A alopecia androgenética, também conhecida como calvície masculina ou feminina, é uma condição comum de perda de cabelo que afeta homens e mulheres. Ela é hereditária e geralmente resulta da interação entre genes herdados e hormônios sexuais. 

A boa notícia é que hoje em dia já existem diversos tratamentos e procedimentos que podem ser executados com o objetivo de estagnar a doença, e muitas vezes, são capazes de recuperar boa parte dos fios perdidos.

As causas da alopécia androgenética:

A principal causa da alopecia androgenética é a sensibilidade dos folículos capilares à dihidrotestosterona (DHT), um subproduto da testosterona. Nos indivíduos geneticamente predispostos, a DHT pode encurtar o ciclo de vida dos cabelos, levando a um afinamento progressivo e, eventualmente, à perda de cabelo.

Ou seja, na maioria dos casos, a pessoa que desenvolve a calvície possui outros familiares próximos com o mesmo problema, tendo então herdado a condição.

Os sintomas:

Os sintomas a seguir podem te ajudar no diagnóstico, sendo muito úteis inclusive para que você leve ao dermatologista todos os pontos mais detalhados, e assim, achem um tratamento eficaz para o seu caso:

  • Perda gradual de cabelo: Geralmente, no homens, começa nas regiões frontais e/ou coroa do couro cabeludo. Na mulher, a perda costuma ser mais difusa, dando a sensação de que o rabo de cavalo já não é mais tão denso como antes. Outro ponto que aparece nas mulheres é a linha da divisão do cabelo, que se torna mais ralinha e espessada.
  • Afinamento dos fios: Os cabelos podem tornar-se mais finos ao longo do tempo, muitas vezes tomando o aspecto de cabelo infantil, por exemplo.
  • Queda excessiva: A queda de forma repentina e acentuada não costuma ser um sinal da alopécia androgenética, apesar de poder ser muito confundida. Em geral, esse é um sinal de eflúvio telógeno, uma condição temporária, que pode ser revertida. Porém, as duas condições podem ser encontradas em conjunto, o que pior a aparência da calvície. 

Os tratamentos:

Embora a alopecia androgenética não tenha cura definitiva, existem opções de tratamento que podem ajudar a retardar a perda de cabelo e, em alguns casos, promover o crescimento capilar. Alguns métodos incluem:

  • Medicamentos: Minoxidil e finasterida são medicamentos aprovados para tratar a alopecia androgenética. O minoxidil é um tônico capilar que pode ser aplicado no couro cabeludo, tendo como função a vasodilatação, enquanto a finasterida é um medicamento oral que ajuda a bloquear a formação de DHT. Mas vale ressaltar que ambos são medicamentos que precisam ser usados com o acompanhamento médico, pois podem ter riscos à saúde, além de afetar a fertilidade e o feto, em caso de gravidez.
  • Terapia a laser: A terapia de luz de baixa intensidade pode estimular os folículos capilares e promover o crescimento do cabelo. Sozinho, não costuma ter um efeito muito satisfatório, mas é um ótimo complemento a outras terapias.
  • Transplante capilar: Em casos avançados, o transplante capilar é uma opção em que folículos saudáveis são retirados de áreas do couro cabeludo com cabelo mais espesso e transplantados para áreas calvas. Esse procedimento funciona melhor em homens do que em mulheres, por conta do padrão de afinamento.
  • Cuidados com o couro cabeludo: Manter um couro cabeludo saudável pode ajudar a minimizar a perda de cabelo. Isso inclui uma boa higiene, evitar penteados apertados e tratar condições como a caspa.
  • MMP: A abreviação MMP refere-se à Microinfusão de Medicamentos na Pele, uma técnica que introduz medicamentos ativos diretamente na área onde sua aplicação é necessária. Os compostos frequentemente aplicados incluem finasterida, minoxidil e d-pantenol.
  • PRP: É caracterizado pela administração no couro cabeludo do paciente de uma porção de seu próprio plasma sanguíneo, com o propósito de estimular a recuperação do folículo capilar e promover o crescimento do cabelo.

