Nesta edição que acabou de acontecer da SPFW, a n45, Aquarela recrutou um time de experts em moda da Elle Brasil para traduzir e elencar as tendências de moda que vão guiar as araras nos próximos meses. Foram cinco dias de desfiles, 29 desfiles e muitos looks. Eis aqui as cinco tendências dessa temporada:

 

1. Tons Neutros

Tanto na roupa quanto na maquiagem, os tons neutros são uma base sólida. É com eles que a gente começa a montar um guarda-roupas básico. Mas eles não precisam ficar no nível café com leite. E aí é que entram as texturas, conforme vimos nas passarelas da São Paulo Fashion Week. Um preto e branco ganha uma outra cara com o plástico ou um efeito vinílico, assim como um olho preto cintilante é diferente do esfumadinho básico. Nos dois casos, do look e da make, a dica é equilibrar pontos de luz e sombra. Aliás, essa é uma boa dica pra quase tudo na vida, não?

 

2. Tons Pastel

Os tons pastel logo de cara nos lembram de docinhos, cupcakes, macarons e aqueles bolos confeitados gigantes como os que aparecem no filme Maria Antonieta. Mas no look eles não precisam ficar necessariamente adocicados, podem aparecer, por exemplo, em propostas mais folk ou esportivas como rolou na São Paulo Fashion Week. Já na make eles podem compor conjuntos mais românticos, porém cool. É só fugir das combinações muito clássicas e buscar inspirações mais pop, como os inspirados em sereias e unicórnios. Tenha em mente que as cores e imaginação estão nesse combo, mas que ele não precisa se transformar em nada muito literal.

 

3. Tons Vivos

O que seria da moda sem o vermelho? O que seria do verão sem amarelos solares e laranjas bem tangerina? Os tons vivos já foram considerados muito exagerados, mas a verdade é que no Brasil eles reinam soberanos e são clássicos nacionais. Nessa temporada, da praia ao look de festa, as grifes apostaram nesse foco iluminado para acender suas propostas na passarela. E não se limitaram aos tons quentes! Um belo verde-vivo ou um azul realmente aceso também estão na pauta, e arrasam tanto no guarda-roupas quanto, por exemplo, em um batom ou sombra bem exuberantes.

 

4. Alfaiataria Moderninha

A alfaiataria mudou e você não precisa mais ficar entediada com as mesmas opções de calças e blazers pretos, cinzas ou marinho. É claro que esses clássicos continuam mas há novas opções! Uma ideia é variar na cor, arriscando com peças de bom corte em tons como rosa e vermelho. Os dois juntos aliás caem muito bem! Outra opção são os shapes diferentes. Nossos preferidos são os blazers off white de Gloria Coelho, um com cintura maleável que imita um corset e desenha as curvas e outro com a parte da frente desconstruída em abas. Elegantes sem cair no look muito manjado de todo dia.

 

5. Franjas e Babados

Depois de muitas temporadas entre lisos e bordados, dois outros efeitos decorativos ganharam mais espaço nas passarelas: as franjas e os babados. Você não precisa usar um look cowgirl nem Carmen Miranda literal para embarcar na tendência. Aliás a ideia é mesmo fugir dos estereótipos e usar os adereços de um jeito elegante, quase como se fossem um acessório. Em casos como os desfiles da Osklen, Lenny e Juliana Jabour, o truque para modernizar esses elementos foi simples: misturá-los ao repertório esportivo.