Antes de criar uma rotina de skincare, tanto para o rosto quanto para o corpo, precisamos entender com profundidade as necessidades particulares que nossa pele possui, dessa forma, evitamos gastar com produtos que não terão efetividade ou aquela sensação de frustração ao não alcançar o resultado que esperamos.

As peles são divididas em 3 tipos: Oleosas, mistas e secas. Cada uma possui uma necessidade e respondem melhor a ativos específicos, por isso, precisamos falar sobre cada uma com muita atenção, hoje focarem em contar um pouquinho mais sobre como cuidar das peles secas!

Como descobrir se sua pele é seca:

Sua maquiagem craquela com facilidade? Sua pele vive “repuxando”? Sente que ela “descasca” com facilidade? então provavelmente ela está seca. 

Esse tipo de pele não consegue reter a hidratação necessária em sua superfície, o que a torna mais suscetível a ressecamentos e danos externos. 

Geralmente são mais sensíveis, podendo ficar avermelhadas com facilidade, muitas vezes causando coceira e descamação.

Pensando em melhorar seu dia a dia, separamos uma lista dos nosso 10 hidratantes para pele seca favoritos, confira a seguir:

Para o rosto

1 – Derma Hidratante Restaurador Loção Facial – Bepantol

Derma Hidratante Restaurador Loção Facial - Bepantol
Derma Hidratante Restaurador Loção Facial – Bepantol

Após o grande sucesso dos cremes reparadores, a Bepantol expandiu sua cartela de produtos para cuidados da pele em geral. 

Desenvolvido pensando especialmente na pele seca e sensível, o hidratante restaurador da marca auxilia na restauração natural da pele, promovendo alívio imediato em peles altamente danificadas, devolvendo a sensação de conforto e suavidade, além de conter FPS 25, que protege contra danos externos causados por radiação solar.

Sua fórmula exclusiva com Dexpantenol Repair Complex contém ativos como:

  • Dexpantenol – agindo de forma a restabelecer o processo de renovação celular;
  • Niacinamida – ajudando a acalmar a pele irritada;
  • Glicerina – ativo que auxilia na diminuição da perda natural de água da pele, prolongando a hidratação;
  • Isoestearato Isopropílico – lipídio fisiológico que ajuda na reorganização da bicamada lipídica
  • Óleo de argan e manteiga de karité – Poderosos ativos hidratantes, porém suaves, que garantem também a nutrição profunda da pele.

2 – Hidratante Facial Rosto FPS 30 – Epidrat, Mantecorp Skincare

Hidratante Facial Rosto FPS 30 - Epidrat, Mantecorp Skincare
Hidratante Facial Rosto FPS 30 – Epidrat, Mantecorp Skincare

A linha Epidrat pertence a marca Mantecorp, fielmente confiada por dermatologistas tanto para tratamento da pele do corpo e rosto, como também para problemas dermatológicos relacionados à pele do couro cabeludo.

Seu hidratante facial é indicado para peles secas, normais e mistas, promovendo efeito imediato, além de conservar a hidratação por 12 horas e oferecendo proteção antioxidante contra os raios UVA e UVB, ajudando a prevenir também contra o envelhecimento precoce. 

Sua fórmula não possui fragrância, óleo, corantes e parabenos, a tornando perfeita para peles sensíveis e irritadas. 

3 – Hidratante Facial Pele Normal a Seca Faces – Natura

Hidratante Facial Pele Normal a Seca Faces - Natura
Hidratante Facial Pele Normal a Seca Faces – Natura

A Natura é uma marca nacional já conhecida e confiada por diversos brasileiros, possuindo a mais diversa cartela de produtos, desde de cuidados com o corpo, rosto e cabelo.

O Hidratante Facial Pele Normal a Seca Faces foi desenvolvido para manter sua pele saudável e hidratada por mais tempo, além de igualar a tonalidade da pele e evitar o aparecimento de cravos e espinhas. 

O produto não é oleoso, o que permite um resultado final mais natural e confortável.

4 – Loção Hidratante Facial – CeraVe 

Loção Hidratante Facial - CeraVe
Loção Hidratante Facial – CeraVe

Especialmente pensada para peles normais e secas, a Loção Hidratante da marca CeraVe estimula a produção de colágeno e reforça a barreira de proteção, prevenindo contra o envelhecimento precoce da pele e mantendo-a hidratada por muito mais tempo.

O produto possui textura ultraleve, garantindo facilidade de aplicação e absorção, proporcionando uma sensação confortável sem deixar a pele com aspecto oleoso ou pegajoso.

Sua fórmula é enriquecida com niacinamida e ácido hialurônico, ativos que garantem hidratação potente enquanto acalmam a pele sensível e irritada.

5 – Creme Hidratante Klaviê Clinical – Theraskin 

Creme Hidratante Klaviê Clinical - Theraskin 
Creme Hidratante Klaviê Clinical – Theraskin 

Esse creme hidratante garante hidratação e conforto imediato, além de duração longa, chegando até 24 horas, um diferencial do produto é que ele pode ser usado também em crianças. 

Sua fórmula conta com complexos exclusivos SymRepair e SymCalmin, que possuem ação comprovada na restauração da barreira cutânea da pele, prolongando a hidratação de forma efetiva, além de proporcionar alívio de coceiras, acalmando a pele, além de ação anti-inflamatória.