Dicas extras:

Além dos tratamentos médicos, você pode começar a inserir essas dicas na sua rotina de cuidados:

  • Escolha shampoos que ajudem no afinamento: Procurar por produtos engrossadores e que possuam ativos contra queda e afinamento é essencial para um bom tratamento da alopécia androgenética.
  • Consuma alimentos nutritivos: Apesar da calvície ser uma condição genética, é essencial ter uma dieta balanceada para manter os fios mais fortes e resistentes.
    • Proteínas: O cabelo é composto principalmente de proteínas, então é importante garantir uma ingestão adequada na dieta. Fontes de proteínas incluem carne magra, peixe, ovos, laticínios, legumes e nozes.
    • Vitaminas e minerais: Nutrientes como ferro, zinco, vitamina A, vitamina E e vitamina D desempenham papéis importantes na saúde do cabelo. Alimentos como vegetais de folhas verdes, frutas, nozes, sementes e grãos integrais podem fornecer esses nutrientes.
    • Ômega-3: Ácidos graxos ômega-3, encontrados em peixes gordurosos, sementes de chia, linhaça e nozes, podem ajudar na saúde do couro cabeludo e dos folículos capilares.
    • Antioxidantes: Frutas e vegetais coloridos são ricos em antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo, incluindo as do couro cabeludo, contra danos.
  • Controle do estresse: A parte emocional interfere diretamente na saúde dos fios. O estresse crônico também pode comprometer o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a condições inflamatórias e virais, que podem acelerar a queda dos fios e atrapalhar a chegada dos nutrientes no bulbo.

Apesar de todo esse conhecimento que você acaba de adquirir, é importante consultar um dermatologista ou especialista em saúde capilar para avaliar o tipo e a gravidade da alopecia androgenética e determinar o melhor plano de tratamento com base nas necessidades individuais, ok?

A seguir, veja 10 dos meus produtos favoritos na minha rotina contra a alopécia androgenética e como eu os uso:

1 – Dercos Energy+ Shampoo Estimulante – Vichy 

1 - Dercos Energy+ Shampoo Estimulante - Vichy 
1 – Dercos Energy+ Shampoo Estimulante – Vichy 

Comecei a usar esse shampoo por indicação da minha dermato, e adorei o resultado!

Desenvolvido como parte da linha Dercos Energy+, esse shampoo é projetado para estimular e fortalecer os cabelos, reduzindo a perda de fios e complementando tratamentos antiqueda. Seus benefícios incluem ação antiqueda, um aumento de 47% na resistência dos fios, cabelos volumosos por 24 horas com uma densidade adicional de 19%, limpeza profunda do couro cabeludo e raízes, além da restauração da resistência natural do cabelo. 

2 – Shampoo Engrossador – Tío Nacho

2 - Shampoo Engrossador - Tío Nacho
2 – Shampoo Engrossador – Tío Nacho

O Tio Nacho Engrossador é um sistema de cuidado especialmente formulado para cabelos finos ou que perderam espessura ao longo do tempo devido a processos químicos, o que é perfeito para o meu caso, que além de lidar com a alopécia, lido também com o ressecamento e afinamento da descoloração.

Este sistema restaura a massa capilar perdida, nutrindo e fortalecendo os fios de dentro para fora. Sua fórmula exclusiva, composta por aminoácidos naturais, cria uma camada protetora que aumenta o diâmetro, o brilho e a hidratação dos cabelos, proporcionando a sensação de até 33.000 fios adicionais.

Com uma combinação única de Geleia Real com Capilgross e extratos de origem natural, o Tio Nacho Engrossador oferece resultados notáveis, aumentando a espessura dos cabelos e evitando a queda por quebra, promovendo um cabelo mais forte, volumoso e saudável.

