Todas nós já nos deparamos com a situação de precisar ir a um evento longo, onde ficamos muitas horas dançando, bebendo, comendo e suando, e então, previamente, acabamos por nos preocupar com a durabilidade da nossa maquiagem, já que não queremos ter que pausar a diversão por diversas vezes para ir ao banheiro conferir se está tudo no lugar.

Para que seu look dure a festa toda, sem virar um panda ou derreter como uma vela, existem alguns passos que podem ser tomados para prevenir os incômodos. 

Lavar o rosto com sabonete adequado

As texturas e comportamentos das peles são diferentes, por isso, é necessário entender como a sua funciona, para depois adquirir os produtos adequados.

Por exemplo, se sua pele é oleosa, o ideal são sabonetes que possuam ácido salicílico ou similar para que possa matificar a pele e fazer com que a maquiagem dure por mais tempo, não sendo derretida pelo sebo que poderá ser produzido naturalmente.

Já se sua pele está seca, usar esse mesmo sabonete poderá te causar problemas, pois ele retira a pouca água que está retida em sua pele, fazendo com que ela descame e craquele a maquiagem. Nesse caso, opte por cleansing oils ou sabonetes hidratantes, que façam a limpeza de forma extremamente suave.

Hidratar com um produto adequado ao seu tipo de pele

Assim como a limpeza, na fase da hidratação o produto precisa estar de acordo com o seu tipo de pele para que o efeito seja o desejado.

Se sua pele é oleosa, opte por séruns leves ou hidratantes em gel, dessa forma, sua pele irá absorver com mais eficácia sem aumentar a produção de sebo.

Já se sua pele é seca, preste atenção nos dizeres das embalagens para escolher o adequado, produtos com uma densidade maior e componentes como uréia e ácido hialurônico podem ser uma boa pedida!

Primer

O primer já é um grande conhecido dos maquiadores profissionais e amadores, isso porque ele fecha os poros e cria uma fina camada que permite com que a maquiagem permaneça intacta por muito mais tempo.

Essa definitivamente é a fase mais negligenciada da maquiagem, já que muitos acham que apenas uma base que promete longa duração é o suficiente para que o look se mantenha o mesmo por muitas horas. 

Então aqui vale o ponto de atenção, o primer é de fato essencial para que a base, mesmo as de longa duração, tenham seu efeito completo.

Produtos a prova d’água

Suor, lágrimas e umidade são grandes vilões da longa duração da maquiagem, por isso, produtos à prova d’água são bons aliados para combatê-los. Esse passo vale também para o dia a dia de pessoas alérgicas que lacrimejam muito, os produtos laváveis costumam se dissolver com mais facilidade, por isso, procure por produtos “superfilm” (nova modalidade que pode ser considerada um “semi lavável”) ou a prova d’água.

Se você não se adapta muito bem a esses produtos, hoje em dia já existem opções menos complicadas de serem removidas após o evento. 

Selagem com pó translúcido

A selagem, e até mesmo o método baking – aplicação que ficou famosa por aplicar uma generosa quantidade de pó no rosto, por cima do corretivo e base, e deixá-lo “cozinhando”, como o próprio nome sugere, por cerca de 20 minutos, com o intuito de deixar a pele absorver bem o produto antes de remover o excesso-, fazem com que a maquiagem “grude” do rosto, impedindo que ela borre ou derreta se entrar em contato com algo úmido ou passe por uma situação de atrito.

Não esqueça de pesquisar bastante antes de comprar esse tipo de produto, dependendo da qualidade e da formulação, eles podem refletir a luz, te deixando branco como um fantasma.

Bruma fixadora

Terminou a make? Não esqueça de usar uma bruma fixadora para criar a última camada de proteção do look. Elas são super práticas, em formato de spray, e basta uma borrifada a 10cm do rosto para manter o look intacto por mais tempo. 

Assim como os sprays de cabelo, em geral, a bruma fixadora tem o poder de manter a maquiagem estática mesmo em situações adversas.

A dica aqui é não exagerar, se você aplicar o spray muito perto do rosto ou com muitas borrifadas, ela criará um efeito de molhado, o que pode prejudicar o efeito final.

Lencinhos anti oleosidade

A festa durou mais do que você imaginou e seu rosto começou a suar e expelir óleo? Ainda existe salvação!

Andar com lencinhos anti oleosidade é um truque rápido e simples, que não vai pedir mais do que 2 minutos de uma ida ao espelho para sugar o excesso de umidade e sebo que possa estar ultrapassando toda a camada de proteção que você criou.

A dica aqui é não arrastar o produto, pois aí sim você poderá borrar a maquiagem, apalpe o rosto com o lencinho em movimentos rápidos e delicados, sem fazer movimentos circulares ou para o lado.

Prontinho, você estará preparada para dançar e se divertir por muitas horas sem se preocupar com a integridade de sua maquiagem! Porém, vale ressaltar, que devido a quantidade de produtos inseridos nessa rotina, a remoção da make pós festa é obrigatória, ok? Nada de deixar a preguiça vencer e dormir com ela no rosto, isso pode deixar seus poros entupidos e sua pele cansada, o que tem a chance de provocar o surgimento de acnes, cravos e até mesmo alergias!