Aposto que você já se pegou preocupada com o tempo de duração da sua maquiagem por precisar ir a um evento muito longo ou se expor a um dia de sol escaldante, não é mesmo? Afinal, ninguém merece gastar horas produzindo-se para em pouco tempo a maquiagem sumir do rosto como em um passe de mágica.

Esse é um problema comum entre as amantes da maquiagem, mas que é possível contornar com a ajuda de alguns produtos e técnicas especialmente pensados nesse tipo de ocasião.

Mas então, o que podemos fazer para a maquiagem durar o dia todo no rosto? 

Aqui vão algumas dicas que vão te ajudar nessa missão!

1 – Invista em uma boa hidratação 

Ainda há o mito de que hidratação causa aumento de oleosidade na pele, mas ao contrário do que essa fala insinua,a falta de hidratação faz com que as glândulas sebáceas do nosso rosto tentem compensar a falta de água produzindo mais óleo. Isso também vale para a pele oleosa, ok? 

Na hora de comprar um hidratante, confira na embalagem o tipo de pele indicado e siga as instruções, dessa forma você verá um resultado otimizado e mais adequado.

Uma boa opção para as peles oleosas é o Gel-creme de hidratação diária e prolongada da queridinha marca Sallve.

Esse hidratante possui rápida absorção, o que evita o efeito pegajoso e oleoso que alguns produtos podem causar. Entre seus benefícios podemos observar hidratação por até 24h, redução da aparência dos poros, pele menos irritada, diminuição de vermelhidões, aumento de tolerância da pele, sensação refrescante e melhora da aparência de linhas finas se usado diariamente.

 Gel-creme de hidratação diária e prolongada
Gel-creme de hidratação diária e prolongada

Já para as peles mais secas, uma ótima opção é o Hidratante Epidrat, da renomada marca Mantecorp, fielmente confiada por dermatologistas tanto para tratamento da pele do corpo e rosto.

Esse produto promete efeito imediato e hidratação por até 12 horas, além de proteção antioxidante contra os raios UVA e UVB, ajudando a prevenir também contra o envelhecimento precoce. 

 Hidratante Epidrat
Hidratante Epidrat

2 – Não subestime o poder do Primer

Os primers são produtos especialmente desenvolvidos com a função de fazer sua maquiagem durar mais, além disso, boa parte dos primers disponíveis no mercado também oferecem benefícios como redução de poros, efeito blur e controle de oleosidade.

Nossa indicação de Primer fica por conta do best seller Blur Mágico, da tradicional L’oreal. Ganhou espaço no coração das amantes de maquiagem graças a sua tecnologia inovadora opti-blur, sua fórmula contém partículas que criam efeito “desfocado”, que disfarça imperfeições, linhas de expressão e poros.

Sua textura aveludada e toque seco garantem conforto e durabilidade para você não se preocupar com a maquiagem derretendo.

Seu preço é acessível e pode ser encontrado com facilidade em perfumarias e lojas de cosméticos.

 Blur Mágico  L’oreal
Blur Mágico L’oreal

3 – Escolha produtos que prometem longa duração ou a prova d’água

Na hora de escolher os produtos usados no dia que você precisa que a maquiagem não sai do lugar, prefira bases, corretivos e pós que indiquem em sua proposta uma alta resistência e duração, eles já são bem comuns no mercado e para descobrir basta ler as embalagens e os benefícios indicados.

Os produtos à prova d’água costumam ter maior resistência ao suor e chuva, por exemplo, por isso eles são os mais indicados para eventos a céu aberto.

A Base Superstay Full Coverage, da já conhecida Maybelline, é uma ótima opção para quem procura cobertura e longa duração no mesmo produto.

A marca promete resistência a vapor, umidade e suor, não transferindo ou borrando durante até 24h de uso. Seu acabamento é matte e sua formulação completamente oil free, ou seja, pode ser utilizada com tranquilidade em peles oleosas.

 Base Superstay Full Coverage
Base Superstay Full Coverage

Já quando falamos de corretivo, uma boa e acessível opção é o Corretivo Líquido Longa Duração, da Quem disse, Berenice?

Com cobertura média e textura leve, esse produto promete durar por muitas horas, além de ter ação anti fadiga, que evita aquele aspecto de pele cansada e carregada. 

Assim como todos os produtos da marca, esse corretivo é vegano e cruelty free.

 Corretivo Líquido Longa Duração, da Quem disse, Berenice
Corretivo Líquido Longa Duração, da Quem disse, Berenice

Na hora de escolher o pó, indicamos escolher os soltos, para aplicação da técnica de baking, aquela onde deixamos pó solto ‘cozinhar’ sobre a make por alguns minutos antes de tirar o excesso, esse procedimento garante acabamento impecável e de alta durabilidade.

Um pó solto queridinho das blogueiras é o da Boca Rosa, parceria com a marca Payot, isso porque além de textura ultra fina, ele remove a oleosidade, impedindo que ela atrapalhe a durabilidade da make, além de fixar corretivos e bases de forma muito eficaz e confortável.

Pó Solto - Boca Rosa
Pó Solto – Boca Rosa

4 – Spray fixador é um item essencial

Ainda não muito comum nas penteadeiras das amantes de maquiagem, os sprays ou brumas fixadoras tem o poder de fazer a maquiagem se manter no lugar por muito mais tempo.

Nós amamos a Bruma Fixadora BT Fix, da Bruna tavares, porque além de prolongar a maquiagem por muitas horas, hidrata e nutri a pele, isso graças a sua composição que contém água de coco desidratada, rica em vitaminas e sais minerais que têm poder de melhorar a energia das células.

Contém também o exclusivo ANTIOX 3D®, um blend composto por extrato de café, rico em fito-componentes e antioxidantes que normalizam o equilíbrio celular e promovem uma ação bio-protetora, evitando também danos causados por agentes externos.

 Bruma Fixadora BT Fix, da Bruna tavares
Bruma Fixadora BT Fix, da Bruna tavares

5 – Não esfregar ou passar a mão do rosto 

O ato de tocar no rosto durante o dia é super prejudicial para a durabilidade da maquiagem, isso porque, além de levar a oleosidade e sujeira que está na mão, diretamente para seu rosto, os produtos aplicados poderão transferir para outra parte de seu corpo, tornando a maquiagem cada vez mais fragilizada.

6 – Vai se expor ao sol? Procure produtos mais leves

Quanto mais “rebocão” a maquiagem for, maior a chance de se desfazer em eventos de exposição ao sol ou calor excessivo. Isso porque a chance de escorrer ou transferir se torna muito maior quando estamos suados ou produzindo maior oleosidade.

Prefira bases e corretivos leves, com pouca cobertura e não exagere no pó. Afinal, é melhor uma make basiquinho do que uma make borrada, não é mesmo?

Que tal usar um BB cream no lugar de uma base?

Indicamos o BB cream 10 em 1, da vizzela, marca que vem ganhando elogios de profissionais e amantes da maquiagem por entregar altíssima qualidade a preços justos e sem crueldade animal.

Ao usar esse produto multibenefícios, você poderá contar com:

  • Hidratação potente graças ao ácido hialurônico presente em sua fórmula;
  • Reposição dos sais minerais por conta da água de coco;
  • FPS 30 que protege sua pele contra os raios uva e uvb, e também contra a luz azul e luz visível, emitida pelo celular, tablet e computadores.
 BB cream 10 em 1, da vizzela
BB cream 10 em 1, da vizzela

Agora você já está preparada para criar uma maquiagem duradoura que não vai te deixar na mão quando você mais precisar, basta colocar nossas dicas em prática e arrasar no look!