Tenho certeza que você já comprou um corretivo e achou que ele era ruim, não é mesmo? Mas eu tenho uma coisa para te dizer: Talvez ele apenas não fosse adequado ao seu tipo de pele. 

Esse erro é muito comum, principalmente quando estamos aprendendo a comprar nossos produtos de maquiagem.

Para escolher o corretivo ideal, primeiro você precisa descobrir seu tipo de pele, isso porque cada corretivo se adapta melhor a uma realidade, assim como hidratantes, bases e primers. Vamos te explicar um pouquinho sobre:

Peles secas:

Os corretivos hidratantes são perfeitos para as peles secas, isso porque esse tipo de pele está sempre com pontos de ressecamento, e esse tipo de produto ajuda a não craquelar a maquiagem.

Peles oleosas:

Para acertar na escolha do corretivo, as peles oleosas precisam ficar atentas ao acabamento oferecido pelo produto. Os acabamentos matte e semi matte são os mais indicados por não deixarem aspecto oleoso nesse tipo de pele, mas se você preferir um corretivo mais hidratante, basta aplicar um pouco de pó solto para finalizar.

Esse tipo de pele também permite a aplicação de um corretivo mais grosso, aquele “rebocão”, com mais facilidade, não craquelando ou acumulando em linhas finas.

Peles maduras: 

Com o passar dos anos, nossa pele perde colágeno e elastina, deixando-a menos luminosa e mais ressecada, principalmente na região dos olhos, além de surgirem linhas de expressão e rugas que podem acumular produtos.

Pensando em todos esses fatores, a mulher de pele madura precisa hidratar bastante o rosto e os olhos antes de aplicar qualquer produto de maquiagem e dar preferência aos corretivos e bases hidratantes, no máximo semi mattes, e fugir de produtos super mattes.

Depois, é importante entender o problema que deseja camuflar e qual cor e tom de corretivo é o correto para a situação. Por exemplo:

  • Se seu desejo é esconder olheiras azuladas, aquelas causadas por noites mal dormidas ou cansaço excessivo, o ideal seria aplicar primeiro um corretivo nos tons bege, salmão ou rosado, e só depois aplicar um do seu tom de pele;
  • Já se você quer camuflar manchas avermelhadas ou espinhas, escolha corretivos de tom verde, pode parecer estranho, mas basta dar batidinhas para amenizar a cor, e logo após aplicar o corretivo de seu tom, ou ir direto para base de média a alta cobertura;
  • Se seu problema for olheiras arroxeadas ou marrons, aquelas que herdamos da família, ou hematomas roxos, opte por um corretivo de cor amarela, e depois aplique o corretivo de seu tom.
  • Já se você quiser acentuar um ponto do seu rosto, com técnicas de contorno (luz e sombra), o corretivo ideal será um de tom mais claro que sua pele, sempre tomando cuidado para não exagerar e acabar parecendo um fantasminha. 
Recomendado:  Top 10 Melhores Shampoos hidratantes

E por último, escolher a textura de corretivo que mais se adapta a sua realidade

Corretivo Líquido

Costumam ser mais leves, confortáveis e com acabamento mais natural. Sempre muito usado para peles secas, hoje em dia já possui versões matte para peles oleosas.

Geralmente dispostos em bisnagas ou potinhos com aplicadores que são super práticos de usar, perfeito para quem está começando.

Corretivo Pastoso ou cremoso

Sua consistência é mais “durinha”, geralmente apresentados em potinhos ou em formato bastão, é perfeito para quem procura um look mais pesado ou precisa de uma super cobertura. 

Costumam funcionar melhor em peles oleosas, mas se você possui pele seca e gostaria de usá-los, invista em uma boa hidratação e tente não construir muitas camadas.

Corretivo bastão

Perfeito para quem procura uma altíssima cobertura, os corretivos em bastão são mais incomuns em linhas populares, precisando de um pouco mais de pesquisa para encontrar um que realmente valha o investimento.

