exclusiva fórmula SoftFlex é a responsável pelo acabamento delicado e usabilidade confortável, e a tecnologia Won’t Rub Off pela capacidade de não borrar ou derreter mesmo em situações adversas.

9 – Dermablend 3d Correction – Vichy 

9 - Dermablend 3d Correction -Vichy 
9 – Dermablend 3d Correction -Vichy 

Com certeza esse é um produto que vai despertar sua curiosidade, a Dermablend 3d Correction é uma base corretora que camufla imperfeições causadas pela acne, como vermelhidão, excesso de oleosidade, manchas e poros dilatados, que quando usada com constância, tem o poder de diminuir todos esses incômodos.

Porém seu diferencial está na textura: A primeira vista ele é um produto em gel, porém quando aplicado, se torna pó, criando uma fina camada natural sobre a pele, eliminando sinais de oleosidade e durando por muito mais tempo.

O único defeito desse produto é a pequena quantidade de cores em sua cartela, que disponibiliza apenas 5 tons.

10 – Base Antiacne – E.l.f. 

10 - Base Antiacne -  E.l.f. 
10 – Base Antiacne –  E.l.f. 

Esse produto só está aqui no final da lista porque infelizmente é muito difícil de ser encontrado no Brasil, mas você pode tentar adquiri-lo em sites como Mercado Livre.

A Base anti acne Elf possui cobertura média, longa duração e conta com ingredientes que combatem a acne profundamente, sendo eles: 

  • Ácido salicílico: promove uma esfoliação suave e a redução do processo inflamatório;
  • Hamamélis: Ação adstrigente e antioxidantes que protege a pele contra radicais livres e desobstrui poros;
  • Cânfora: Capaz de aumentar o fluxo sangüíneo para a área afetada pela acne e outras infecções, melhorando o processo de desinflamação e cicatrização;
  • Tea tree: Apesar de ter sido popularizado a pouco tempo, é um dos componentes mais potentes no combate a acne, além de desobstruir e minimiza poros dilatados, controlar a produção de sebo e melhora cicatrizes e manchas de lesões anteriores;
  • Aloe vera: Ativo calmante, perfeito para peles sensíveis ou que estão com sinais de vermelhidão por causa das lesões de acne.