Não precisa ser muito fanática por lançamentos e tendências de skincare para saber que a Vitamina C veio com tudo para turbinar os produtos de uso diário, e até mesmo as maquiagens.

Mas para que serve a Vitamina C?

A vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é um poderoso antioxidante e elemento fundamental para o funcionamento do nosso corpo, ela pode ser encontrada em alimentos como: Acerola, brócolis, couve, pimentão amarelo, goiaba, caju, mamão, laranja, tangerina, e tantos outros.

Essa vitamina está presente em diversas funções fundamentais do corpo, como:

  • Produção de colágeno;
  • Absorção de ferro;
  • Funcionamento do sistema imunológico;
  • Formação de ossos, tendões, músculos e vasos sanguíneos;

Mas afinal, qual é a função da Vitamina C para nossa pele?

Vitamina C é um poderoso antioxidante que pode prevenir e até reverter os sinais do envelhecimento da pele, produzindo mais colágeno, reduzindo as linhas de expressão, iluminando e devolvendo o viço saudável da pele, além de melhorar a firmeza.

Veja a seguir os principais benefícios da vitamina C para pele:

1 – Prevenindo o envelhecimento precoce

O temido aparecimento dos sinais do envelhecimento é um processo natural que acontece devido ao aumento da oxidação das células, que passam a produzir menos colágeno ao passar dos anos, o que resulta em aparecimento de linhas de expressão, rugas e flacidez. 

A vitamina C atua como antioxidante, retardando esse processo natural, por isso, é indispensável na rotina anti aging.

2 – Clareamento de manchas 

A Vitamina C contribui para a inibição da tirosinase, enzima que transforma tirosina em melanina (responsável pela cor da pele), por isso evita o aparecimento de manchas e melhora o aspecto das existentes.

Outro ponto a ser pontuado é que a radiação solar é um dos principais causadores dessa pigmentação anormal da pele, a vitamina C potencializa o efeito dos filtros solares, evitando assim os danos causados pela exposição a raios UV 

3 – Combate aos danos causados por radicais livres

Os radicais livres são formados por geradores intrínsecos como respiração, má alimentação, genética, e extrínsecos como sedentarismo, privação do sono, estresse e cigarro. Estruturas essas que causam danos à pele, favorecendo o envelhecimento das células.

Essas estruturas podem ser neutralizadas com a utilização de substâncias antioxidantes, e como você já sabe, a vitamina C é uma delas. Com o uso diário, essa vitamina poderá combater os radicais livres e melhorar não só a saúde da sua pele, mas também sua imunidade.

Alguns dos fatores que citamos precisam ser prevenidos de dentro para fora, por isso, nenhum produto de skincare irá substituir uma alimentação balanceada e rica em vitaminas. 

Como montar uma rotina de skincare?

Hoje no mercado já existem uma infinidade de produtos de cuidados com a pele que possuem a vitamina C em sua composição, sejam sabonetes, cremes hidratantes, séruns ou até mesmo protetores solares. 

Mas antes de comprar esses produtos, é preciso entender como será sua rotina de cuidados diários, você pode começar observando alguns pontos como:

  • Seu tipo de pele, é a parte mais importante para a escolha dos produtos, seja ela seca, mista ou oleosa, existem produtos específicos para cada uma e essa especificação deve ser respeitada na hora da compra;
  • Seu nível de dedicação aos cuidados com a pele, essa análise irá te dizer se sua rotina poderá ter muito ou poucos produtos. As vezes é melhor ter apenas os 3 passos principais (limpeza, hidratação e proteção) e usá-los de forma correta, do que ter mil produtos que não serão utilizados;
  • Quanto você estará disposto a gastar, nem sempre é necessário desembolsar uma grande quantidade de dinheiro para ter uma rotina adequada, mas para isso, será necessário tirar um tempo para pesquisar bastante: leia reviews, pergunte para amigas que possuem o mesmo tipo de pele e sempre leia a composição;
  • A ordem de aplicação dos produtos, para que não haja desperdício ou algum produto seja aplicado de forma errada.
    • A ordem correta de aplicação de produtos da rotina de skincare é:
      • 1- Limpeza com sabonete específico para seu tipo de pele, seja oleosa, mista ou seca;
      • 2- Tônico facial
      • 3- Séruns e produtos anti-idade 
      • 4- Hidratantes
      • 5-  Protetor solar, sempre por último

Para te ajudar a escolher a rotina ideal para você, separamos nossas sugestões de produtos para uma rotina completa cheia de vitamina C!

