O mercado de cosméticos e cuidados com a pele vem expandindo de tal forma que produtos novos e inovadores são lançados praticamente diariamente.Suas funcionalidades e objetivos são distintos, muitas vezes até desconhecidos, o que pode provocar confusão sobre o uso correto correto.

Uma das grandes dificuldades, principalmente para quem está começando a cuidar da pele, é entender quais produtos comprar e como organizar a ordem deles na hora da aplicação, já que se utilizados de forma incorreta, podem anular algum ativo ou causar irritação à pele.

Pensando nisso, nessa matéria vamos te ajudar a criar uma rotina de skincare perfeita, otimizando o uso de todos os produtos envolvidos. 

Aqui vão a ordem dos produtos e algumas dicas que podem te ajudar:

1 – Limpeza

O primeiro passo precisa ser a higienização da pele, isso porque se houver sujeita, obstrução de poros ou resquícios de maquiagem ou outros produtos, a pele não irá absorver bem os próximos produtos a ser aplicados.

1.1 Sabonetes

Comece com o sabonete, podendo escolher entre as textura líquida, em barra, em espuma ou em gel, a depender do seu orçamento e preferência pessoal. 

Não esqueça de escolher um sabonete que seja compatível com seu tipo de pele (oleosa, mista ou seca), caso ignore essa indicação, o efeito não será o esperado, podendo causar descamações ou sensação de oleosidade, comprometendo a ação dos produtos que virão a seguir.

1.2 Complementos – Água micelar

Nessa etapa você pode usar ainda produtos para potencializar a limpeza, um bom exemplo é a famosa água micelar, poderosa para remoção de maquiagem, poluição e sujeiras que aderiram à pele.

Essa opção é perfeita para quem possui pele sensível ou de fácil irritação, já que é um produto de textura suave e que não contém álcool.

1.3 Esfoliantes

Os esfoliantes são ótimos aliados para aprofundar a limpeza, eles removem células mortas e aquelas “pelinhas” soltas, além de remover obstrução de poros.

Com esse tipo de produto nós precisamos ter alguns cuidados, o primeiro deles é não fazer o uso diário para não machucar ou irritar a pele. Para peles oleosas ou mistas, a esfoliação pode ser feita 2 vezes na semana, já para pele seca ou sensível, uma vez na semana basta.

Outro ponto é com o tamanho da esfera esfoliante, tome cuidado para não aplicar muita pressão em esferas grandes, elas podem ferir a pele.

1.4 Tônicos e adstringentes

Os tônicos e adstringentes  promovem uma limpeza mais profunda, sendo perfeito para quem possui pele mista, oleosa ou com tendência a acne, já que removem todo sebo dos poros.

Essa opção deve ser evitada em peles mais sensíveis ou seca por conta de uma maior “agressividade” de limpeza e componentes que podem causar

Por fim, caso você decida usar todos os produtos citados em sua rotina diária, a seguinte ordem seria a ideal:

  • Sabonete específico
  • Esfoliantes
  • Tônicos ou água micelar

2 – Loções, máscaras e Sérum 

O segundo passo de fato de uma skincare deve ser mais focado no tratamento do problema que sua pele possui. 

Os séruns e loções possuem os mais diferentes objetivos, desde hidratação, anti envelhecimento, secativos de acne, revitalização, calmante ou controle de oleosidade, por exemplo, você deverá escolher de acordo com a necessidade da sua pele. 

Já as máscaras faciais são produtos que possuem fórmulas mais concentradas que os citados anteriormente, com ativos específicos que tratarão um ou mais problemas de forma mais rápida e pontual, não servindo de substituto para os produtos de uso diário, mas sim como um poderoso complemento no tratamento.

Para escolher a ordem a ser utilizada, a dica é sempre começar pelos mais líquidos e aplicar os mais espessos e consistentes por último.

Caso decida usar mais de um dos ítens acima, a ordem seria:

  • Máscaras faciais
  • Loções e séruns

3 – Hidratação

A etapa de hidratação precisa ser feita por todos os tipos de pele, desde as secas até as oleosas, por isso, hoje no mercado já existem produtos hidratantes para todos os gostos e necessidades.

Para as peles secas: Produtos mais espessos e consistentes são mais recomendados para esse tipo de pele, assim como produtos em óleo.

Para as peles oleosas e acneicas: Produtos em gel ou mais aquosos são ideais para esses tipos de pele por serem mais leves e com menos potencial de irritação.

4 – Protetor Solar

Apesar de muito ignorado, o último passo da skincare é um dos mais importantes: a proteção.

A exposição ao sol é a maior vilã do envelhecimento da pele e aparecimento de manchas, por isso, não adianta você investir milhões nas etapas anteriores e esquecer dessa.

Mesmo sem a exposição ao sol, os protetores solares mais modernos nos protegem contra a luz visível (computadores, celulares e luz de teto), contra a radiação infravermelha e contra o calor, por isso, esse produto deve ser usado mesmo dentro de casa ou no escritório.

Não devemos substituir o protetor solar por hidrantes ou bases com FPS, isso por que produtos que possuem como segunda funcionalidade a proteção solar não costumam ter grande fator ou qualidade de proteção, então melhor não arriscar!

A proteção solar para peles sensíveis, com tendência a melasmas ou muito brancas precisam reaplicar o produto durante o dia, o ideal seria de 3h em 3h.

Sua skincare não precisa ter um milhão de passos, como algumas pessoas pensam, um produto para limpar, um para hidratar e um para proteger já são o suficiente para iniciar uma rotina funcional. 

Preze sempre por produtos de qualidade, por isso, leia a fórmula, pesquise os componentes e as opiniões dos usuários e não desista se a primeira rotina escolhida não der certo, com o tempo você entenderá que produtos e ativos sua pele responde bem e quais responde mal, facilitando as compras futuras.

Outro ponto importante é não ignorar as indicações descritas nas embalagens dos produtos, se ele é direcionado para peles oleosas, ele não funcionará bem para peles secas e vice-verso, assim como se você utilizar um produto onde o modo de uso indica 3 aplicações por dia, apenas 1 vez, não alcançará o resultado máximo. Respeite o estudo e a indicação da marca e você terá um resultado máximo!

Depois de todos esses passos, é só arrasar na make!