A maioria das pessoas acabam lidando com o incômodo da acne e a oleosidade excessiva em pelo menos uma fase da vida, estudos mostram que até 90% das pessoas apresentarão esse problema em algum momento. 

O mais comum é o aparecimento dessas disfunções durante a puberdade e adolescência, afinal, nessa fase o corpo passa por uma série de variações hormonais, e com elas, pode ocorrer uma disfunção da produção de sebo, não só no rosto, mas em outras partes do corpo como costas, colo e bumbum. 

Porém, esse não é um problema restrito aos mais jovens, a acne adulta (atinge pessoas com mais de 25 anos), que aparece com mais frequência em mulheres, também merece atenção.

Os gatilhos para o surgimento das temidas espinhas podem ser diversos, tendo como os principais:

  • Alimentação inadequada: Algumas comidas podem causar espinhas, isso costuma acontecer quando são ricas em gordura ou açúcares, componentes que comprometem o funcionamento dos hormônios;
  • Descontrole hormonal: Costuma acontecer principalmente em mulheres com sensibilidade ao hormônios masculinos, e nesse caso, a ajuda de um endócrino pode ajudar a achar o caminho ideal para o tratamento;
  • Uso de produtos inadequados: Procure por produtos que prometem o controle da oleosidade, e de preferência para os que contém ácido salicílico em sua fórmula, por exemplo;
  • Uso de certos medicamentos: sendo antidepressivos, anticoncepcionais, antiepilépticos e esteróides os mais comuns;
  • Uso de suplementos: O uso de Whey, por exemplo, pode desencadear o problema por conta da presença de laticínios, um dos fatores alimentares para o aparecimento de espinhas por conta de sua ação inflamatória;
  • Excesso de vitamina: Apesar de extremamente importante para nosso corpo,a  vitamina B12, um nutriente do complexo, em excesso pode causar alterações hormonais que estimulam a atividade das glândulas sebáceas, que levam ao aumento de oleosidade, e consequentemente, a acne. Por isso, é importante ficar atento a comidas que possuem altos níveis dessa vitamina e podem causar espinhas.

Entenda então como montar uma rotina diária para ter uma pele menos oleosa seguindo os passos abaixo:

1 – Tenha uma rotina de produtos adequados para pele oleosa e com acne

Se você está começando a adquirir os produtos para sua rotina de cuidados com a pele, preste atenção nos produtos must have:

  • Sabonete de limpeza profunda: Líquido, em gel ou barra, pouco importa o formato que você irá escolher, o importante é se atentar a detalhes como a formulação e indicação, que precisam ser para o seu tipo de pele;
  • Séruns e cremes antiacne ou para peles oleosas: Opte pelos em livres de óleo, que possuam algum ácido em sua composição, podendo ser por exemplo o Glicólico, Salicílico, Tranexâmico ou a combinação de um ou mais;
  • Protetor solar: Se engana quem pensa que filtro solar só deve ser usado para a exposição ao sol. As luzes azuis emitidas por lâmpadas, computadores e celulares também são nocivas à pele, principalmente a acneica que faz tratamento com ácidos, podendo inclusive causar manchas difíceis de serem removidas.

Não espere achar a rotina perfeita de primeira, você está começando a conhecer sua pele agora, e com isso, ainda entenderá quais os ativos e texturas ela responde melhor durante o tratamento.

Um bom exemplo de peles complicadas são sensíveis, elas não correspondem bem a produtos com ácidos fortes, nem a produtos que causem atrito, mas correspondem bem a produtos em gel e com aloe vera.

Esses são detalhes que você só saberá depois de testar algumas opções, principalmente se não obtiver a ajuda de um dermatologista.

2 – Ajuste sua alimentação

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar que alimento x ou y causam acne, mas a maioria não sabe explicar de onde vem essa crença, que acaba sendo verdadeira quando entendemos o motivo.

Certas comidas causam espinhas principalmente porque possuem a capacidade de desencadear alterações hormonais, o que aumenta a produção de sebo, criando um ambiente propenso a infecções, e como você já deve saber, a acne nada mais é do que a inflamação das glândulas secretoras de óleo.

Os principais alimentos que você deve evitar em uma dieta para controle de espinhas e oleosidade são:

  • Os ricos em açúcar: como bolos, balas, biscoitos recheados, chocolates e tortas;
  • Os inflamatórios: como leite, queijos, requeijão e iogurtes com açúcar;
  •  Os ricos em gordura saturada: Frituras em geral, alimentos embutidos, salgadinhos,  toucinho e carne bovina gorda;

Já para potencializar seu tratamento, você deve consumir mais dos seguintes alimentos:

  • Os ricos em fibras: como Lentilha, grão de bico, alface, couve, espinafres, pêra, cenoura, feijão, aveia em flocos e arroz integral;
  • Os que possuem ômega-3: como sementes de linhaça, chia, camarão e peixes como salmão. 

3 – Não tenha preguiça de remover toda a maquiagem

Quem nunca chegou cansado de um evento e dormiu de maquiagem, não é mesmo?

Porém, se essa situação se tornar um hábito, você poderá ter graves problemas de pele, que vão além do entupimento de glândulas, um dos problemas responsáveis por causar cravos e espinhas, mas também a desnutrição da pele e uma deficiência de regeneração celular, o que a deixará com aspecto cansado, além de acelerar o envelhecimento.

Todos esses problemas são evitados com um simples demaquilante, que no caso das peles oleosas e acneicas, devem ser livres de óleo.

4 – Não lave o rosto com água quente

Pode parecer algo banal, porém, a água muito quente em contato com a pele é capaz de remover a barreira protetora que retém a hidratação, a deixando com aspecto seco e sem vida. E como nosso corpo é muito inteligente, percebendo essa falta de lubrificação, produz mais sebo e ela volta a ficar engordurada.

Usar água fria ou morna é um passo muito simples em sua nova rotina, não o ignore.

5 – Evite o contato de cremes de cabelo com o rosto

Se você percebeu um aumento de acne no contorno do rosto e nas costas, o problema pode estar na sua rotina capilar. Alguns produtos para o cabelo podem conter componentes comedogênicos, que são aqueles que possuem a capacidade de entupir os poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.

As dicas para evitar esse problema são:

  • Deixe os cremes com óleos essenciais e manteigas de lado, e de preferência por produtos aquosos, em gel, gelatina ou sérum líquido;
  • Evitar o uso de franjas também é benéfico, afinal, ela estará em contato direto com sua testa, consequentemente, todos os produtos usados nela também estarão;
  • Ler os rótulos à procura dos seguintes componentes comedogênicos: Lanolina, Isopropyl Myristate, Cetyl alcohol e ácido esteárico.

6 – Beba água

De nada vai adiantar evitar comidas que dão espinha se você não hidratar o seu corpo. A água ajuda a desintoxicar o organismo, além de fornecer a pele de todo o corpo com umidade suficiente para se manter hidratada. 

Sem a ingestão da quantidade necessária de líquidos, a pele pode ficar desidratada, deixando a barreira protetora enfraquecida, e é aí que as glândulas sebáceas entram novamente em super produção para repor essa proteção em forma de sebo, consequentemente, aumentando o aparecimento de cravos e espinhas.
A recomendação médica é a ingestão de 2 a 3 litros de água ao longo do dia. A dica é deixar sempre uma garrafinha na sua mesa de trabalho, dessa forma, você olhará para ela muitas vezes, lembrando que precisa consumi-la.