PASSO 1: LIMPEZA

Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C - ADCOS
Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C – ADCOS

Derma Complex Sabonete Iluminador com Vitamina C é perfeito para higienizar diariamente o rosto, tendo o poder de devolver luminosidade e vitalidade à pele, enquanto promove sensação de refrescância e limpeza suave. 

Ele ainda possui ação antioxidante e anti poluição, sendo um ótimo aliado contra o envelhecimento precoce. 

É indicado para todo tipo de pele, desde a oleosa à seca.

PASSO 2: TÔNICOS

Tônico Revitalizante Vitamina C - Payot 
Tônico Revitalizante Vitamina C – Payot 

O Tônico Revitalizante Vitamina C, da queridinha Payout, promete equilibrar a pele, oferecendo uma sensação de refrescância imediata, proteção contra radicais livres, auxilio a preservação do colágeno e máxima hidratação graças à combinação da vitamina C com o Silício Orgânico.

PASSO 3: SÉRUNS

 Salicyli C10 Anti-Idade - La Roche-Posay
Salicyli C10 Anti-Idade – La Roche-Posay

A La Roche-Posay é uma das marcas mais renomadas quando o assunto é cuidados com a pele, seu Sérum anti-idade pode ser usado por todos os tipos de pele, prometendo corrigir imperfeições e ajudar na renovação da pele. 

Sua fórmula apresenta a combinação de vitamina C pura e ácido salicílico, se tornando um poderoso antioxidante que devolve a viçosidade e luminância da pele, enquanto controla a oleosidade, reduz as linhas de expressão e uniformiza a textura.

PASSO 4: HIDRATAÇÃO

 Loção Hidratante Facial FPS 30 Vitamina C - The Body Shop
Loção Hidratante Facial FPS 30 Vitamina C – The Body Shop

A Loção Hidratante Facial Vitamina C, da The Body Shop, é um produto multifuncional, que hidrata profundamente a pele enquanto protege contra a ação dos raios UVA/UVB (através de um FPS30), 

Em sua composição podemos encontrar:

  • Extrato de camu camu – ação anti-inflamatória e antienvelhecimento
  • óleo de gergelim – Cria uma barreira protetora natural no rosto, que trabalha como um escudo contra a perda de umidade 

Uma dica para uma melhor utilização dos hidratantes faciais: Aplique no rosto e pescoço em movimentos ascendentes, dessa forma você estará estimulando um “lifting” natural, além de ajudar a desinchar pontos de retenção de líquido.

Vale lembrar que esse produto, apesar de oferecer um fator de proteção solar,  não deve ser usado com a função apenas de protetor, então se você pretende curtir um dia de praia ou exposição ao sol, não esqueça de aplicar um protetor solar adequado ao seu tipo de pele!

PASSO 5: PROTEÇÃO

 Clinicals Vit C FPS 50 - Anasol 
Clinicals Vit C FPS 50 – Anasol 

Que os protetores solares são o maior aliado quando o assunto é prevenção contra envelhecimento da pele por proteger contra as radiações solares a gente já sabe, mas a combinação de proteção + vitamina C, que também protegerão as agressões dos radicais livres e estimulando a produção de colágeno pode ser uma novidade para muita gente!

Mas é exatamente isso  que a marca, especialista em cuidados com a pele, Anasol promete com seu protetor Clinicals Vit C FPS 50.

Aposto que agora você está preparada para  entrar nessa nova tendência e crescer sua coleção de produtos para cuidados com a pele super turbinados com vitamina C!