Pensando em se tornar maquiadora profissional ou aprimorar suas técnicas para criar looks especiais em você? Então esse post é para você!

Para alcançar bons resultados com a maquiagem, tanto pessoais quanto profissionais, você precisará estudar, e o mercado sabe disso. Existem cursos para todas as fases da carreira, desde o curso introdutório para iniciantes, até cursos mais avançados sobre construção de esfumados nos olhos e peles maduras. Hoje em dia já existem cursos até mesmo para ajudar a maquiadora a ter uma presença marcante e original nas redes sociais e criar conteúdo relevante que converte em vendas.

Por conta da qualidade das plataformas de estudo, hoje existem milhares de cursos sendo oferecidos de forma online, mas como saber qual realmente vale a pena? Para te ajudar nessa missão, separamos uma lista com os cursos mais completos, criados e ministrados por maquiadores profissionais e 100% online.

Escola madre:

A Escola Madre é muito conhecida entre os maquiadores pela sua excelência em conteúdo. Com diversos cursos, presenciais e online, conta com um time de maquiadores profissionais, super antenados e relevantes no mercado.

Oferece cursos para iniciantes e para profissionais, como:

  • Formação Profissional Maquiagem Iniciante: Nesse curso, muito interativo e 100% online, você irá aprender do zero todas as técnicas necessárias para ingressar na carreira de maquiador. A grade desse curso inclui estudo sobre pele, produtos, texturas, ferramentas, técnicas, acabamentos e tendências.
  • Especialista em Olhos Esfumados: ideal para quem já passou por um curso básico de maquiagem, nesse curso você irá aprender todas as técnicas para garantir olhos esfumados perfeitos. Estudando pontos como acabamentos e texturas, formatos de olhos, tendências e muito mais!
  • Faça Dinheiro nas Redes Sociais: Se você já entende de maquiagem e gostaria de saber como criar conteúdo e monetizar com isso, esse curso é perfeito para você! Você também aprenderá como criar vídeos e fotos de forma a passar seu conhecimento de forma inteligente.
  • Introdução à Coloração Pessoal na Maquiagem: Nesse curso você irá aprender os conceitos de coloração pessoal (estudo aprofundado das cores, contrastes e acabamentos de cada pessoa) para aplicar na hora de criar os looks das suas clientes e atingir resultados mais harmônicos com o uso das cores.
  • Formação Profissional Maquiagem Avançada: Se você já atua no mercado ou deseja se atualizar sobre novas técnicas e tendências, esse curso é para você! A grade inclui o aprendizado de novas técnicas e tendências em áreas tradicionais como pele e olhos, mas também inclui aprendizados sobre visagismo, coloração e até mesmo como se posicionar nas sobre redes sociais.

Para saber mais, acesse: https://www.madre.school/pages/online

Introdução a técnicas de maquiagem profissional – por Vanessa Rozan 

Vanessa Rozan ficou conhecida por sua longa participação como maquiadora no programa Esquadrão da Moda, onde ensinava maquiagens acessíveis a mulheres normais com o intuito de facilitar o dia a dia.

Voltado para iniciantes, neste curso você aprenderá as técnicas essenciais para maquiagem, incluindo preparação de pele, técnicas de luz e sombra e olhos, e não é necessário ter experiência prévia ou ter feitos outros cursos.

O investimento é pequeno, você precisará apenas de itens básicos como pincéis, bases, corretivos, blushes e batons. É indicado também preparar uma boa iluminação no seu ambiente de estudos!

Em seu projeto final, que é indispensável para conseguir o certificado, você colocará todo o aprendizado em prática, criando looks voltados para editoriais. 

Para saber mais, acesse: https://www.domestika.org/pt/courses/2459-introducao-a-tecnicas-de-maquiagem-profissional

Curso Master PRO de maquiagem – Por Alice Salazar

Alice Salazar, pioneira dos conteúdos sobre maquiagem na internet, tendo vencido prêmios como Melhor Maquiadora do Brasil na Categoria Social, realizado pela Avon Cosméticos. 

A maquiadora compilou todo seu conhecimento e estudos nesse curso, que pode ser feito tanto por iniciantes, quanto por profissionais da área que já monetizam.

