Se você procura por produtos mais naturais e baratos para skincare, com certeza já se deparou com as argilas. Elas são amplamente utilizadas para cuidar da pele por causa de suas propriedades desintoxicantes, esfoliantes, adstringentes e purificantes que ajudam a melhorar a aparência da pele. 

Compostas principalmente de minerais, como silicato de alumínio, ferro, magnésio, cálcio e potássio, são perfeitas para quem quer complementar a rotina de pele de forma simples e não invasiva. 

Porém, assim como os produtos cosméticos, cada tipo de argila irá atuar em certos problemas e incômodos específicos,e  é sobre isso que falaremos neste artigo. Porém, antes disso, entenda como aplicá-las de forma correta:

  1. Lave o rosto com sabonete específico para seu tipo de pele ou água micelar. Certifique-se de que não há nenhum vestígio de maquiagem ou impureza;
  2. Misture o pó de argila com água mineral ou filtrada até criar uma massinha consistente;
  3. Aplique a mistura na pele com uma espátula ou pincel, evitando a área dos olhos e dos lábios;
  4. Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos, ou até que a argila comece a secar, e enxágue com água fria. 

É recomendado usar a argila verde no rosto uma vez por semana, para obter melhores resultados!

Entenda agora os benefícios de cada cor de argila para que você escolha de forma inteligente e direcionada para seu problema:

Argila Verde

Amada por quem possui pele oleosa, ela é composta por diversos minerais, como silício, alumínio, ferro e cálcio, que oferecem diversos benefícios para a pele, como: 

  • Ação adstringente: Tem a capacidade de remover impurezas e toxinas da pele, além de regular a produção de oleosidade, ajudando a prevenir a formação de acne;
  • Efeito esfoliante: As partículas presentes na argila verde proporcionam uma esfoliação suave, eliminando células mortas e deixando a pele mais macia e luminosa;
  • Propriedades cicatrizantes: Com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a reduzir manchas, marcas de acne e outras imperfeições na pele;
  • Estímulo à circulação sanguínea: Ao ser aplicada na pele, a argila verde ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que contribui para a renovação celular e para uma aparência mais saudável da pele.

Dica:

Como essa argila é mais direcionada para peles oleosas, que costumam ser mais sensíveis, você pode substituir a água mineral por chá de camomila (em temperatura ambiente, ok?), que possui propriedades calmantes, trazendo conforto.

Outra dica é esticar o produto até o couro cabeludo. A argila verde também é benéfica para desintoxicar o bulbo capilar, além de ajudar no controle da oleosidade. Porém, evite passar o produto pelo comprimento dos fios, isso pode causar ressecamento.

Máscara antiacne – Sallve

Máscara antiacne - Sallve
Máscara antiacne – Sallve

Um dos benefícios dessa máscara super prática da Sallve é a capacidade de desobstruir os poros e auxiliar na remoção de cravos, o que contribui para uma pele mais saudável e com menos imperfeições. 

Além disso, esse produto tem efeito secativo de espinhas, minimiza a aparência de poros dilatados, remove o excesso de oleosidade e reduz a vermelhidão da acne. E para completar, eles também acalmam e deixam a pele macia, proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar.

Ela ainda conta com ácido salicílico, centella asiática, alfa-bisabolol e alantoína em sua potente fórmula.

Argila Branca

A argila branca, também conhecida como caulim, é um tipo de argila bastante utilizado em tratamentos de beleza, e é perfeito para peles mais secas ou acneicas que querem tratar manchas sem irritá-la. Rica em minerais como alumínio, silício, zinco e magnésio, a argila branca oferece diversos benefícios para a pele, como:

  • Ação hidratante: Ela é capaz de hidratar a pele profundamente, ajudando a manter a umidade natural e prevenindo o ressecamento;
  • Efeito clareador: Por ser rica em alumínio, a argila branca possui propriedades clareadoras e ajuda a uniformizar o tom da pele, reduzindo manchas e marcas de acne;
  • Ação cicatrizante: Possui propriedades cicatrizantes e regeneradoras, ajudando a acelerar a recuperação da pele e reduzindo a aparência de cicatrizes;
  • Propriedades calmantes: A argila branca tem efeito calmante e suavizante, ajudando a reduzir vermelhidão e irritação na pele.

Dica:

Assim como a argila verde, ela costuma vir em formato de pózinho, que precisa ser misturado a água mineral ou filtrada para se tornar consistente a ponto de você conseguir aplicá-la como uma máscara no rosto. A dica aqui é, ao invés de usar água, usar soro fisiológico, isso dará um boost de hidratação em sua pele!

Máscara Facial Purificante Argila Branca Botik – O Boticário

Máscara Facial Purificante Argila Branca Botik - O Boticário
Máscara Facial Purificante Argila Branca Botik – O Boticário

A Máscara Facial Purificante Argila Branca Botik promete controlar a oleosidade da pele ao longo do dia, suas partículas de casca de coco promovem uma esfoliação suave, deixando a pele macia e livre de oleosidade, com efeito mate. Outro benefício é a proposta de diminuir e desobstruir os poros, sem ressecar a pele. 

