Os ácidos glicólicos representam uma inovação significativa no campo dos cuidados com a pele, oferecendo uma ampla gama de benefícios que vão desde a esfoliação suave até o tratamento de problemas de pele mais complexos, como manchas escuras e acne. 

O Que São Ácidos Glicólicos?

Os ácidos glicólicos pertencem à família dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), que são compostos naturais encontrados em frutas e produtos lácteos. O ácido glicólico é derivado da cana-de-açúcar e é conhecido por sua capacidade de esfoliar suavemente a camada mais externa da pele, promovendo a renovação celular e melhorando a textura e o brilho da pele.

Benefícios dos Ácidos Glicólicos para a Pele:

  • Esfoliação suave: Ele tem a capacidade de remover as células mortas da superfície da pele, revelando uma pele mais nova e fresca por baixo. Isso ajuda a melhorar a textura da pele, suavizar linhas finas e rugas, e combater a aparência opaca.
  • Estímulo da produção de colágeno: O ácido glicólico tem a capacidade de penetrar nas camadas mais profundas da pele, onde estimula a produção de colágeno, ajudando a reduzir a aparência de flacidez e a melhorar a elasticidade da pele.
  • Tratamento de manchas escuras e hiperpigmentação: O Ácido glicólico atua inibindo a produção excessiva de melanina, o pigmento responsável pela cor da pele, o que ajuda a uniformizar o tom da pele.
  • Redução de Poros Dilatados: A aplicação regular de produtos contendo ácido glicólico pode ajudar a minimizar a aparência de poros dilatados. Isso ocorre porque a esfoliação suave remove o acúmulo de células mortas e impurezas que podem obstruir os poros, resultando em uma aparência mais refinada da pele.
  • Tratamento de Acne e Cicatrizes: Ele também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, o que o torna benéfico para pessoas com acne. 

Lembre-se que por ser um ácido, pessoas com pele mais sensível ou lesionadas podem sentir ardência, queimação e descamação, por isso, é sempre importante suspender o uso no primeiro sinal de efeito adverso e consultar um dermatologista sempre que possível.

A seguir, veja os 10 melhores produtos com Ácido Glicólico:

1 – Sérum Microesfoliante Glycolic HÁ – La Roche-Posay

1 - Sérum Microesfoliante Glycolic HÁ - La Roche-Posay
1 – Sérum Microesfoliante Glycolic HÁ – La Roche-Posay

O Glycolic HA, da renomada La Roche-Posay, é um  sérum microesfoliante, impulsionado por um complexo retexturizador enriquecido com ácido glicólico, o qual desempenha um papel fundamental na renovação celular e no reavivamento da pele. 

Ao ser utilizado diariamente, esse produto não apenas aprimora a absorção de tratamentos antirrugas subsequentes, mas também trabalha ativamente na redução de linhas finas, na uniformização da tonalidade da pele e na minimização da aparência dos poros, contribuindo para um relevo cutâneo mais uniforme.

2 – Gel Facial Esfoliante com Ácido Glicólico Noturno – Isdin

2 - Gel Facial Esfoliante com Ácido Glicólico Noturno - Isdin
2 – Gel Facial Esfoliante com Ácido Glicólico Noturno – Isdin

Esse gel facial da profissional ISDIN oferece um tratamento dinâmico para peles mistas ou oleosas. 

Ao combinar a ação esfoliante e regeneradora do ácido glicólico com as propriedades hidratantes do aloe vera, este gel não apenas renova e ilumina a pele, mas também uniformiza o tom e aprimora a textura, sendo melhor tolerada em peles sensíveis quando comparado com similares.

Ele é uma opção poderosa para reduzir rugas, linhas finas e manchas, enquanto promove a elasticidade, hidratação e brilho da pele. 

3 – Sérum Facial Rejuvenescedor Noturno Glycare – Mantecorp 

3 - Sérum Facial Rejuvenescedor Noturno Glycare - Mantecorp 
3 – Sérum Facial Rejuvenescedor Noturno Glycare – Mantecorp 

O Sérum Glycare da Mantecorp é uma solução de renovação altamente eficaz, com uma concentração elevada de ativos, esse sérum é formulado para promover uma redução significativa de linhas finas, rugas de expressão e para intensificar o processo de renovação celular durante a noite. 

Além disso, ele estimula a produção de colágeno e elastina, melhorando notavelmente a hidratação e a textura da pele.

4 – Sérum de Alta Potência Ácido Glicólico 8% Botik – O Boticário

4 - Sérum de Alta Potência Ácido Glicólico 8% Botik - O Boticário
4 – Sérum de Alta Potência Ácido Glicólico 8% Botik – O Boticário

Esse Sérum de Alta Potência da linha Botik de O Boticário é uma ótima adição para a sua rotina de cuidados com a pele, apresentando uma fórmula avançada que reúne ativos de alta performance, como 8% de Ácido Glicólico, 1,5% de Ácido Salicílico e 2% de Niacinamida, em conjunto com a Tecnologia Suíça. 

Esta composição potente acelera a renovação celular, melhora a luminosidade e ajuda na redução de rugas e poros visíveis, além do controle da oleosidade. A marca informa que os resultados são visíveis a partir da primeira aplicação, com a pele ganhando um brilho renovado.