O curso é separado em 10 módulos super completos, que falam sobre colorimetria, tipos de pele (mista, oleosa, seca, madura…), materiais e acessórios, maquiagem para festas e maquiagem editorial.

Alice é tão confiante em seu curso, que oferece garantia de estorno do dinheiro investido (se solicitados em até 7 dias após a compra) caso você não se sinta satisfeito com o material.

Para conhecer mais sobre esse curso, acesse: https://cursomaquiagemalicesalazar.com.br/

Auto Make fácil – Por Ricardo Silveira 

Maquiador com mais de 20 anos de experiência, Ricardo Silveira, hoje também influenciador, trás em seu curso uma grade de conteúdo voltada para auto maquiagem.

Esse curso é indicado para iniciantes, apresentando técnicas e fundamentos de preparação de pele, preenchimento de sobrancelhas, colocação de cílios postiços, aplicação de produtos para boca e diferentes técnicas para criação de maquiagem nos olhos.

De bônus, você ainda recebe um módulo sobre pele madura, que sabemos que precisa de técnicas e produtos específicos para atingir um bom resultado.

Para saber mais, acesse: https://automakefacil.com.br/

Jornada da Automaquiagem – Por Junior Pancotti

Junior Pancotti é um maquiador que já formou mais de 15.125 alunas em sua trajetória, tendo ensinado sobre maquiagem em grandes escolas, como o Instituto Embelleze!

Nesse curso, você poderá aprender do básico ao avançado técnicas de auto maquiagem que vão da preparação de pele a maquiagens mais elaboradas.

Algumas vantagens extras são: comunidade exclusiva onde você poderá trocar experiências e criar um network, curta duração com aulas práticas e 100% online.

Para saber mais, acesse: https://jornadadaautomaquiagem.juniorpancotti.com.br/

Curso de maquiagem – por Lili Ferraz

Tendo maquiado diversas famosas brasileiras como Marina Ruy Barbosa, Adriane Galisteu, Juliana Didone, Fernanda Vasconcellos e até mesmo a incrível Gisele Bündchen, Lili Ferraz é um maquiador super antenado nas tendências de maquiagem, e agora pode preparar você para o mercado!

Nesse curso, 100% online, você aprenderá como maquiar pele madura, criar looks para noite, looks para o dia e também sobre automaquiagem. 

De bônus, você aprenderá também sobre tipos de pincéis, truques para gastar menos com maquiagem e mesmo assim criar looks incríveis e muitas dicas para facilitar seu dia a dia como maquiadora profissional ou amadora!

Para saber mais sobre o curso, acesse: https://liliferraz.com.br/

Curso de Maquiagem Profissional – Instituto Universal

Se você está buscando um curso profissionalizante, 100% online, mas que emita um certificado confiável, o Instituto Universal tem a solução para você!

Nesse curso super completo, você aprenderá muito além da maquiagem, tendo como tópicos assuntos como:

  • Cuidados com a pele
  • Cosméticos básicos
  • Etapas da maquiagem
  • Preparação de pele
  • Maquiagem para os olhos e boca
  • Colocação de cílios postiços
  • Maquiagem para o dia e noite
  • Makes para negras, morenas e loiras
  • Maquiagem para pele madura
  • Automaquiagem
  • Pele com acne: automaquiagem e correção
  • Abertura do próprio negócio
  • Tipos de rosto: Redondo, quadrado, oval e triangular
  • e muito mais!

Inscrevendo-se nesse curso, você ainda receberá um kit com 15 itens iniciais para começar a colocar em prática o seu aprendizado! 

Para saber mais sobre esse curso profissionalizante, acesse: https://www.institutouniversal.com.br/curso-maquiagem/p

Vale lembrar que para se manter no mercado como maquiador o estudo precisa ser constante, as técnicas são aprimoradas a todo tempo, novas tendências super em velocidade recorde, e a melhor maneira de se manter informado sobre é seguir maquiadores e produtores de conteúdo nas redes sociais e ficar ligado em novos cursos que vão surgindo. 

Outro detalhe que vale a pena pontuar é que para alcançar resultados profissionais você precisa treinar! Chama as amigas, a mãe, a irmã e use-as como tela em branco para colocar em prática tudo que você aprender nos cursos, dessa forma, quando chegar a hora de “fazer para valer”, você estará completamente preparada.