Argila Preta

A argila preta, também conhecida como lama vulcânica, é rica em minerais como magnésio, potássio, cálcio e ferro, e por isso é perfeita para peles que precisam de um detox, seja pelo uso excessivo de produtos, pela exposição à poluição, ou até mesmo por cansaço.

Ela também pode ser uma ótima aliada para quem está tratando sinais do envelhecimento, ou tentando adiar o surgimento deles. Entenda mais esses benefícios:

  • Ação purificante: Ela é capaz de remover as impurezas e toxinas da pele, promovendo uma limpeza profunda e deixando a pele mais suave e macia;
  • Efeito revitalizante: Por ser rica em minerais e oligoelementos, a argila preta ajuda a revitalizar a pele, aumentando a circulação sanguínea e melhorando o aspecto cansado e opaco;
  • Ação rejuvenescedora: Ela possui propriedades regeneradoras e rejuvenescedoras, ajudando a reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão;
  • Propriedades anti-inflamatórias: Ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação na pele.

Dica:

No caso da argila preta, a mistura com água termal pode otimizar os efeitos desintoxicantes, além de regular a pele e ajudar a mantê-la calma e suave.

Argila Preta Regeneradora – Quintal 

Argila Preta Regeneradora - Quintal 
Argila Preta Regeneradora – Quintal 

É impossível falar de máscaras de argila sem citar a Quintal, marca que combina as propriedades benéficas da argiloterapia e das plantas medicinais com a nanotecnologia, criando os melhores produtos para o cuidado com a pele.

E com essa máscara de Argila preta, especialmente formulada para peles sensibilizadas, irritadas, estressadas ou danificadas, promete nutrir, reparar e proteger a pele com sua poderosa ação desintoxicante e regeneradora.

Argila Vermelha

A argila vermelha é perfeita para peles desnutridas, sem viço e luminosidade, incômodos que podem ocorrer por conta da exposição excessiva ao sol, a poluição, ao uso de produtos inadequados ou com grande quantidade de álcool em sua formulação. Entenda outros pontos que essa argila pode te ajudar:

  • Nutrição: Rica em minerais e oligoelementos, como ferro, silício, alumínio e potássio, que ajudam a nutrir e revitalizar a pele, deixando-a mais saudável e bonita;
  • Efeito rejuvenescedor: Possui propriedades regeneradoras e rejuvenescedoras, ajudando a reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão, além de melhorar a elasticidade da pele;
  • Ação tonificante: Ajuda a tonificar a pele, melhorando sua textura e reduzindo a flacidez;
  • Efeito anti-inflamatório: Com propriedades anti-inflamatórias, ajuda a reduzir a vermelhidão e a irritação na pele.

Dica:

Você pode escolher óleos essenciais para adicionar em sua misturinha, como o de Gerânio, eficiente na redução de manchas de envelhecimento e cicatrizes, ou a lavanda, para aliviar ainda mais os sintomas de irritação.

Máscara Facial de Argila BioEssência Vermelha

Máscara Facial de Argila BioEssência Vermelha
Máscara Facial de Argila BioEssência Vermelha

Essa máscara vermelha super concentrada nutre e hidrata, podendo ser usada por todos os tipos de pele.

Sua ação antioxidante e anti poluição é perfeita para desintoxicar os poros das impurezas que aderem à pele naturalmente no dia a dia, promovendo então um equilíbrio da barreira cutânea. 

Argila Rosa

A argila rosa combina as propriedades da argila branca e da argila vermelha, oferecendo ainda mais benefícios para a pele. Ela é rica em minerais e oligoelementos, como o silício, o alumínio e o ferro, que ajudam a nutrir e revitalizar a pele cansada dos desgastes diários, deixando-a mais saudável e bonita, confira um pouco mais sobre ela:

  • Limpeza profunda: Um excelente agente de limpeza, ajudando a remover as impurezas e o excesso de oleosidade da pele, sem agredir ou ressecar;
  • Efeito rejuvenescedor: Possui propriedades regeneradoras e rejuvenescedoras, ajudando a reduzir a aparência de rugas e linhas de expressão, além de melhorar a elasticidade da pele;
  • Ação tonificante: Ajuda a tonificar a pele, melhorando sua textura geral, deixando-a mais jovem e firme;
  • Efeito suavizante: Indicada inclusive para peles sensíveis, ajuda a acalmar e suavizar a pele, reduzindo a vermelhidão e a irritação que pode ter sido causada por outros produtos.

Dica:

Assim como no caso da argila vermelha, aqui você pode escolher alguns óleos essenciais para aplicar gotinhas em sua misturinha. Nossos favoritos são o de Alecrim, que auxilia na circulação sanguínea e atua como adstringente, e o de Palmarosa, que regula a produção de sebo.

Máscara Facial Bisnaga de Argila Rosa Pink Clay Mask – Océane

Máscara Facial Bisnaga de Argila Rosa Pink Clay Mask - Océane
Máscara Facial Bisnaga de Argila Rosa Pink Clay Mask – Océane

Essa máscara, da nossa querida Océane, ajuda a remover toxinas, absorver o excesso de oleosidade e devolver o aspecto saudável à sua pele, garantindo luminosidade natural! Sua fórmula exclusiva é enriquecida com extrato de flor de lótus e pêssego, ingredientes naturais que proporcionam uma limpeza profunda dos poros.