Os anos 90 marcam a transição da era disco da década anterior e trouxeram um mix de sofisticação com um toque glam em suas composições. “Isso porque eles carregaram essa herança ‘exagerada’ dos outros anos. A moda do street style foi ganhando outra personalidade”, diz a personal stylist e blogueira Van Duarte. Convidada pelo Adoro Maquiagem, ela criou um visual revisitado da década para o nosso tutorial.

Beleza poderosa

A maquiagem acompanhou o estilo musical da época e, inspirada no movimento grunge, trouxe muita sombras e batons expressivos e sem acabamento perfeito. “As mulheres assumiram seus desejos, em especial na maquiagem. Exemplo disso é o batom marrom, opção ousada para o vermelho da época”, afirma Van. Veja o passo a passo do make criado pela blogueira:

#getthelook

1º passo – Pele corrigida e natural é muito importante para o look. Para isso, aposte na Base Líquida Matific FPS 15, que garante finalização seca, já que controla a oleosidade por até 8h, e cobertura média. Além disso, ela tem longa duração.

2º passo – Olho marcado é a cara dos anos 90! Aposte no cinza matte da Palette de sombras intensa, uma opção moderna de esfumado. Aplique em toda a pálpebra móvel, invadindo o côncavo até perto da sobrancelha.

3º passo – O lápis marrom era mania da década e continua como um queridinho de beleza. Invista nele para compor um visual com um toque de cor, como esse olho cinza azulado. Aplique o Lápis Kajal para olhos marrom em todo o contorno e esfume com a esponjinha.

4º passo – Ao contrário dos anos 2000, em que a máscara para cílios era um dos destaques, nos anos 90 ela tinha uma roupagem discreta. Para isso, passe a Máscara para cílios 2 em 1 preta de em movimento de “zig-zag” e não abra demais os fios.

5º passo – O Batom intensific FPS 15 marrom 1 tem o tom ideal para conquistar esse look. Ele garante cor intensa e alta cobertura em uma finalização cremosa e moderna.

90’s Street Style

Existe tanta influência dessa década no mundo fashionista que tem até tendência que a gente nem se lembra que veio de lá. Exemplo é o movimento jeans, que está mais em alta do que nunca. “Esse visual com calça boyfriend rasgada, blazer de paetês com ombreira saliente e o escarpin é a cara da época e não deixa de ser supermoderno”, explica a stylist. A dica para revisitar uma tendência é adicionar uma peça atual. No caso desse look, a nossa convidada apostou em uma regata de seda.

O mood jeans continua com a escolha da jaqueta com patches, outra queridinha da década. “Essa tendência é jovem, moderna e dá sempre um toque positivo ao look”, afirma. Aposte em uma peça mais estruturada, como o vestido mídi com transparência, assim é possível dar um toque sofisticado. 

Fotos: Ricardo Toscani