O produto ainda é enriquecido com:

  • Ácido Hialurônico: atrai hidratação natural para a superfície, ajudando a reter umidade;
  • Ceramidas: ajudam a restaurar e manter a barreira natural da pele e acalma-la;
  • Tecnologia MVE: sistema patenteado da marca que libera continuamente ingredientes hidratantes para uma hidratação 24 horas.
  • Niacinamida: mais um ativo que ajuda a reparar uma barreira da pele além de acalmá-la.

Para o corpo

1 – Creme Hidratante Atoderm Crème para Peles Secas – Bioderma 

Creme Hidratante Atoderm Crème para Peles Secas - Bioderma
Creme Hidratante Atoderm Crème para Peles Secas – Bioderma

A Bioderma é grande conhecida por possuir em seu portfólio de produtos hidratantes potentes para todos os tipos de pele e áreas do corpo, sendo considerada expert no cuidado das peles secas e irritadas.

O Atoderm Crème, focado em peles secas, é enriquecido com Vaselina e Glicerina, criando um filme protetor que retém a água necessária para a hidratação, além de nutrir profundamente sua pele.

Sua fórmula ainda estimula o próprio sistema de retenção e distribuição de água natural da pele, o que potencializa ainda mais o efeito hidratante.

Sua textura emoliente é fácil de espalhar, suavizando e acalmando a pele desde o primeiro uso. 

2 – Creme Hidratante – Cetaphil

Creme Hidratante - Cetaphil
Creme Hidratante – Cetaphil

Conhecida no mundo inteiro, a Cetaphil possui em seu catálogo de produtos higienizadores, hidratantes e fotoprotetores, altamente indicados pelos melhores dermatologistas.

Seu creme hidratante promete dobrar o nível de hidratação da pele em 4 dias, perfeito para peles secas. Possui tecnologia exclusiva, a moisture lock, que atrai e retém a água da pele, mantendo a hidratação por muito mais tempo.

Sua textura leve permite uma fácil e confortável aplicação, sua fórmula conta com óleo de amêndoas doces, que tem poder de proporcionar sensação imediata de maciez, por isso se torna um ótimo produto para dias emergenciais.

3 – Loção Hidratante Nutriol – Darrow 

Loção Hidratante Nutriol - Darrow
Loção Hidratante Nutriol – Darrow

A Darrow é uma das marcas mais recomendadas pelos dermatologistas, principalmente quando o assunto é hidratação. 

A Loção Hidratante Darrow possui fórmula super potente que garante muito mais que hidratação. Com ação antioxidante, hidratante e de nutrição, protege a pele contra ações do envelhecimento, além de deixá-la macia e com aspecto saudável imediatamente.

O produto não possui perfume, por isso pode ser usado especialmente por pessoas alérgicas ou com peles que irritam com facilidade.

Seu exclusivo complexo nutri-hidratante conta com ativos como: Glicerina, Óleo de coco e Esqualano vegetal, que prometem recuperar a pele que sofre com o aspecto esbranquiçado, craquelamentos e aspereza, mantendo a pele hidratada por até 48h.

4 – Hidratante Corporal Corpo Intensivo – Epidrat, Mantecorp Skincare

Hidratante Corporal Corpo Intensivo - Epidrat, Mantecorp Skincare
Hidratante Corporal Corpo Intensivo – Epidrat, Mantecorp Skincare

A linha Epidrat pertence a marca Mantecorp, citada na versão facial anteriormente aqui na matéria, também possui uma potente versão para todo o corpo!

Seu Hidratante Corpo Intensivo, indicado para peles secas, conta com glicerina e ceramidas, promovendo hidratação intensa e imediata, que pode chegar a duração de 24 horas.

De rápida absorção, alta emoliência, hipoalergênico e sem fragrância, é perfeito para peles irritadas e sensíveis.

5 – Loção Hidratante Ureadin Hidratação Intensiva 10 – Isdin 

Loção Hidratante Ureadin Hidratação Intensiva 10 - Isdin
Loção Hidratante Ureadin Hidratação Intensiva 10 – Isdin

A Isdin é mais uma marca de dermocosméticos confiáveis e com ações comprovadas, por isso, também é uma forte opção indicada pelos dermatologistas.

Sua fórmula conta com ureia 10%, conhecida por recuperar até mesmo as peles mais danificadas e secas, oferece resultado imediato, promovendo uma longa duração da hidratação natural nas camadas da pele por 24 horas.

A marca garante que os resultados em sua pele irão além da hidratação imediata, contribuindo ainda para a defesa, estimulando os mecanismos de renovação. 

Aqui vão algumas outras dicas para cuidar de sua pele seca:

  • Hidratar com produtos específicos é de extrema importância, esse tipo de pele necessita de ativos e complexos direcionados para reter hidratação por diversas horas, além de compostos calmantes para suavizar a vermelhidão;
  • Seque sempre o rosto e o corpo com toalhas macias, como essa pele tende a ser mais sensíveis a descamação, toalhas ásperas podem causar um efeito de “esfoliação”, levantando “pelinhas” e retirando ainda mais a água da pele; 
  • Dê adeus a banhos com água pelando, água quente retira a oleosidade natural da pele, o que para pele seca resulta em opacidade e ressecamento;
  • Proteção solar é de extrema importância para sensibilizar ainda mais a pele seca, não pule essa etapa da sua rotina de skincare.

Agora você está pronta para escolher os produtos ideais para sua pele!