Quem é apaixonado pelo mundo da beleza sempre quer saber: “Qual a rotina ideal para a minha pele?”. Quem faz essa pergunta costuma ter um desejo bem simples; manter a pele saudável. Muitas mulheres costumam investir grandes quantias de dinheiro para alcançar esse desejo, tendo uma procissão de produtos em suas casas. Mas será que para ter uma pele bonita e com viço, é preciso tanto esforço? A resposta é não. Pensando nisso, elaboramos essa matéria que vai te guiar pelo caminho ideal para ter uma pele magnífica, sem exagerar no skincare!

Antes de mais nada, independente de qual for a sua idade, cuidar da pele é essencial para prevenir o envelhecimento precoce e o surgimento de problemas na derme. Esses cuidados devem ser diários! O que denominamos como skincare é um conjunto de técnicas que devem ser executadas ao longo do dia, quando nos levantamos e quando vamos nos deitar. Para que os seus cosméticos funcionem da maneira mais eficaz possível, é essencial conhecer sua pele. Todos os corpos são diferentes e possuem diferentes necessidades. A nossa pele também funciona assim.

Ainda, é fundamental que você se recorde da importância de consultar um profissional especializado em dermatologia, ele será a melhor pessoa para te explicar os cuidados que a sua pele precisa. De qualquer forma, pesquisar pode já pode ajudar bastante! Entender os ativos presentes nos produtos que a sua pele recebe é essencial para saber quais benefícios você terá como resultado!

E para te ajudar a começar, elaboramos essa matéria com os principais passos de skincare para que você mantenha sua pele sempre em dia! Continue lendo.

Como saber se tenho pele seca?

A falta de hidratação é uma das principais características da pele seca, o que pode causar diferentes sintomas como resultado. Listamos alguns deles abaixo, para que você tenha mais facilidade ao identificar o seu tipo de pele:

  • Ressecamento: a produção de sebo (ou óleo natural) da pele seca é baixa, o que dificulta a retenção de água (hidratação) e isso gera a sensação de ressecamento que é bem característica dessa derme.
  • Sensibilidade: a falta de hidratação natural torna a pele seca mais frágil e sensível.
  • Descamação: a textura da pele seca é muita afetada pela falta de hidratação, causando a descamação da pele, deixando-a com um aspecto seco e opaco.
  • Falta de viço e brilho: devido ao ressecamento presente nesse tipo de derme, ela costuma ser opaca e menos macia que as peles normais. Em alguns casos, isso pode ser solucionado com os hidratantes adequados.

É muito comum confundir a pele seca com a pele desidratada, por isso é importante se atentar aos sintomas acima. Não é tão fácil identificar a diferença, mas pode ser que a sua pele não seja seca e esteja apenas mal cuidada; precisando de hidratação. A parte boa é que há solução para isso! Uma rotina de skincare com o auxílio de bons produtos e consumo apropriado de água diariamente, pode te livrar dessa situação chata!

Caso você tome as devidas precauções e a sua pele ainda apresente os mesmos sintomas, é bem provável que ela realmente seja seca. Se você acredita que esse é de fato o seu tipo de pele e está se perguntando como cuidar dela, veio ao lugar certo! Continue lendo.

A rotina ideal para peles secas

Agora que você já sabe como identificar o seu tipo de pele, vamos ao que interessa: o que você precisa fazer e saber para cuidar dela!

1. Higienize a pele com um sabonete hidratante

O primeiro passo da sua rotina deve ser a higienização da pele. Independentemente do uso ou não de maquiagem, durante o dia, nossa pele acumula pequenas sujeiras presentes no ar que podem causar acne e a obstrução de poros. Entretanto, para garantir que a pele seca fique limpinha e também saudável, deve-se evitar produtos com sulfato: ele é bastante prejudicial à esse tipo de derme, já que limpa profundamente e acaba retirando a barreira de proteção e a hidratação natural da pele.

O ideal é usar produtos hipoalergênicos, sem álcool, parabenos e que contenham ativos que ajudam na hidratação.

2. Água micelar para dar aquela ajudinha extra!

Pessoas com a derme ressacada devem evitar tônicos que provocam constrição pois esses podem aumentar os sintomas da pele seca e causar hipersensibilidade, resultando no aparecimento de manchas vermelhas. Por isso, a água micelar pode ser uma grande aliada! Ela não somente irá remover resíduos como ajudará a sua pele a se manter hidratada, além de acalmar a vermelhidão.

3. Use e abuse da hidratação!

Devido a deficiência na produção de sebo e água, esse tipo de derme sofre muito com o ressecamento e mudanças climáticas. Por isso, a hidratação é a chave, a etapa que não pode deixar de ser realizada durante a sua rotina de cuidados.

Atualmente, no mercado da beleza, existem muitos produtos que possuem a capacidade de hidratar de forma duradoura. Priorize aqueles que irão equilibrar a hidratação natural da pele, mantendo a umidade retida na pele.

A hidratação é responsável por garantir um nível saudável de água na pele e renovar células, o que concede uma aparência de viço e luminosidade para sua cútis. Produtos com uma textura mais pesada e cremosa e séruns hidratantes são muito recomendados para esse tipo de pele. Tem horror à rugas? A hidratação vai te salvar!

Dica extra: O uso de máscaras hidratantes pode ajudar a manter a hidratação da pele elevada! Você pode optar por uma solução caseira ou ir à farmácia se estiver em busca de um reforço intenso. O importante é saber que você tem muitas opções para complementar a sua rotina de cuidados e garantir a saúde do seu rosto!

4. Não esqueça do protetor solar!

Como a pele seca tem uma grande tendência a sensibilidade, um filtro solar não pode faltar. É recomendável que o filtro escolhido tenha uma alta proteção (com FPS acima de 50) e seja acompanhado de ativos hidratantes em sua composição. Esse produto é essencial para a rotina de skincare da pele seca; ele deve ser aplicado pela manhã e reforçado na parte da tarde.

5. Cuide da sua alimentação!

Existem diversos fatores que podem enfraquecer a barreira protetora da pele, como o vento, o frio, ar condicionado, mudanças hormonais… com tudo isso, a pele seca se torna ainda mais sensível. Nesse caso, ter cosméticos que auxiliam a hidratação na sua rotina de skincare pode ser bom, mas não o suficiente.

Uma das maiores aliadas de quem tem a derme ressaca é a nutrição. A hidratação de dentro pra fora ajuda a amenizar a aparência “seca” desse tipo de derme, quando é feita através dos alimentos adequados.

Para evitar a pele seca e mantê-la bem hidratada, consuma os alimentos apropriados e beba muita água! Frutas e legumes como uvas, pêssegos, laranjas, tomates, pepinos, cebolas, pimentão verde e aipo são ricos em água, o que dá aquele empurrãozinho para que seu corpo mantenha o nível certo de umidade. Ainda, o abacate também é uma fruta rica em vitaminas C e E,  que ajudam a segurar a umidade na pele.

E depois de passar por todos esses passos, para evitar que o seu esforço diário não seja reduzido a pó, também é necessário saber o que evitar o consumo! Fuja de alimentos com muito sal, industrializados (com grandes quantidades de de conservantes) e alimentos processados. Esses itens costumam desidratar a pele e podem causar inflamação!