3 – Escova Massageadora Couro Cabeludo Anti Caspa Anti Queda

3 - Escova Massageadora Couro Cabeludo Anti Caspa Anti Queda
3 – Escova Massageadora Couro Cabeludo Anti Caspa Anti Queda

A massagem no couro cabeludo melhora a circulação sanguínea na área, e isso aumenta o fluxo de sangue para os folículos capilares, proporcionando mais oxigênio e nutrientes essenciais. Em geral, uma circulação sanguínea aprimorada pode contribuir para a saúde dos folículos e estimular o crescimento capilar.

Essa massagem, quando feita de forma contínua, elimina resíduos que podem desencadear problemas como excesso de oleosidade, seborréia, caspas e queda de cabelo.

E para esse procedimento, além dos dedos,eu gosto de usar escovas massageadoras de couro cabeludo, e na Amazon, por exemplo, você pode encontrar milhares de opções!

4 – Escova de Cabelo Limpeza do Couro Cabeludo Amarela – My Brush

4 - Escova de Cabelo Limpeza do Couro Cabeludo Amarela - My Brush
4 – Escova de Cabelo Limpeza do Couro Cabeludo Amarela – My Brush

Outra opção de escova de limpeza para o couro cabeludo é a My Brush, que oferece uma limpeza profunda e eficaz, desobstruindo os poros capilares para promover a saúde do couro cabeludo. 

Suas cerdas de silicone, suaves e flexíveis, realizam uma massagem revitalizante, ativando a circulação sanguínea e proporcionando vários benefícios para a beleza e vitalidade dos cabelos. 

Além de auxiliar na redução da queda capilar, a escova distribui os óleos naturais, favorecendo a hidratação, e desobstrui os folículos capilares, facilitando a absorção de nutrientes e produtos. 

5 – Sérum Capilar SC-01 – Principia 

5 - Sérum Capilar SC-01 - Principia 
5 – Sérum Capilar SC-01 – Principia 

O Sérum Capilar SC-01 da Principia é o meu favorito para uso diurno! 

Ele não deixa os fios melados como a maioria dos similares, e destaca-se por sua composição avançada, concentrando altas quantidades de compostos poderosos, como: 3% de Baicapil, uma fusão de Baicarina e outros componentes botânicos que oferecem benefícios às células dos folículos capilares, associada a 3% de Cafeína para aprimorar a circulação sanguínea e inibir os efeitos do hormônio DHT, preservando os folículos, e 2% de Beauplex, um composto de vitaminas B3, B5, B6, C e E com diversos benefícios para o couro cabeludo e os fios.

Este sérum não apenas reduz a queda de cabelo, estimula o crescimento e fortalece os fios, mas também aumenta a densidade capilar, contribui para o aumento da espessura e melhora a pigmentação dos fios, perfeito para quem possui alopécia ou eflúvio.

Como eu uso minoxidil a noite, eu utilizo esse sérum após meu banho matinal, onde lavo os cabelos. 

6 – Solução Top Pantogar – Biolab 

6 - Solução Top Pantogar - Biolab 
6 – Solução Top Pantogar – Biolab 

Pantogar é uma marca amplamente reconhecida no cenário de cuidados capilares, conhecida por seus produtos dedicados à prevenção e tratamento da perda de cabelo em homens e mulheres. 

Um dos produtos que eu mais gosto da marca é o Pantogar Top, uma solução tópica em spray formulada com uma patente exclusiva contendo extratos botânicos. 

Essa fórmula inovadora não apenas previne e retarda a queda de cabelo, mas também estimula ativamente o crescimento de novos fios, resultando em cabelos mais bonitos, saudáveis e fortalecidos. 

7 – Argila em Pó Verde – Hidramais 

7 - Argila em Pó Verde - Hidramais 
7 – Argila em Pó Verde – Hidramais 

Os cabelos com alopécia tendem a apresentar a oleosidade com mais rapidez, e isso sempre foi um incômodo para mim. Depois de alguns testes e pesquisas, encontrei a argila verde, que auxilia na eliminação das toxinas superficiais, contribui para a revitalização e hidratação, reduz a oleosidade cutânea e também pode ser usada no rosto ao mesmo tempo!

