Para quem se interessa por assuntos de beleza, o que não faltam são influenciadores digitais a serem seguidos. Apesar disso, nem todos oferecem conteúdos que “compensam” o tempo em frente às telas.
“Minimalismo digital” é o nome de um movimento surgido muito recentemente, em resposta a um cotidiano que nos incentiva a passar mais e mais tempo na frente de telas. Seja em função do trabalho ou para fins pessoais e de entretenimento, é inegável que a internet se tornou um espaço onipresente.
Isso não significa dizer que tudo o que consumimos através das telas é ruim, muito pelo contrário! A ideia de minimalismo digital não faz julgamentos de valores quanto aos conteúdos em si, mas busca um equilíbrio maior entre o digital e o analógico, reduzindo períodos que nos dedicamos aos gadgets.
Para quem acompanha conteúdos de beleza e autocuidado a partir das redes sociais, adotar práticas do minimalismo digital pode ser um desafio, mas a verdade é que o movimento anda de mãos dadas com uma vida mais saudável. Pensando nisso, vamos explorar como você pode unir essas duas ideias.
Um artigo publicado recentemente pela ExpressVPN aborda o minimalismo digital, trazendo dados interessantes sobre o assunto; como o fato de que 46% da Geração Z toma medidas para reduzir os períodos diante das telas. Esses e outros números vão nos ajudar a explorar sugestões e ideias abaixo.
1. Siga apenas aqueles influenciadores que te inspiram
Quando nos interessamos por um assunto, é natural seguir o máximo possível de perfis e páginas que tratam sobre o tema em questão. Dentre eles estão os interessantes e/ou úteis ao que queremos, mas também muitos que apenas fazem “volume” no feed e desperdiçam o nosso tempo diante das telas.
Uma boa ideia para aplicar o minimalismo digital na rotina da beleza é fazer um “filtro” do que vale a pena ser seguido e o que pode ser abandonado. Não tenha preguiça: abra a sua aba de “seguindo” e vá dando unfollow em todos os perfis que não fazem mais sentido. A sua saúde psicológica agradece!
2. Crie espaços “livres” das telas na sua casa
O artigo que citamos na introdução menciona que, embora apenas 46% da Geração Z tome medidas para reduzir o tempo de tela, 86% dizem se sentir desconfortáveis com o tempo que passa diante do celular. Isso significa que uma boa parcela dos insatisfeitos não aplica medidas de redução.
Uma dica excelente nesse sentido é criar espaços onde as telas não alcançam. O quarto, por exemplo. Estabeleça uma regra pessoal de que assim que entrar no quarto para dormir ou descansar, o celular não estará presente! Isso ajudará não apenas a fazer um “detox” digital, mas na saúde do sono.
3. Utilize aplicativos que reduzem o tempo online
Vamos supor que você utilize as telas para se maquiar durante a semana. Isso é muito útil ao cotidiano, mas é certo que, ao procurar um canal ou perfil para acompanhar um tutorial, gaste um tempo “extra” vasculhando as redes. Esse tempo extra vai contra as ideias de minimalismo digital, o que tem solução.
Felizmente, você pode usar as tecnologias de forma estratégica para aprimorar a rotina de beleza. Ao invés de acessar as redes diretamente, porque não favoritar um canal que sabe que traz dicas úteis? Dessa forma, você vai direto ao que mais precisa e não se distrai com assuntos que não lhe interessam.
4. Realize atividades de beleza que não envolvam as telas
Acompanhar tutoriais de beleza pela internet é algo prático e gratuito, o que é o seu principal atrativo, mas de vez em quando vale a pena fazer algo diferente. A pesquisa aponta como uma das ideias para o minimalismo digital agendar atividades “offline”, o que pode significar um bocado de coisas.
Pegando como gancho a temática desse texto, do minimalismo digital na rotina de beleza, uma boa sugestão é comparecer a workshops de maquiagem ao vivo! Naturalmente, esse tipo de atividade custa valores, mas você com certeza descobrirá algo novo ao aprender com um especialista ao vivo.
5. Tenha um dia especial com amigos e familiares
Uma parcela grande de quem busca o minimalismo digital o faz para conseguir dedicar mais tempo na presença daqueles que amam, como familiares e amigos, o que é um objetivo louvável! O melhor de tudo? Você pode unir os momentos especiais com hobbies pelos quais é apaixonado, como a beleza.
Convide amigos para um dia de beleza, seja visitando spas e salões ou em casa mesmo, testando ideias e técnicas de maquiagens uns nos outros. Dessa maneira, você ainda estará fazendo algo que ama, mas com o benefício de compartilhar experiências especiais com aqueles que mais importam na vida!
Como explorado pela matéria ao esmiuçar os princípios do minimalismo digital, a intencionalidade é indispensável. Você não deve deixar de consumir aquilo que o agrada no campo da beleza, mas ter critérios sobre quem segue e o quanto consome dos conteúdos ajuda a ter uma rotina mais saudável.