Pode ser usado por todos os tipos de pele, mas costuma se adaptar melhor a peles mistas e oleosas, por precisarem de menos hidratação.

Agora que você já está por dentro de todos os detalhes relacionados à corretivos, aqui vão algumas indicações de corretivos que amamos e você deve testar:

Líquido Hidratante: Radiance – Tracta

Líquido Hidratante: Radiance - Tracta
Líquido Hidratante: Radiance – Tracta

Perfeito para peles maduras ou secas, esse corretivo da Tracta é super hidratante, contendo em sua fórmula Vitamina B3, que atua criando uma forma de barreira protetora, prevenindo e reduzindo as tão temidas manchas, e Vitamina E, que ajuda no combate contra os sinais de envelhecimento, como linhas de expressão e ressecamento. 

Sua cobertura é média, sendo suficiente para ajudar na camuflagem de olheiras e manchas. Uma dica é usar um pouco de pó solto para fixar o produto por mais tempo!

Corretivo líquido Fit me! – Maybelline

Corretivo líquido Fit me! - Maybelline
Corretivo líquido Fit me! – Maybelline

A linha Fit me!, da já conhecida Maybelline, é super versátil e acessível, sendo bestseller em todo mundo. Sua grande cartela de cores e alta qualidade chamam a atenção dos amantes da maquiagem.

Recomendado:  Como combinar tons de verde e lilás na maquiagem?

O corretivo dessa linha possui acabamento matte confortável, aquele que não deixa a pele com aspecto seco, o que facilita na hora de criação de camadas, mantendo um efeito mais natural.

Sua cobertura é de média a alta, perfeita para camuflar acnes e manchinhas, além de ser um aliado para esconder aquela olheira escura.

Cremoso: Corretivo Alta Cobertura – Quem disse, Berenice?

Cremoso: Corretivo Alta Cobertura - Quem disse, Berenice?
Cremoso: Corretivo Alta Cobertura – Quem disse, Berenice?

Os corretivos cremosos costumam aparecer em potinhos, como esse da Quem disse, berenice?, que são perfeitos para carregar na bolsa sem risco de estourar ou derramar. Super versáteis, podem ser usados com a ponta dos dedos ou com um pincel lingua de gato, por exemplo.

Sua textura é aveludada e fácil de aplicar, permitindo a criação de looks mais naturais para o dia a dia com a aplicação de uma única camada, ou criação de produções mais marcantes com a construção de camadas. 

Bastão: Corretivo cover stick – Fran by Franciny Ehlke

Bastão: Corretivo cover stick - Fran by Franciny Ehlke
Bastão: Corretivo cover stick – Fran by Franciny Ehlke

Corretivos em bastão não são muito comuns nos kits de maquiagens das brasileiras, isso porque nós costumamos procurar por produtos mais leves que aguentem o calor do nosso país. Porém, esse lançamento da marca Fran garante alta cobertura com máximo conforto, se adaptando bem a todos os tipos de pele, permitindo a construção de camadas, mas se forma segura, sem derreter, garantindo assim a cobertura total de manchas, acnes e olheiras.

Sua fórmula é enriquecida com ativos que hidratantes, sendo perfeito para a área dos olhos, pois esse corretivo atua, auxiliando na oxigenação dessa região. 

Para finalizar esse guia completo sobre corretivos, vamos te dar algumas dicas complementares para melhor uso dos produtos:

  • É normal o corretivo craquelar em peles secas e maduras, por isso, invista em primers para pele e área dos olhos, além de nunca ignorar o poder do hidratante, ok?
  • Evite que o produto acumule em linhas de expressão, aplique apenas uma fina camada de pó solto, com a ajuda de um pincel pequeno e fofo, em cima do local onde o corretivo foi aplicado;
  • Encare o medo dos corretivos coloridos, teste em casa antes de sair na rua e estude as cores, dessa forma você se sentirá mais confortável. Aposto que quando esse receio passar, você descobrirá um novo mundo de possibilidades.