5 – Glico Renovador Sérum Concentrado – ADCOS

5 - Glico Renovador Sérum Concentrado - ADCOS
5 – Glico Renovador Sérum Concentrado – ADCOS

O Glico Renovador é um sérum altamente concentrado que oferece um tratamento abrangente, abordando questões de envelhecimento, oleosidade e acne de maneira eficaz. 

Sua formulação de qualidade, composta por quatro ácidos renovadores – ácido glicólico, ácido lactobiônico, ácido mandélico e ácido salicílico – age em sinergia para melhorar a textura da pele, proporcionando uma superfície lisa, uniforme e radiante. 

A fórmula é leve, não pegajosa e vem em formato de sérum concentrado, garantindo resultados sem causar irritações devido à combinação desses ácidos renovadores.

Além de todos esses benefícios, é dermatologicamente testado, hipoalergênico e vegano, sendo livre de corantes, glúten, parabenos, lactose e ingredientes de origem animal. 

6 – Creme 10% AHA – Creamy 

6 - Creme 10% AHA - Creamy 
6 – Creme 10% AHA – Creamy 

Este creme que tem como ativo principal o ácido glicólico, da minha queridinha Creamy, proporciona melhoria da textura da pele, a prevenção e correção de linhas finas, a redução dos poros dilatados e a promoção da firmeza enquanto normaliza a espessura da pele. 

Seu alcance é amplo, pois é adequado para todos os tipos de pele, inclusive pelas oleosas. A dica para peles mais sensíveis é aplicar uma camada do calm cream, da mesma marca, por baixo desse creme!

O creme também incorpora vitamina B3 (Niacinamida) em sua fórmula, um ingrediente valioso que contribui para melhorar a barreira cutânea e trabalha na redução de manchas na pele..

7 – Ácido Glicólico – Principia

7 - Ácido Glicólico - Principia
7 – Ácido Glicólico – Principia

A Principia vem ganhando espaço nas rotinas das brasileiras por oferecer produtos de baixo custo, com alta eficácia. Com esse sérum, que conta com 9,8% de ácido glicólico e 4% de composição de aminoácidos, promete a melhora visível em acnes, manchas e textura da pele.

Além da presença do ácido glicólico, o produto também é enriquecido com PRODEW 600. Esse complexo de aminoácidos possui uma composição semelhante àquela naturalmente encontrada na pele, que desempenha um papel fundamental ao minimizar a perda de água, o que contribui de maneira significativa para a hidratação cutânea, além de ajudar a reduzir as linhas de expressão.

8 – Solução Ácido Glicólico – Simple Organic 

8 - Solução Ácido Glicólico - Simple Organic 
8 – Solução Ácido Glicólico – Simple Organic 

Perfeito para revitalizar a pele, conferindo-lhe uma textura mais suave, delicada e radiante, a Solução Ácido Glicólico da Simple Organic é responsável por eliminar as células mortas da camada externa da pele, reduzindo a visibilidade dos poros e demonstrando propriedades anti-inflamatórias devido ao seu efeito esfoliante, que, por sua vez, auxilia no controle da oleosidade e na prevenção da acne. 

Os benefícios deste produto incluem a redução de linhas de expressão, o aprimoramento da elasticidade e firmeza da pele, o refinamento dos poros dilatados, a regulação do excesso de oleosidade, além de proporcionar uma pele radiante e um tom mais uniforme. 

Indicado para peles mistas e oleosas, sua fórmula de textura aquosa é ideal para uso noturno, com aplicação recomendada uma vez ao dia.

9 – Sérum Glycolique Intense Peel – Dermage 

9 - Sérum Glycolique Intense Peel - Dermage 
9 – Sérum Glycolique Intense Peel – Dermage 

O Glycolique Intense Peel é enriquecido com a mais alta concentração de ácidos renovadores disponíveis no mercado: 9% de ácido glicólico + 2% de ácido salicílico + 1% de ácido mandélico, além de 2% de gluconolactona. Essa fórmula poderosa e inovadora impulsiona uma profunda renovação celular, conferindo à pele uma textura retexturizada, radiante e com poros minimizados.

Sua versatilidade é notável, sendo adequado para todos os tipos de pele, desde a oleosa até a madura, que pode exibir características como ressecamento e opacidade mais evidentes.

Os benefícios desse sérum abrangem a uniformização da textura da pele, renovação celular profunda, redução de poros, estímulo na produção de colágeno e uma ação anti-irritante, tudo isso em uma fórmula livre de óleo e com certificação vegana.

10 – Creme Noturno Antimanchas Vinoperfect – Caudalie

10 - Creme Noturno Antimanchas Vinoperfect - Caudalie
10 – Creme Noturno Antimanchas Vinoperfect – Caudalie

O Vinoperfect Creme Noturno é uma solução versátil, adequada para todos os tons de pele e tipos de manchas, sejam elas provenientes do sol, acne, gestação, envelhecimento, entre outras. 

Este creme realiza uma suave ação de peeling durante a noite, revelando uma pele fresca e radiante ao despertar. Com o passar das noites, a aparência das manchas é visivelmente reduzida, resultando em uma pele mais uniforme e luminosa. 

A fragrância fresca e fitoaromática do produto combina notas botânicas de tangerina, laranja e madeira de limoeiro.