Não existe nada mais desestimulante do que fazer aquela make perfeita e acabar com a pele oleosa em menos de duas horas. Quem sofre com a oleosidade definitivamente já passou por esse tipo de problema!

Por isso, pessoas com esse tipo de derme devem escolher seus cosméticos com muita atenção. Um produto não adequado pode acabar causando diferentes tipos de danos à saúde da pele oleosa, como espinhas, cravos, manchas, e outros problemas não desejados que podem ser bem difíceis de reverter! Em outras palavras, os problemas podem ir muito além de um brilho excessivo, poros dilatados e a durabilidade da maquiagem. Ninguém quer passar por esse tipo de desconforto, não é mesmo?

Diferentes tipos de pele precisam de diferentes cuidados. A pele oleosa é o resultado da produção excessiva de sebo e para mantê-la saudável, é fundamental compreender o que faz bem à sua pele ou não.

Pensando nisso, preparamos essa matéria com os principais cuidados diários para que você possa organizar uma rotina de cuidados ideal que irá manter a sua pele sempre limpa, saudável e iluminada! Se você queria saber como cuidar da sua pele, veio ao lugar certo.

Oleosidade faz mal para a pele?     

Como te contamos acima, a oleosidade é causada pela produção exagerada de sebo. É muito comum que a pele se torne oleosa durante a adolescência, visto que nesse momento passamos por grandes alterações hormonais. Entretanto, esse quadro pode ser

desencadeado por diversos fatores, como lavar o rosto com água quente (o que causa um efeito rebote), desequilíbrio hormonal causado por gravidez e doenças, também pelo uso de medicamentos, estresse, calor e má alimentação (especialmente quando consumimos muito açúcar… ninguém é de ferro e por aqui adoramos um chocolatinho!).

A falta de hidratação também pode colaborar para essa condição! Isso tudo acaba prejudicando a pele e causando sintomas como acne, manchas, cravos, poros dilatados… Por isso, é fundamental manter uma rotina de cuidados e ser consistente na prática dela! Assim você equilibra sua pele, garantindo que ela permaneça bonita e saudável. Vamos ao passo a passo de como cuidar desse rostinho?

Como manter uma rotina de cuidados ideal

Agora que você já entendeu o que acontece para que sua pele se torne oleosa, vamos ao que interessa! Você sabia que existe mais de uma etapa para tratar a sua pele? Só limpar não é o suficiente!

Com a correria da rotina, é normal que você esqueça de preparar a sua pele para receber cosméticos. Contudo, isso tem um custo. E para que você não pague caro por descuido, vamos te explicar logo abaixo como manter a saúde da sua derme.

Separamos as nossas dicas em duas partes, para que você consiga dar a proteção que a sua pele precisa e merece.

1.   Limpe a sua pele, ela agradece!

Para eliminar as sujeiras geradas pelo contato com a roupa de cama, restos de cremes aplicados à noite, maquiagem e da própria secreção sebácea produzida pela cútis é importante limpar! Para esse tipo de pele, o ideal é higienizar duas vezes ao dia. Contudo, não exagere na higiene.

A limpeza em excesso pode causar o efeito contrário ao desejado, a pele pode se tornar ressecada, perdendo sua barreira de proteção. Caso isso aconteça, você pode vir a enfrentar graves problemas como irritações, dermatites e até uma piora na aparição de acnes.

Para alcançar uma higienização eficaz, escolha um sabonete adequado para o seu tipo de pele. As soluções em gel costumam funcionar muito bem na pele oleosa, já que removem o excesso de brilho sem que a hidratação natural seja prejudicada. Produtos com ácido salicílico são uma boa aposta, já que eles também ajudam a controlar o surgimento de espinhas e cravos. Tenha cuidado com a concentração deste ácido, de preferência, consulte um dermatologista antes de fazer a compra!

  1. Vai um tônico aí?

Após finalizar a limpeza, considere o uso de produtos tônicos. Essas soluções costumam ser mais fluidas e são feitas para que a pele as absorva rapidamente. Devido a sua natureza líquida, esses dermocosméticos não formam uma camada espessa na pele, facilitando a aplicação de outros itens.

Existem variados tipos de tônicos, com diferentes propósitos (como hidratar, clarear manchas e minimizar a oleosidade). Também é uma ótima forma de prevenir cravos e acnes. Para finalizar essa etapa, uma água micelar pode ser muito bem-vinda! Ela irá auxiliar na uniformização da pele sem causar nenhum ressecamento.

3.   Pele oleosa também precisa de hidratação…

É nessa hora que a maioria das pessoas que sofrem de pele oleosa costumam errar… na hidratação do rosto. Muitas pessoas acreditam que deixar de hidratar o rosto é o caminho para evitar a oleosidade. É fundamental compreender: a pele oleosa precisa de equilíbrio.

A pele oleosa, quando excessivamente ressacada, resulta em um efeito rebote que aumenta ainda mais a produção de sebo. Por isso, para manter o PH da pele balanceado, é essencial hidratá-la após realizar a higienização.

Ainda assim, para que se evite a oleosidade exacerbada, você deve encontrar um hidrante que se encaixa com o seu tipo de pele e a sua rotina de cuidados. Algo que funcione bem aliado aos outros produtos que você utiliza. Hidratantes com textura leve e rápida de absorver, sem óleo na composição, são a opção ideal.

Ainda, você pode optar por hidratantes que contém vitamina C e ácido salicílico na composição, eles são capazes de controlar o excesso de sebo enquanto hidratam a sua derme. Outro componente útil para esse tipo de pele são os prebióticos: eles ajudam a manter o equilíbrio da flora bacteriana, evitando a formação de espinhas e lesões na derme.

4.   Não esqueça a proteção solar!

Muito se engana quem acredita que a proteção solar deve ser usada somente em momentos de contato direto com o sol, como na ida à praia, piscina, cachoeira e afins. Ou quem crê que filtros solares fazem mal à pele oleosa.

O sol não é o único inimigo da saúde da sua pele! É preciso se proteger da luz visível causada pela exposição às telas (como o do seu celular e computador). Tanto a luz do sol quanto a luz visível projetada por monitores podem ser responsáveis pela oxidação da pele e levar ao envelhecimento precoce. Além disso, a exposição à luz pode causar manchas na sua pele, especialmente se você possuir o hábito de espremer espinhas (o que não recomendamos). Ainda, a proteção solar ajuda a manter a saúde da pele balanceada.

Contudo, ainda é importante manter a atenção ao escolher o seu filtro solar. Primordialmente, ele deve ser indicado exclusivamente para a região do rosto. Hoje em dia, existem no mercado, produtos com a tecnologia para controlar a produção sebácea por um limite de horas. Ao buscar pelo seu protetor, opte por encontrar versões mais fluídas, em gel, sérum ou aquagel. Produtos oil free e com acabamento matte também podem ser uma boa aposta. Para ter um bom nível de proteção, os produtos com FPS acima de 30 são mais indicados.

Após esses passos, você já pode fazer aquela make e ficar pronta para o seu dia!

Uma dica importante: para manter a pele protegida, retoque a sua maquiagem com um filtro solar em pó que possa ser reaplicado durante o dia.