Você pode comprá-la em casas naturais a granel, mas caso queira adquirir pela internet, a argila verde em pó da Hidramais é uma excelente opção!

Ela conta com uma formulação enriquecida com minerais, oferecendo propriedades adstringentes, tonificantes, remineralizantes e secativas. Destaca-se por regular a produção sebácea, demonstrando uma eficaz capacidade de absorção da oleosidade e promovendo uma suave esfoliação para a renovação da camada superficial da pele. 

Preparação da Máscara:

  • Misture a argila verde em pó com água até obter uma consistência pastosa.
  • Use uma colher de madeira ou plástico para evitar reações químicas com o metal.
  • Você pode potencializar os benefícios adicionando alguns ingredientes, como óleo essencial de tea tree (antisséptico), aloe vera (hidratante) ou óleo de coco (nutritivo).
  • Divida o cabelo para facilitar a aplicação.
  • Com os dedos ou um pincel, aplique a mistura diretamente no couro cabeludo, massageando suavemente para garantir uma boa distribuição.
  • Deixe a máscara agir por cerca de 15 a 20 minutos. Não deixe secar completamente para evitar ressecamento excessivo.
  • Enxágue abundantemente com água morna, garantindo a remoção completa da argila.

8 – Argila Verde – Via Aroma

8 - Argila Verde - Via Aroma
8 – Argila Verde – Via Aroma

Outra opção de argila verde é essa da Via Aroma, onde seus 300g duram por muito tempo aqui em casa, e por isso, vale o investimento!

Além de tratar o couro cabeludo, é uma escolha excepcional para tratar problemas como acnes, cravos e manchas na pele, graças à sua riqueza em silício e composição completamente natural. 

Seu poder intrínseco não apenas controla a oleosidade sem desidratar a pele, mas também regenera tecidos e revitaliza a derme. Reconhecida por suas propriedades adstringentes, desintoxicantes e purificantes, esta argila é especialmente recomendada para peles oleosas.

9 – Escova de cabelo Michel Mercier Anti-Slip Fino – Bio extratus

9 - Escova de cabelo Michel Mercier Anti-Slip Fino - Bio extratus
9 – Escova de cabelo Michel Mercier Anti-Slip Fino – Bio extratus

Os cabelos enfraquecidos pela alopécia precisam de uma atenção especial até mesmo na hora de escovar. Como os fios se tornam mais finos e quebradiços, é essencial procurar por acessórios desenhados para esse tipo de cabelo, como a escova de cabelo Michel Mercier Anti-Slip, a minha primeira (e favorita) aquisição do tipo.

Com uma patente inovadora, esta escova é projetada com cerdas de alturas e diâmetros variados. Graças à sua baixa tração e à massagem delicada no couro cabeludo, a escova proporciona desembaraço fácil e sem desconforto, ao mesmo tempo em que evita a perda e quebra dos fios.

10 – Escova Fine & Fragile – Tangle Teezer 

10 - Escova Fine & Fragile - Tangle Teezer 
10 – Escova Fine & Fragile – Tangle Teezer 

A Tangle Teezer é uma marca britânica conhecida por seus produtos inovadores e especializados em cuidados com o cabelo. A marca ficou famosa pela sua escova desembaraçadora, projetada para desembaraçar os cabelos de forma suave e eficaz, sem causar danos ou quebras. 

Especialmente falando da escova Fine & Fragile, outra opção que amo, especialmente formulada para cabelos finos, frágeis, quimicamente tratados e couro cabeludo sensível, conta com cerdas 30% mais suaves em comparação com o modelo The Original, best seller da marca.

Ela é delicada com os cabelos e o couro cabeludo, proporcionando até 5 vezes menos quebra