A automaquiagem é uma arte, porém para muitas, um desafio no início, mas existem ferramentas que ajudam a facilitar essa missão!
A seguir, você irá encontrar um Guia completo sobre pincéis que irão te ajudar a entender cada utilidade, quando devem ser usados e qual se adequa melhor ao seu grau de conhecimento!
1 – Pincel língua de gato grande

Essencial para a preparação da pele perfeita, principalmente se você procura uma alta cobertura, o Língua de gato grande é perfeito para você!
Possui as cerdas achatadas e a ponta mais fina, seu formato possibilita aplicação de produtos, em creme ou líquidos, em locais mais inacessíveis, como laterais do nariz e contorno da boca.
Muito usado para aplicação de bases, primer e corretivos, precisa de um pouco mais de experiência para criar uma camada perfeitamente uniforme.
2 – Pincel língua de gato pequeno

A versão mini do Pincel língua de gato permite ainda mais precisão na hora da aplicação, por isso é perfeito para aplicar corretivos nas olheiras, camuflar espinhas ou criar uma camada de produto mais grossa em manchas que gostaria de esconder.
Um ótimo uso para esse pincel é também correção de erros, por exemplo: Quando criamos um traço delineado e ele não sai como desejamos, podemos contar com o auxílio para aplicar corretivo ao redor até deixar a linha retinha!
3 – Pincel kabuki

Possibilitando mais firmeza na hora da aplicação, o Kabuki conta com uma grande quantidade de cerdas, que são dispostas de uma forma mais densa, perfeito para aplicação de bases minerais e líquidas.
Sua dimensão permite que a aplicação seja feita de forma rápida e uniforme, permitindo também construção de camadas.
Pode ser usado também para aplicação de contorno e blush, já que suas cerdas permitem um esfumado delicado e natural.
Dica de uso: aplique o produto em movimentos circulares e com leves batidinhas, até perceber que o resultado está uniforme.
4 – Pincel duo fiber

Para aplicação uniforme de base ou para esfumar blushs e contornos, o Pincel duo fiber permite um toque profissional na preparação de pele.
Conta com cerdas mais macias e maleáveis, geralmente misturadas entre sintéticas e naturais, deslizam pelo rosto de forma mais delicada, facilitando um visual mais natural.
Muito parecido com o Kabuki ao primeiro olhar, o duo fiber é mais maleável, possibilitando um look mais leve, porém necessita um pouco mais de experiência para criar o efeito uniforme.
5 – Pincéis para aplicação de sombra

Muitas vezes quando iniciamos o aprendizado sobre maquiagem, usamos os dedos para fazer quase tudo, inclusive a aplicação de sombras, mas nem sempre o efeito é satisfatório, muito menos profissional.
Quando falamos de pincéis para cobertura dos olhos, geralmente falamos sobre cerdas cortadas em um formato mais arredondado que proporcionam um alcance mais prático de toda a pálpebra, aplicando as sombras ou pigmentos de forma mais uniforme e rápida.
Ele sozinho já consegue dar uma nova cara ao look!
6 – Pincel de esfumar os olhos

Como o próprio nome já sugere, esse pincel ajuda a esfumar (suavizar ou misturar) cores.
Composto com cerdas macias, possibilita que cores se misturem com suavidade, favorecendo a criação de looks diversos.
Esse pincel pode aparecer nas prateleiras das lojas de diferentes formas: com mais cerdas, mais gordinhos ou mais longos, cada um possibilita o alcance de um objetivo final.
- Mais gordinhos ou com mais cerdas: Para looks super suaves onde as cores se misturam com mais naturalidade, sem marcações;
- Mais fininhos ou mais curtos: Para maior precisão no esfumado, permite um look mais marcante
Vale lembrar que um fator de decisão importante para a escolha do pincel para esfumar é também o formato dos olhos, por isso pesquise antes qual se adequa melhor a sua anatomia!
7 – Pincel de blush

Com cerdas macias, volumosas e mais soltinhas, esse pincel se torna perfeito para aplicação de blush em pó ou em creme.
Seu esfumado delicado deixa a maçã do rosto com aspecto de saudável, sem acúmulos ou marcas de aplicação. Um outro uso seria a criação de contorno em creme ou em pó, para esse truque, basta você apertar o pincel para que ele fique mais “chato” na hora de fazer a marcação no rosto, depois é só esfumar até ficar com o efeito que deseja.
8 – Pincel de contorno angular

O Pincel angular é o mais popular entre as escolhas dos profissionais para contorno de rosto. Sua ponta angular permite aplicação suave e anatômica das curvas do rosto.
Suas cerdas mais rígidas o deixam mais preciso, porém sem perder a naturalidade. Para conquistar um look mais marcado, basta usá-lo para construir camadas.
Seu uso pode ser estendido ainda para blush e iluminadores, caso você já tenha um pouco mais de prática.
9 – Pincel vassourinha ou leque

Muito usado por maquiadores profissionais, o pincel vassourinha ajuda na retirada de produtos em pó como pigmentos, sombras ou iluminadores que caíram sobre a pele de forma incorreta.
Outra função desse pincel é esfumar iluminadores, principalmente em pó, na área das maçãs do rosto. Seu formato permite criar uma linha de glow perfeita, sem acumular em nenhum ponto.
10 – Pincel chanfrado pequeno

Perfeito para criar linhas retas e aquele delineador que amamos, o pincel chanfrado vai tornar a missão de desenhar o gatinho perfeito bem mais simples!
Suas cerdas firmes são cortadas em diagonal, facilitando a entrada do pincel perto da raiz dos cílios, favorecendo a criação de looks divertidos em conjunto com sombras em pó (quando molhamos a ponta do pincel), delineadores em gel, delineadores líquidos e sombras líquidas.
11 – Pincel para lábios

Criar um delineado bonito ao redor da boca pode ser fácil quando usamos um pincel específico para essa ação. O Pincel para Boca auxilia na definição dos lábios e pode ser usado também para espalhar o batom, garantindo a uniformidade.
Nesse caso, quanto mais fino for o acessório, mais preciso será o contorno ao redor dos lábios, mas também será mais difícil de aplicar. Então se você está começando agora, opte por uma opção um pouco mais grossa e firme.
Vale pontuar que para começar no mundo das maquiagens você não precisa de todos esses acessórios, muitas vezes com o mesmo pincel você consegue adaptar para 4 ou 5 funções, desde que limpe-os com cautela.
Por falar em limpeza, os pincéis estão em constante contato com superfícies e com nossa pele, facilitando o acúmulo de bactérias, por isso é de extrema importância que sejam lavados, pelo menos, de 15 em 15 dias para evitar problemas de pele.
Uma forma simples de higienizá-los é usar shampoo para bebê:
- Coloque um pouco do shampoo na palma da mão;
- Molhe o pincel em água morna;
- Faça movimentos para frente e para trás com o pincel na palma da mão, espalhando o shampoo também entre as cerdas;
- Enxágue com água em abundância para evitar acúmulo de produto;
- Repita o procedimento até perceber que a espuma está branquinha, sem resíduos de maquiagem.
Agora é treinar e entender que tipos de pincéis você tem mais afinidade, já que não há um certo ou errado quando falamos dessas ferramentas, o importante é alcançar um resultado final de arrasar!